Confira 40 atrações gratuitas para curtir este fim de semana

Um guia com programas para se divertir sem gastar dinheiro, com espetáculos, exposições e outras atrações

CCBB – Raymond Depardon

 (Raymond Depardon/Divulgação)

Sócio da lendária agência de fotografia Magnum e também um reconhecido documentarista, Raymond Depardon mostra seus dois talentos no CCBB. A programação em homenagem aos 75 anos de vida do aventureiro francês inclui a retrospectiva Un Moment Si Doux. Em cartaz a partir de quarta (1º), a exposição reúne 165 fotos coloridas — técnica menos difundida na obra de Depardon, mas adotada por ele desde a década de 50 — feitas em viagens por países da Europa, da África e da América Latina. Na sexta (3), tem início a Mostra Depardon Cinema, que apresenta 28 filmes representativos de sua vasta cinematografia, na maioria documentários. 

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis (os ingressos para os filmes devem ser retirados uma hora antes da sessão). Até 22 de janeiro de 2018. Abertura na quarta (1º).

Programação de Cemitérios no Dia dos Finados

 (Divulgação/Divulgação)

Nesta quinta-feira (2), Dia de Finados, dois cemitérios cariocas organizam ações solidárias com o intuito de amenizar a dor dos enlutados. No Caju, o Cemitério da Penitência promove o lançamento da campanha A Vida Não Para, que mostra a importância de se seguir em frente após a perda de um ente querido. Já o cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, reúne uma homenagem aos policias militares mortos no ano e até um manifesto de balé. Contando com o apoio de personalidades como Cissa Guimarães e o técnico Abel Braga, a ação A Vida Não Para tem parceria com o Grupo Amigos Solidários na Dor do Luto (ASDL), e contará com reuniões semanais gratuitas de apoio e orientação. Acesse para mais informações.

Aulão de Meditação

 (Divulgação/Divulgação)

Neste domingo (5), a Lagoa recebe um aulão gratuito de meditação organizado pelo Centro de Mindfulness. Às 9h30, o psicólogo Vitor Friary comanda a sessão, próximo ao Palaphita Kitch. A prática tem como objetivo auxiliar no aumento da capacidade de foco, concentração e também reduzir sintomas de ansiedade, estresse e depressão. Não existem restrições à participação, no entanto, os interessados devem usar roupas leves e levar uma toalha para sentar na grama. Recomenda-se levar uma lata de leite em pó para ser doada à Associação de Apoio à Mulher Portadora de Neoplasia (AAMN).

Praça Garota de Ipanema

 (Divulgação/Divulgação)

No sábado (4), o Rio na Rua movimenta a Praça Garota de Ipanema, no Arpoador, a partir das 14 horas. Desta vez, a atração musical é Thiago Messer, que, às 18h, leva para lá um show com versões de clássicos da MPB e do pop. Ao longo do show, o artista Rodrigo Villas, popularmente conhecido como Villas, faz seu painel do evento, a partir de suas impressões sobre o que representa o espírito do verão carioca. Além de música e arte, o projeto Rio na Rua conta ainda com algumas experiências para o público, como carrinhos de chope, guarda-volumes, wi-fi, banheiro e uma equipe de limpeza que vai tomar conta do local do agito.

Praça Garota de Ipanema – Avenida Francisco Bhering – Arpoador

Festival Curta Cinema

 (Festival Curta Cinema/Divulgação)

A 27ª Edição do Festival Curta Cinema começa nesta quarta (1º) com uma programação que reúne 150 filmes de 27 nacionalidades. As exibições vão até 8 de novembro, quando haverá a premiação dos vencedores da mostra competitiva em uma cerimônia no Cine Odeon. As exibições do festival serão em sessões gratuitas no  Odeon NET Claro, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna, no Centro Cultural da Justiça Federal, no Cinemaison e no Cine Arte da Universidade Federal Fluminense. Acesse para mais informações.

