Refeição completa: chefs ensinam receitas apetitosas para a quarentena
Aprenda a fazer o brioche do Le Cordon Bleu, o conchiglione do Stuzzi e o pudim de mandioca do Zona Sul
O isolamento social permite a algumas pessoas um tempo livre maior. Por vezes, o ócio vem acompanhado daquela vontade de comer algo gostoso. Então, por que não se aventurar na cozinha? Para te ajudar nesta missão – e evitar que você fique saindo de casa, o que não é recomendado – VEJA Rio convocou os chefs Philippe Brye, do Le Cordon Bleu, Paula Prandini, do Stuzzi, e Marcelo Scofano, expert do Zona Sul com relação a azeite e temperos para te ensinar a preparar uma refeição completa. A seguir, eles ensinam três receitas: o brioche servido na escola de gastronomia francesa, o apetitoso conchiglione recheado e o pudim de mandioca e coco finalizado com azeite.
+ Quarentena fit: Nanda Carneiro ensina cinco receitas de doces
Brioche por Philippe Brye – head chef do Le Cordon Bleu Rio de Janeiro
Ingredientes:
400 gramas de farinha
8 gramas de sal
50 gramas de açúcar
20 gramas de fermento fresco
40 gramas de leite
200 gramas de ovos
200 gramas de manteiga
Modo de fazer:
Bater por dez minutos farinha, sal, açúcar e o fermento diluído no leite e ovos. Bata bem até deixar a massa bem elástica. Adicione a manteiga e bata até a massa estar totalmente grudada no gancho e não aderir mais ao tacho. Em seguida, coloque a massa numa vasilha, cubra e deixe fermentar até dobrar de volume. Depois, sove e espalhe a massa, cubra e a coloque na geladeira.
No dia seguinte, corte para dar o formato desejado e deixe a massa fermentar até dobrar de volume. Pincelar com ovo batido e assar em forno 180 graus para um brioche pequeno (80g) por de 10 a 15 minutos; ou 150 graus para um brioche grande (400g) por 30 minutos.
Pudim de mandioca, azeite e coco por Marcelo Scofano – expert do supermercado Zona Sul para temperos e azeites
Ingredientes:
1 xícara de café de açúcar
1 xícara de chá de água
1 lata de leite condensado
200 ml de leite de coco
4 unidades de ovos
250 gramas de mandioca crua
150 gramas de coco fresco ralado
50 ml de azeite extra virgem arbequina ou frutado leve
Modo de preparo:
Calda
Em uma panela ou no fundo da forma, coloque o açúcar com a água mexendo sempre até que o açúcar derreta e se misture, formando uma calda de cor amendoada. Reserve.
Pudim
Bata no liquidificador a mandioca até que fique totalmente picada. Acrescente o leite condensado, o leite de coco, o azeite e os ovos até a mistura ficar homogênea. Transfira para uma tigela.
Forma
Junte o coco ralado e misture delicadamente. Despeje na forma com a calda, que deverá estar endurecida, e cubra com papel alumínio.
Finalização
Leve ao forno médio (180ºC), em banho-maria, por cerca de uma hora ou até que fiquem com consistência firme. Deixe esfriar e leve à geladeira. Com a ajuda de uma faca, desprenda o pudim das bordas e desenforme-o com delicadeza sobre um prato grande. Regue com a calda e com um fio de azeite extra virgem, que opcionalmente pode estar aromatizado com raspas de limão.
+Como combinar vinho com chocolate
Conchiglione recheado de ricota, espinafre e castanha-do-Pará, com molho de tomate e manjericão por Paula Prandini – chef do Stuzzi
600 gramas de massa conchiglione já cozida em ponto “al dente” (seguir as instruções de cozimento da embalagem do fabricante)
2 xícaras de folhas de espinafre já lavadas e secas
200 gramas de ricota fresca
60 gramas de castanha-do-Pará picada
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
2 colheres de sopa de ceboulete picada
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher rasa de sopa de cebola bem picada
folhas de manjericão a gosto
noz moscada ralada a gosto
2 dentes de alho bem picados
sal, pimenta e azeite extra virgem a gosto
2 xícaras de molho de tomate da sua preferência
Modo de fazer:
Em uma frigideira anti-aderente, refogue o alho bem picado com um pouco de azeite, sem deixar queimar. Com o fogo alto para não criar água, juntar os espinafre e refogar bem por 1 minuto só. Acertar sal e pimenta e retirar do fogo.
Pique bem o espinafre e misture numa tigela já com a ricota amassada. Misture bem os dois e junte a castanha, o queijo ralado, as ervas frescas picadas, a cebola, a noz moscada ralada e deixe este recheio bem homogêneo. Acerte tempero com sal, pimenta e azeite a gosto e reserve para rechear a massa.
Recheie bem cada conchiglione cozido e quando terminar, espalhe o molho de tomate numa travessa, disponha as “conchinhas” recheadas por cima, regue com um fio de azeite e salpique com as folhas de manjericão.
Leve rapidamente ao forno pre aquecido a 180 graus, apenas para esquentar. Sirva imediatamente e com queijo ralado, caso queira.
+ Para assinar o conteúdo digital de VEJA RIO, clique aqui