Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Veja Rio indica: sete documentários sobre saúde e bem-estar para se inspirar

De alimentação aos cuidados com a mente, com produções nacionais e internacionais, uma lista de séries e filmes para quem está em busca de uma vida melhor

Por Renata Magalhães Atualizado em 2 ago 2021, 17h34 - Publicado em 2 ago 2021, 17h33

A popularização dos serviços de streaming trouxe uma gama de opções, especialmente do gênero de documentários – menos explorado no circuito comercial. Confira abaixo uma lista variada de títulos, incluindo uma coprodução entre a apresentadora Oprah Winfrey e o príncipe Harry, que acaba de ser lançada, e títulos mais antigos que seguem até hoje dando o que falar, como o polêmico “What The Health”.

+ O programa de bem-estar Prudential Vitality chegou ao Rio

O Meu Lado Invisível

Com seis episódios, a série mergulha na discussão sobre saúde mental, explorando a importância do cuidado e os diferentes tipos de tratamento. Uma curiosidade: o projeto foi criado e produzido pela apresentadora Oprah Winfrey e pelo príncipe e duque de Sussex, Harry, que também aparecem na frente das câmeras. Outros nomes como a cantora e atriz Lady Gaga, a atriz Glenn Close e Zachary Pym Williams, filho do ator Robin Williams, que cometeu suicídio em 2014, também marcam presença ao lado de outros tantos anônimos, com depoimentos igualmente emocionantes.

Onde assistir: Apple TV+

+ Preparador de Chay Suede ensina a manter a motivação nos treinos on-line

Em Busca do Bem-Estar

O documentarista argentino Alejandro De Grazia sente que suas escolhas, pensadas com o objetivo de lhe trazer satisfação, só contribuíram para uma vida marcada por stress. Sem saber mais onde buscar sua felicidade, em 2018 surge a oportunidade de viajar para a Patagônia na companhia de dois monges – um deles, o francês Matthieu Ricard, conhecido como “o homem mais feliz do mundo”. A beira do Monte Fitz Roy, com uma paisagem de tirar o fôlego, ele tenta buscar novamente as rédeas da própria vida e entender as verdadeiras causas da felicidade.

Onde assistir: Netflix

+ Os benefícios do beach tênis, esporte que mais cresce nas praias do Rio

O Corpo

Pesquisas recentes mostram que cada célula e órgão é um participante ativo em uma troca dinâmica de informações dentro de nós. Internamente, temos uma enorme rede de informação autossustentável e decifrar essas mensagens abre caminho para novos tratamentos. Na série americana, cada um dos oito episódios aborda um aspecto diferente do corpo humano – gorduras, músculos, ossos e órgãos –, a fim de aprofundar o conhecimento em cada um deles e incentivar práticas mais saudáveis.

Onde assistir: Prime Video

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

A Indústria da Cura

“Bem-estar, um mercado global que vale trilhões de dólares. Mas será que ele traz saúde e cura?”. O questionamento abre todos os episódios desta série que investiga as promessas em cima de terapias alternativas com cada vez mais adeptos mundo afora. Trata-se de um estudo sobre este mercado e sua engrenagem, capaz de movimentar milhões de dólares, feito a partir de entrevistas com aqueles que defendem e os que condenam, além de quem analisa o seu crescimento. Temas como óleos essenciais, jejum intermitente, Ayahuasca e leite materno são abordados.

Onde assistir: Netflix

+ Ioga na praia: novo espaço oferece aulas na orla de Ipanema

A Corrida das Vacinas

Em cinco episódios, os bastidores de uma grande conquista da ciência: a criação, em tempo recorde, de vacinas contra a Covid-19 em meio a turbulências políticas que atingiram o processo. Um dos pontos altos se dá com um fato que parece ter saído da ficção: uma equipe que acompanhava João Doria esquece de desconectar um microfone e captura um diálogo exclusivo do governador de São Paulo explicando seus esforços pela vacina e os embates com Jair Bolsonaro e seus seguidores. Outra raridade é uma entrevista com o presidente da farmacêutica chinesa Sinovac. Direção de Álvaro Pereira Júnior.

Onde assistir: Globoplay

+ Como evitar as dores nas costas em tempos de home office? 

O Crime do Século

O vencedor do Oscar Alex Gibney apresenta o documentário a partir de um dado alarmante: quase meio milhão de americanos morreram de abuso de opióides desde 2001. Dividido em duas partes, o filme explora as origens e os efeitos de uma crise de saúde pública, revelando uma rede de tráfico e de mentiras com a ajuda de denunciantes, informantes, documentos vazados recentemente, entrevistas exclusivas e acesso aos bastidores das investigações.

Onde assistir: HBO Max

+ É tudo vegetal: cinco deliciosas receitas com o leite que é sucesso de vendas no Rio

What the Health

A indústria farmacêutica e a alimentar são examinadas de perto neste documentário de 2017, que mostra como a dieta ocidental, rica em processados e proteína animal, é prejudicial para a saúde. O cineasta Kip Andersen investiga a relação entre doenças crônicas, cardíacas e câncer com o consumo de carne, peixe, ovos e laticínios, mostrando a opinião de médicos e pesquisadores pró-veganismo, além de questionar as práticas das principais organizações mundiais.

Onde assistir: Netflix

Continua após a publicidade
Publicidade