Feira Rio Antigo

A feira mais antiga da cidade, a Feira Rio Antigo, comemora neste sábado (4) o Dia Nacional da Cultura com programações especiais dedicadas à valorização da cultura brasileira. Pela manhã, o historiador Milton Teixeira fará um tour pela região contando histórias e curiosidades do Centro do Rio Antigo, especialmente da Rua do Lavradio, primeira rua residencial da cidade. O início do passeio gratuito será às 10h, na Praça Tiradentes, e o fim às 13h, no Rio Scenarium. Acesse para mais informações.

Feira do Rio Antigo. Rua do Lavradio (entre a avenidas Mem de Sá e Visconde do Rio Branco). Sábado (4), das 10h às 19h. Show Ninho de Choro: às 16h30, em frente à Praça Emilinha Borba (esquina da Rua do Lavradio com Rua do Senado). Grátis.

Peppa Pig

 (Divulgação/Divulgação)

A família Peppa Pig vai invadir o Shopping Grande Rio neste domingo, 05 de novembro, no projeto Domingo Encantado, com a peça ‘Peppa Pig e a Fada do Dente’. A atração é gratuita e acontece, às 17h, com classificação livre. No enredo, a personagem Peppa irá entender o mistério da perda de um dente. Junto de sua família, ela irá entender sobre as lições de como  proteger seus dentes contra as cáries, além de conhecer a misteriosa Fada do Dente. Uma peça educativa que promete divertir toda a família.

Shopping Grande Rio – Rua Maria Soares Sendas, 111, São João de Meriti

NorteShopping

 (Divulgação/Divulgação)

O NorteShopping receberá de 19 de outubro a 7 de novembro uma nova atração que vai inspirar toda a família a manter uma alimentação saudável. O Acampamento do Mickey e Seus Amigos coloca em prática, com muitas brincadeiras, as dicas do guia NHAC! 3 (Novos Hábitos de Alimentação para Crianças). As ações lúdicas – recomendadas para crianças entre 4 e 12 anos – serão realizadas em um acampamento cenográfico. Com apoio da Amil, as iniciativas incentivam a adoção de hábitos mais saudáveis e a prática de atividades físicas. No espaço, os pequenos poderão usufruir de parede de escaladas, escorregador no lago de bolinhas, arco e flecha com pontas de ventosas e amarelinha. Também estarão disponíveis atividades manuais, como lâminas de pintura e confecção de frutas de bexiga. Para motivar a educação nutricional, uma das brincadeiras propõe que os visitantes atuem como detetives, descobrindo quais alimentos há em cada cesto e onde eles se encaixam na pirâmide alimentar. Em outra, os participantes poderão colher verduras e legumes feitos de feltro, na horta vertical. Essas e outras ações pretendem estimular as diversas emoções das crianças e ajudá-las a levar o conhecimento adquirido para dentro de suas casas.

NorteShopping – Av. Dom Hélder Câmara, 5474 – Cachambi

Casa & Gourmet Shopping

 (Divulgação/Divulgação)

Para o mês de novembro o Casa & Gourmet Shopping preparou uma programação gratuita de workshops trazendo temas como: Receitas Variadas de Bruschetta, ministrado pelo restaurante Fiammetta; Dicas para uma vida saudável com a Camicado; Cozinha natural: crudveg e o segredo da cozinha vegana, com a chef Cika Luz; Arrumando a Casa Para O Natal, com a 704 Home. Os workshops acontecem sempre às quintas-feiras a partir de 19h30. As inscrições são gratuitas e, para garantir mais comodidade, podem ser feitas através do WhatsApp 98012-2969 ou pelo telefone 2542-5693.

Casa & Gourmet Shopping – Rua General Severiano, 97 – Botafogo

Oficina de Guirlandas

Está bem próximo do bom velhinho chegar, mas enquanto isso, os pais que já estiverem em clima natalino e já quiserem apresentar o espírito da data para a criançada não pode deixar de trazer os pequenos ao Clubinho do Ilha Plaza neste domingo, dia 5 de novembro. A programação infantil, que é gratuita, traz neste domingo uma oficina super diferente pra já anunciar a chegada do Natal, uma oficina de Guirlandas. As crianças poderão criar os seus próprios enfeites para porta. Depois da oficina haverá uma aula de musicalização infantil.

