O visual ajuda: sete lugares para se exercitar com uma paisagem incrível
Da Zona Oeste do Rio a Niterói, confira opções variadas para atividades físicas de todos os gostos
O perfeito equilíbrio entre praia, montanha e verde faz do Rio uma das cidades mais lindas do mundo. A geografia exuberante cria diversos cartões-postais, que servem para contemplação e, claro, muitas selfies, mas também se tornam cenários perfeitos para quem gosta de se exercitar fora das paredes de uma academia.
+ “Mude seus horários, mude sua vida”: dicas do atual best-seller no Rio
E, convenhamos, um visual privilegiado assim dá até mais motivação na hora de suar a camisa. Confira sete espaços espalhados por toda a cidade que são perfeitos para a prática de exercícios físicos.
Parque do Flamengo
Entre o aeroporto Santos Dumont, no Centro, e o início da Praia de Botafogo, fica o maior parque urbano do mundo à beira-mar. Uma criação da arquiteta Lotta de Macedo Soares, que queria contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos cariocas. Com sete quilômetros de extensão e 1,3 milhão de metros quadrados de área, é local perfeito para caminhar, correr ou andar de bicicleta, skate e patins, além de abrigar quadras poliesportivas. Em 2012, virou Patrimônio Mundial da Humanidade e, com paisagismo de Burle Marx, conta com 11.600 árvores de 190 espécies – não é incomum ver quem se aproveita de troncos mais robustos para fazer slackline e tecido.
+ Veja qual trilha do Parque Nacional da Tijuca é mais indicada para você
Lagoa Rodrigo de Freitas
Ao redor das águas da Lagoa Rodrigo de Freitas, cariocas e visitantes aproveitam o espaço para praticar os mais variados tipos de esportes. O cenário localizado bem no coração da Zona Sul é ideal para atividades náuticas, como vela, remo, canoagem e wakeboard. Quem prefere a terra firme pode optar por caminhar ou pedalar em seu entorno, sempre movimentado, principalmente no fim da tarde. Seus 8 quilômetros de extensão incorporam os parques dos Patins, Taboas e Catacumba, com quadras poliesportivas e atividades como patinação.
+ Veja Rio indica: sete documentários sobre saúde e bem-estar para se inspirar
Quinta da Boa Vista
Residência da Família Real Portuguesa entre 1808 a 1889, situada no tradicional bairro de São Cristóvão, Zona Norte, mantém até hoje preservados os jardins criados pelo paisagista francês Auguste Glaziou. Com 155000 metros quadrados, é destino certo de praticantes de atividades físicas por oferecer opções no asfalto e na grama, incluindo ladeiras. Por lá também se encontram várias quadras poliesportivas. Uma curiosidade: o espaço foi batizado com esse nome porque, na época da sua construção, no topo de uma colina, era possível ver a Baía de Guanabara. Logo, Quinta da Boa Vista.
Funcionamento: diariamente, 9h às 17h.
+ O programa de bem-estar Prudential Vitality chegou ao Rio
Bosque da Barra
Situado em uma região movimentada da Zona Oeste, o espaço possui 500 000 metros quadrados e suas alamedas arborizadas com pistas de terra batida são ótimas para corridas, caminhadas e pedaladas. Além disso, o local também é ideal para passeios em família, com ótimo espaço para piqueniques e áreas recreativas para as crianças, dispondo de playgrounds, quadras de vôlei e campos de futebol. Há estacionamento, mas a recomendação é chegar cedo para conseguir uma vaga.
Funcionamento: terça-feira a domingo, 7h às 17h.
+ Os benefícios do beach tênis, esporte que mais cresce nas praias do Rio
Orla
Do Leme ao Pontal, como já dizia a música, a orla do Rio tem 86 quilômetros de extensão, com praias para todos os gostos. As opções de atividades são variadas, incluindo o treinamento funcional, as academias ao ar livre e a própria ciclovia, onde corredores de rua podem treinar fora da esteira. Na água, inúmeras possibilidades para diferentes níveis de dificuldade: desde um modesto stand-up paddle até o próprio surfe. Beach tênis, altinha e vôlei disputam adeptos na areia. Se ficar difícil escolher, três grandes points são: Arpoador, Pontão do Leblon e Avenida do Pepê.
+ Preparador de Chay Suede ensina a manter a motivação nos treinos on-line
Pista Claudio Coutinho
Aos pés do Pão de Açúcar, do lado esquerdo da Praia Vermelha, a rota asfaltada também é conhecida como Caminho do Bem-te-vi e Estrada do Costão. Foi inaugurada pelo exército brasileiro na década de 80 e possui extensão de 1250 metros cercado pelo mar de um lado e pelo verde do Morro da Urca do outro. Por lá, somente caminhadas, já que é proibido o uso de bicicletas, skate e patins. O movimento é intenso até a metade do caminho por conta de uma trilha secundária, de aproximadamente 40 minutos de subida, que vai dar no bondinho.
Funcionamento: diariamente, 6h às 18h.
+ Ioga na praia: novo espaço oferece aulas na orla de Ipanema
Parque da Cidade (Niterói)
Do outro lado da ponte, um mirante guarda uma vista panorâmica única das Lagunas, Praias Oceânicas, Baía de Guanabara em toda a sua extensão e do mar aberto até onde a vista consegue alcançar. O parque conta com duas rampas para a prática de voo livre, sendo muito frequentado pelos praticantes desse esporte. É convidativo à prática de atividades relaxantes, como yoga, ou para um treinamento mais pesado tipo funcional. Até o mirante, uma via pavimentada permite dividir com os carros a subida por meio de caminhada, corrida ou pedalada, mas o trecho é bem íngreme e leva cerca de 40 minutos.
Funcionamento: Terça a domingo, 7h às 18h.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui