Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Preparador de Chay Suede ensina a manter a motivação nos treinos on-line

Dono da maior academia virtual da América Latina, com 50 000 alunos, Ricardo Lapa faz mais de 170 transmissões fitness ao vivo por mês

Por Renata Magalhães Atualizado em 31 jul 2021, 12h30 - Publicado em 30 jul 2021, 16h15
Foto mostra homem agachado na frente de um telão com vídeos de pessoas treinando em casa
Treinos on-line: já são 50 000 adeptos às aulas da academia Divulgação/Divulgação

Impulsionado pelas transformações decorrentes do período de isolamento social, o mercado fitness foi mais um  – dentre tantos outros – que precisou se reinventar. Com academias fechadas, a solução foi oferecer maneiras inovadoras para a prática de atividades físicas dentro de casa. Não à toa, em dezembro passado, o Colégio Americano de Medicina do Esporte apontou o treinamento on-line como a principal tendência para o ano de 2021.

Alvo de preconceito recorrente por parte da turma da maromba, a modalidade saltou da 26ª posição para o topo do ranking, uma vez que era preciso se adequar ao novo normal sem deixar de lado os cuidados com a saúde, sobretudo nestes tempos pandêmicos. O que surgiu como alternativa praticamente compulsória tornou-se uma escolha para aqueles que ainda não se sentem seguros para frequentar academias ou apenas preferem poupar tempo levantando os pesinhos no conforto do lar.

+ Os benefícios do beach tênis, esporte que mais cresce nas praias do Rio

Foi neste contexto que o treinador Ricardo Lapa viu o número de alunos se multiplicar em escala astronômica. Aprimorando há mais de uma década sua expertise em aulas a distância, ele viralizou ao aparecer dando treinos para estrelas como o ator Chay Suede e resolveu abrir a Academia On-line Foguete – considerada a maior da América Latina pelo Hotmart, plataforma especializada na distribuição de produtos digitais. Hoje, são 50 000 adeptos de mais de quinze países.

+ O programa de bem-estar Prudential Vitality chegou ao Rio

Responsável por trazer um novo conceito para os treinos on-line, com  170 transmissões ao vivo por mês, Lapa listou cinco dicas para não perder a motivação quando o assunto é suar a camisa dentro de casa. Afinal, a gente sabe que é preciso disciplina para não cair em tantas distrações a poucos metros de distância.

Confira abaixo:

1 – Invista em aulas ao vivo

“Além da disciplina do aluno, a especialidade do professor também é essencial para contribuir com os resultados. Invista em profissionais especializados em aulas ao vivo, que oferecem um contato próximo, para que você sempre esteja sob orientação, treinando em equipe e de uma forma descontraída.”

Ricardo Lapa apresenta exercícios para fazer em 10 minutos

2 – Escolha o treino que você se identifica e se dedique a ele

Continua após a publicidade

“O melhor treino é aquele que você sente prazer fazendo e não o que dizem que você precisa fazer por ser tendência. É partindo desse princípio que se escolhe a modalidade on-line ideal e que, por consequência, será motivadora. Fazer o que gosta gera dedicação, disciplina e o esperado resultado.”

+ Ioga na praia: novo espaço oferece aulas na orla de Ipanema

3 – Respeite o seu tempo

“Quando o aluno é iniciante precisa começar aos poucos, se desafiando ao executar os exercícios. Com o tempo a performance vai melhorar, aquele exercício difícil de fazer se tornará fácil e a força também aumenta. Para os alunos intermediários e avançados, os acessórios como halteres e elásticos são muito bem-vindos. Outras ideias para melhorar os resultados são trabalhar a resistência de força com o próprio corpo, como os exercícios de isometria; e trabalhar exercícios conjugados, que fazem com que a gente chegue no nosso melhor desempenho.”

Veja um treinos com foco localizado

4 – Organize o horário de treino

O treino on-line pode ser feito em qualquer lugar: dentro de casa, em um parque ou até mesmo dentro de uma academia, mas não é por isso que você tem que deixar de ter a sua hora de treinar. Seja 20 minutos ou 1 hora, reserve esse momento na sua agenda e se comprometa. Investir em aulas ao vivo torna esse compromisso mais fácil de ser realizado, porque o professor sempre vai estar pronto te esperando e te motivando.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

5 – Se adapte ao lugar que você vai treinar

“Se for em casa, tenha seu canto onde você sempre vai estar ali treinando, perto dos seus acessórios, se for o caso. Você vai se adaptar e vai ser bem mais fácil ter isso como parte da sua rotina.”

Exercícios da Academia Foguete com foco na diversão

Continua após a publicidade
Publicidade