Ilha Plaza – Av. Maestro Paulo e Silva, 400 – Ilha do Governador

Américas Shopping

O contagiante clima do Natal vai invadir os corredores do Américas Shopping, a partir do dia 04 de novembro. A chegada do Papai Noel será celebrada em uma linda festa, com atrações a partir das 15h, em diferentes pontos do mall. Bailarinos, atores e artistas performáticos se juntam ao soldadinho, à bailarina e à boneca encantada em uma tarde que promete magia, surpresas e muita diversão. E, às 17h, acontece a tão esperada chegada do Bom Velhinho.

Américas Shopping –  Av. das Américas, 15.500 – Recreio (esq. com Benvindo de Novaes)

Center Shopping Rio

 (Divulgação/Divulgação)

Neste sábado, dia 4 de novembro, a partir das 15h, o Center Shopping Rio inaugura sua decoração de natal com o tema ‘Mônica e os Heróis’, inspirado na obra do famoso cartunista Mauricio de Sousa. Além da chegada de Papai Noel, para tornar a data ainda mais animada, personagens infantis estarão no local para interagir com a garotada e posar para fotos. E como não poderia faltar, já que é dia de festa, terá distribuição de algodão doce.

Center Shopping Rio fica na Av. Geremário Dantas, 404 – Jacarepaguá 

Shopping Jardim Guadalupe

 (Divulgação/Divulgação)

O Shopping Jardim Guadalupe abre sua temporada de Natal no dia 4 de novembro, às 17h. Na inauguração do tema natalino, intitulado “Parque de Diversões do Noel”, haverá diversas atrações. O público será surpreendido com uma montanha russa que proporcionará aos clientes um passeio diferente por todo o cenário lúdico. A entrada é gratuita e o evento acontece no Pátio Guadalupe, espaço de lazer e gastronomia do empreendimento.

Shopping Jardim Guadalupe – Av. Brasil, 22.155 – Guadalupe

West Shopping

Neste sábado, dia 4 de novembro, a partir das 17h, o West Shopping inaugura sua decoração natalina ‘Aventura de Natal Trolls’, tema inédito na Zona Oeste. O cenário, inspirado em um desenho infantil de sucesso, levará aos clientes todo o encantamento e colorido dos personagens do divertido filme. Antes da chegada do ‘Bom Velhinho’, o mall do empreendimento receberá apresentações de dança e uma parada natalina.

West Shopping – Estrada do Mendanha, 555, Campo Grande – RJ

Clubinho do Shopping Tijuca

 (Divulgação/)

O Clubinho do Shopping Tijuca neste primeiro domingo de novembro apresentará uma mistura de gastronomia com música, isso mesmo. O número conta a história de Marcelo, que recebeu um convite gastronômico com música e aceitou, mas como não sabia cozinhar, decidiu levar Castanhola para lhe ajudar. Ele acaba mais atrapalhando do que ajudando e faz tudo virar uma tremenda bagunça ou uma sopa musical, a Sopalacatumba. Instrumentos musicais reciclados e reaproveitados imitando comida dão o tom do espetáculo. A programação do Clubinho é gratuita e acontece no espaço Tijuca Play, que fica no piso L1, sempre aos domingos, às 15h.

Shopping Tijuca – Espaço Tijuca Play, piso L1 – Shopping Tijuca – Av. Maracanã, 987 – Tijuca

Via Parque Shopping

 (Divulgação/Divulgação)

No domingo, dia 05 de novembro, o Via Parque Shopping vai inaugurar sua decoração especial de Natal inspirada no universo Discovery Kids e que trará para o mall produções originais do canal infantil mais divertido da televisão. Este ano, o shopping inova mais uma vez com atrações inéditas e uma decoração especial com inspiração nas animações Mini Beat Power Rockers – a primeira banda de rock de bebês -, Os Floogals – pequenos alienígenas que fazem diversas descobertas sobre coisas comuns do mundo humano -, Doki – cãozinho curioso que tem paixão por aventura – e a série original Zoo da Zu – a menina que se torna diretora de um zoológico -. Logo na entrada, os clientes serão recebidos com a fachada principal totalmente iluminada, com micro lâmpadas de led, que vão formar uma teia de luzes que promete encantar as famílias. A decoração terá como tema a “Aventura de Natal Discovery Kids”, que irá apresentar quatro experiências divertidas para a criançada. Dentre as atrações, destaque para o Espaço Mini Beat Power Rockers, um divertido circuito de obstáculos com baterias eletrônicas, onde os pequenos vão poder despertar seu lado musical. No Espaço Zoo da Zuas crianças terão a oportunidade de ver episódios interativos da série. Na atração mais aguardada, dos Floogals, a Árvore de Natal Gigantecrianças vão vivenciar uma experiência única. Elas vão poder escalar um labirinto vertical dentro da Árvore Gigante, em 12 metros de aventuras com luz e som. Com acesso pelo 2º piso do mall, o brinquedo poderá receber crianças, jovens e até adultos que vão se aventurar por esse mágico universo. No Espaço Doki, os pequenos vão poder tirar fotos com os personagens Doki e seu melhor amigo de aventuras, o tamanduá Oto, em formato 3D gigante, com mais de 2 metros de altura. Todas as atrações serão gratuitas e funcionarão conforme regulamento no local, as crianças devem estar sempre acompanhadas pelo responsável.

Via Parque Shopping – Av. Ayrton Senna 3000, Barra da Tijuca

Game Point Tectoy

 (Evento Tec Toy/Divulgação)

Os fãs de games não podem perder o evento “Game Point Tectoy”, que fica em cartaz até o dia 12 de dezembro no Carioca Shopping. O evento proporciona para os participantes uma experiência nostálgica e interativa nos clássicos Atari, Master System e Mega Drive, plataformas que marcaram gerações e são ícones da indústria de jogos eletrônicos. O evento faz parte das comemorações dos 30 anos da Tectoy e terá uma estrutura com os consoles e TVs de 32” Full HD, da AOC, parceira da atração, em que o público poderá jogar os lendários videogames dos anos 1980 e 1990. Para quem é fã, será um momento de nostalgia, já para as novas gerações, uma experiência diferente, com joysticks, cartuchos e, claro, a definição e a velocidade, que mesmo muito abaixo dos games atuais, proporcionam uma aventura única para os jogadores.

Shopping Carioca – Av. Vicente de Carvalho, 909, Vila da Penha.

Clubinho Floresta Mágica

 (Clubinho Floresta Mágica/Divulgação)

Nesse feriadão, das 14h às 20h, os pequenos que forem ao shopping carioca vão curtir o “Labirinto Misterioso” e a “Caixa de Baba da Bruxa”, em que as crianças precisam usar o tato para descobrir o que tem dentro, manusear um taco para movimentar a bolinha entre os “Cogumelos Mágicos” até a linha de chegada e testar o equilíbrio na parede de “Escalada dos Duendes”. O evento terá ainda um espaço de desenvolvimento cognitivo com pintura livre, jogo de montar palavras e jogo da velha. Nos dias 11 e 12 de novembro será a despedida da atração com muita todas as brincadeiras e muita animação. A atração é indicada para crianças entre 1 e 10 anos. O evento tem vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas no local. O “Clubinho Floresta Encantada”, está montado no espaço Casa Carioca, 2º piso do Carioca Shopping, ao lado das Casas Bahia. A participação é gratuita.

Shopping Carioca – Av. Vicente de Carvalho, 909, Vila da Penha.

Caixa Cultural

 (Succession H. Matisse AUTVIS, Brasil, 2016/Divulgação)

Grande nome da arte no século XX, ao lado de Pablo Picasso e Marcel Duchamp, o pintor Henri Matisse emprestou um sentido de urgência à sua produção após ser diagnosticado com câncer de intestino, em 1941. Aos 71 anos e impedido de ficar em pé diante de um cavalete, o artista desenvolveu famosas séries de colagens que anteciparam a pop art. Pertencente ao acervo dos Museus Castro Maya, vinte pranchas feitas para o álbum Jazz são expostas em mostra na Caixa Cultural. Circo, contos populares e viagens, aparentemente embalados pelo som de uma orquestra, dominam obras como O Cavalo, a Amazona e o Palhaço (foto).

Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 22 de dezembro. Abertura na quarta (25).

HKMA

 (Hildebrando de Castro/Reprodução)

Depois de trocar Botafogo por um prédio de quatro andares no Leblon, a galeria Lurixs: Arte Contemporânea expõe a série HKMA, de Hildebrando de Castro. São oito pinturas, feitas a partir de fotos tiradas pelo artista no Museu de Arte de Hong Kong. Nas criações, ele reproduz linhas de precisão geométrica e mimetiza efeitos de luz. O novo espaço, com 500 metros quadrados e projeto do arquiteto Miguel Pinto Guimarães, inclui uma reserva técnica e escritórios de arte. 

Lurixs: Arte Contemporânea. Rua Dias Ferreira, 214, Leblon. Segunda a sexta, 12h às 20h; sábado, 12h às 16h. Grátis. Até 2 de dezembro.

Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural

 (Iara Venanzi/Itaú Cultural/Divulgação)

Cerca de 150 obras, um terço do alentado acervo de onde vieram, compõem a mostra Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural, em cartaz no Museu Nacional de Belas Artes. A curadoria de Marcos Moraes, coordenador do curso de artes visuais da Universidade de São Paulo (USP), reuniu trabalhos em diversas técnicas de impressão sobre papel, produzidos entre os séculos XV e XIX. A representação da figura humana é o elo entre as criações de grandes nomes da história da arte, a exemplo de Francisco Goya, Rembrandt, Delacroix e Toulouse-Lautrec. Também marca presença na exposição Lola de Valence, de Édouard Manet (foto). 

Museu Nacional de Belas Artes. Avenida Rio Branco, 199, Centro. Terça a sexta, 10h às 18h; sábado e domingo, 13h às 18h. R$ 8,00. Grátis aos domingos. Até 18 de fevereiro de 2018. 

Dom Helio Beer House

 (Mnegrittus/Divulgação)

Uma grande roda de samba com o grupo Molejo anima o Dom Helio Beer House, na Barra, todas as segundas, das 20h às 22h, cantando vários sucessos da banda e de outros sambistas renomados. O show “Molejo Live” é transmitido ao vivo pelo face do Dom Helio e sempre tem convidado especial. O Dom Helio Beer House fica na  Av. das Américas, 11.391 – Itaúna Shopping, Barra.

Dom Helio Beer House –  Av. das Américas, 11.391 – Itaúna Shopping, Barra.

A Construção do Patrimônio

 (Marcel Gautherot/Divulgação)

Cerca de 150 obras provenientes do acervo de importantes instituições brasileiras, como o Museu Histórico Nacional e o Museu de Arte de São Paulo, foram reunidas para a constituição de um alentado panorama sobre a história das políticas públicas de preservação do Brasil. Dividida em doze ambientes da Caixa Cultural, a mostra A Construção do Patrimônio traz documentos raros, quadros, esculturas e fotografias. Na rica coleção sobressaem nomes como a pintora Tarsila do Amaral, o intelectual Mário de Andrade, o artesão Mestre Vitalino e o arquiteto Oscar Niemeyer, além dos fotógrafos Marcel Gautherot (autor da foto acima) e Pierre Verger. 

Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 22 de dezembro.

Deslocamentos

 (Angela Falcão/Divulgação)

A memória de materiais gastos, apropriados por Marcone Moreira, norteia a produção da mostra Deslocamentos, que ocupa a Mul.ti.plo Espaço Arte. Fragmentos de embarcações, carrocerias e utensílios de trabalho, já impregnados de significados, ganham nova leitura. Além dos doze objetos, é apresentada uma série de desenhos inspirados no contorno dos porretes de madeira utilizados na extração da amêndoa do babaçu, fruto típico do Maranhão, terra natal de Moreira. 

Mul.ti.plo Espaço Arte. Rua Dias Ferreira, 417 (sala 206), Leblon. Segunda a sexta, 10h às 18h30; sábado, 10h às 14h. Grátis. Até 25 de novembro. 

Un Eterno Viaje

 (Jorge Mayet/Divulgação)

Radicado na Espanha, o artista plástico cubano Jorge Mayet traz a exposição Un Eterno Viaje para a Galeria Inox. Feitas especialmente para o espaço, as obras reunidas são inspiradas na nostalgia que Mayet nutre por sua terra natal. Elementos da cultura cubana, a exemplo da Ceiba, árvore sagrada que teria dado origem à cidade de Havana, ou dos bohíos (foto), casas típicas de camponeses, são representados na mostra. O resultado é instigante. 

Galeria Inox. Avenida Atlântica, 4240 (Shopping Cassino Atlântico), Copacabana. Segunda a sexta, 11h às 20h; sábado, 11h às 18h. Grátis. Até 18 de novembro. 

Outras Ideias

 (Filipe Berndt/Divulgação)

Dois artistas que abordam marcas da passagem do tempo dividem a mostra Outras Ideias, em cartaz no Oi Futuro. O japonês Makoto Azuma exibe uma escultura botânica: dentro de um espaço envidraçado, flores vêm, desde a abertura, em 12 de setembro, apodrecendo diante do público. Vídeos curtos (duração providencial, já que o cheiro do recinto é duro de aguentar) apresentam outros projetos inusitados de Azuma, como as incríveis árvores bonsai que ele envia para o local. Daniel Arsham, americano, é o autor de obras destruídas, de tons monocromáticos, representações de ruínas curiosas como Telefone Público (foto). Perto dali, no Aterro, na altura do antigo restaurante Porcão, ele também construiu um jardim zen, ambiente instigante em que objetos do cotidiano aparecem petrificados. Ao lado, um tapete de flores instalado por Azuma já secou e virou, digamos, point da cachorrada. Faz parte do conceito, ao que tudo indica. 

Oi Futuro. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 5 de novembro.

“Você vê os pássaros? Sempre quis que vocâ visse os pássaros daqui!”

 (Rafael Alves/Divulgação)

Como Waly Salomão (1943-2003), seu pai, Omar Salomão enveredou pela poesia. O lirismo do herdeiro se manifesta tanto nos versos de livros como Pequenos Reparos,recém-lançado pela Editora Record, quanto em exposições, a exemplo de Você Vê os Pássaros? Sempre Quis que Você Visse os Pássaros Daqui. Na galeria Silvia Cintra + Box 4, a individual traz um conjunto inédito de telas, esculturas, cadernos de desenhos e fotos marcados por trechos de poesias. Cores fluorescentes sobressaem na série Lance, em que Salomão joga dados sobre compensados de madeira e pinta as marcas produzidas de forma aleatória (foto).

Silvia Cintra + Box 4. Rua das Acácias, 104, Gávea. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 18 de novembro.

Vamos Comer

 (Luiz Ludwig/Divulgação)

Marco do modernismo, o Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade, lançado em 1928, foi resgatado como um dos ingredientes do tropicalismo há cinquenta anos e, agora, inspira a mostra Vamos Comer. No Espaço Cultural BNDES, a exposição celebra o movimento de Cae­tano, Gil e outros bambas com obras que unem tecnologia e arte. Visitantes vão usar roupas com sensores de movimento que interferem na iluminação de uma das obras, criar colagens e cartazes virtuais (foto) ou desenvolver, através de palmas, peças sonoras inspiradas em músicas.

Espaço Cultural BNDES. Avenida Chile, 100, Centro. Segunda a sexta, 10h às 19h. Grátis. Até 1º de dezembro. 

Erwin Wurm – O Corpo é a Casa

 (CAROL QUINTANILHA/Divulgação)

Erwin Wurm cria obras em que, com humor, critica padrões de consumo e o culto à beleza. O prestigiado artista austríaco, neste ano em sua quarta participação na Bienal de Veneza, reúne no Rio, pela primeira vez, vídeos, instalações e outros trabalhos na mostra Erwin Wurm — O Corpo É a Casa. No acervo, sobressaem esculturas corpulentas, a exemplo de Adorno como Oliver Hardy em The Bohemian Girl e o Fardo do Desespero (foto) e Casa Gorda, que pesa cerca de 2 toneladas.

CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 8 de janeiro.

Feito Poeira ao Vento

 (Bruno Veiga/Divulgação)

Não por acaso, a mostra em cartaz no Museu de Arte do Rio abriu as portas no Dia Mundial da Fotografia: 19 de agosto. Um recorte do acervo próprio levou à exibição de 250 registros de 112 autores, imagens que inspiram uma viagem do século XIX aos dias de hoje. Montada em todo o 1º andar do prédio, a exposição aborda temas variados, mas une nomes de épocas distintas em diálogos instigantes — é o que sugere, por exemplo, a aproximação entre a série suburbana de Bruno Veiga (foto) e os flagrantes cariocas do francês Pierre Verger (1902-1996). Obras de Adriana Varejão e Rogério Reis, provavelmente já vistas pelo público em outras ocasiões, completam o agradável passeio. 

MAR. Praça Mauá, 5, Centro. Terça a domingo, 10h às 17h. R$ 20,00. Grátis às terças. Até 1º de julho de 2018.

Festa Brasileira: Fantasia Feita à Mão

 (Marcio Vasconcelos/Divulgação)

Inspiradas por grandes celebrações folclóricas (como o bumba meu boi, do Maranhão, ou o maracatu rural, de Pernambuco), obras de artesãos de todo o país foram selecionadas para a exposição Festa Brasileira: Fantasia Feita à Mão. No Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), a mostra apresenta objetos, adereços, máscaras, vestimentas e instrumentos musicais espalhados por nove ambientes. Os destaques incluem um conjunto de pequenas esculturas assinadas por Vitalino Pereira dos Santos, o renomado Mestre Vitalino (1909-1963) — entre elas Casamento a Cavalo.

Praça Tiradentes, 69, Centro. Terça a sábado, 10h às 17h. Grátis. Até 31 de março de 2018. Confira aqui a programação completa.

Museu Histórico Nacional

Durante obras do metrô, tesouros arqueológicos foram encontrados no sítio do antigo Matadouro Público de São Cristóvão. Esse material inspira a exposição interativa Achados da Leopoldina: Arqueologia Urbana na Era Digital. Técnicas como holograma, realidade aumentada e impressão 3D foram usadas para retratar as peças, organizadas em seis coleções. A seção Higiene, Beleza e Perfumaria traz uma escova de dentes do século XIX (foto) com cabo de marfim e a inscrição “S M l’Empereur du Bresil” (Sua Majestade, o Imperador do Brasil). 

Museu Histórico Nacional. Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro. Terça a sexta, 10h às 17h30; sábado e domingo, 13h às 17h. R$ 10,00. Grátis aos domingos. Até 5 de novembro. 

Espelho d’Água

Luiz Braga: retratos de cenas e personagens da cultura amazônica

Luiz Braga: retratos de cenas e personagens da cultura amazônica (Luiz Braga/Divulgação)

Conhecido pela produção de belas imagens carregadas de luz e cor, o paraense Luiz Braga apresenta ao público inéditos em preto e branco. São trinta fotografias, de tamanhos variados, feitas desde 1980. A mostra, impregnada de elementos da cultura amazônica, marca a inauguração da nova sede da Galeria da Gávea.

Rua Marquês de São Vicente, 432, Gávea. Segunda a sexta, 11h às 19h. Grátis. Até 17 de novembro.

ÓRISÁ: Quando o Mito Veste o Corpo

Gilberto Gil: em pose de orixá

Gilberto Gil: em pose de orixá (Daryan Dornelles e Stefano Martini/Divulgação)

Zezé Motta, João Donato e Gilberto Gil (foto) foram alguns nomes convidados por Margo Margot para, representando os principais deuses da religião iorubá, jogar luz sobre a mitologia africana. O trabalho, registrado pelos fotógrafos Daryan Dornelles e Stefano Martini, é apresentado na mostra.

Centro Cultural da Justiça Federal. Avenida Rio Branco, 241, Centro. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 5 de novembro.

Natureza Concreta

Curador da mostra, o professor de história da arte Mauro Trindade reuniu 94 imagens que exploram a relação do homem com a natureza. A variada coleção inclui pacientes psiquiátricos fotografados por Hugo Denizard, uma série inédita de Alexandre Sant’Anna (foto), dedicada à Amazônia, e provocações de Claudia Jaguaribe em torno do conceito de paisagem natural.

Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 12 de novembro.

Outras Ideias

Com a mostra Outras Ideias, o curador Marcello Dantas propõe um diálogo entre os originais trabalhos de Daniel Arsham e Makoto Azuma. Ao ar livre, um jardim zen do americano Arsham e uma mandala de flores de seu colega japonês Azuma ficarão ao lado do antigo Porcão. No Oi Futuro, o público vai encontrar esculturas e pinturas, além de um vídeo sobre o audacioso projeto de Azuma: ele envia plantas para o espaço (foto).

Oi Futuro. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 5 de novembro.

Anita Schwartz Galeria de Arte

 (Eduardo Ortega/Divulgação)

Técnica de pintura que remonta à Antiguidade, a encáustica consiste no aquecimento da mistura de pigmentos com cera de abelha, o que produz um efeito translúcido. Adotado por Nuno Ramos, o método destacou-se na carreira do artista na década de 80 e norteia sua produção recente, que será apresentada a partir de terça (5) na Anita Schwartz Galeria de Arte. A exposição Grito e Paisagem reúne cinco pinturas de grandes dimensões. Produzidas ainda com materiais como vaselina, plástico e metais, as peças pesam cerca de 300 quilos. Anita Schwartz Galeria de Arte.

Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea. Segunda a sexta, 10h às 20h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 11 de novembro. 

Marcos Veloso

Ao deixar de lado os contrastes entre tonalidades intensas e suaves, norte de sua produção nas duas últimas décadas, o artista plástico carioca desenvolve uma nova linguagem na mostra anoitecer, amanhecer: desalerta. Através de linhas amarelas sobre um fundo branco, como é possível observar na obra Na Entrada da Estação, os 22 desenhos expostos desenvolvem reflexões a respeito de opressão tecnológica e sensibilidade humana.

Mercedes Viegas Arte Contemporânea. Rua João Borges, 86, Gávea. Segunda a sexta, 11h às 19h. Grátis. Até 1º de novembro. 

MAR em Cena 

Museu de Arte do Rio MAR

O Museu de Arte do Rio apresenta o projeto MAR em Cena apresenta espetáculos teatrais dentro do ambiente expositivo. Com curadoria do ator Julio Adrião, que também se apresentará ao longo do mês com o premiado monólogo A Descoberta das Américas, a primeira edição abriu com a catártica peça Pequenos e Grandes Gestos de Despedida, estrelada por Georgiana Góes. Ainda estão previstas apresentações de A Mulher Ideal, com Lorena da Silva, no dia 8 de novembro; e Inutilezas, com Bianca Ramoneda e Gabriel Braga Nunes, 22 de novembro. Ao final de cada apresentação acontecerá na própria sala um bate-papo entre o público e os atores.

Museu de Arte do Rio – Praça Mauá, 5 – Centro

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s