Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Cinco curiosidades sobre Luca, nova animação da Disney

Filme produzido pela Pixar estreia no streaming da gigante americana nesta sexta (18), sem necessidade de assinatura adicional

Por Marcela Capobianco 17 jun 2021, 13h45

Um verão inesquecível na riviera italiana, com direito a muito sorvete, macarronada e passeios de lambreta, guarda, na verdade, um segredo: o menino Luca e seu amigo Alberto são monstros marinhos disfarçados e humanos.

Essa é a premissa da animação Luca, que estreia no Disney+ nesta sexta (18). Dirigido por Enrico Casarosa, o filme estará disponível para todos os assinantes da plataforma, sem cobrança extra. Confira, abaixo, cinco curiosidades sobre o lançamento.

+ Prefeitura garante que Roxy vai continuar sendo cinema

Inspirações.

O diretor define o longa como uma carta de amor para os verões da juventude. “Aqueles anos de formação em que você está se descobrindo”, pontua Casarosa. Os personagens principais, Lucas e Alberto, são baseados no próprio diretor e num amigo que conheceu aos 12 anos de idade, também chamado Alberto. O cenário litorâneo da Itália também vem da memória afetiva do artista — ele cresceu em Gênova, cidade portuária na Riviera Italiana, onde se passa o filme.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Folclore italiano.

Mitos, lendas e tradições do país europeu – desde contos de dragões até a história de um polvo que toca sinos e salvou uma aldeia de um grupo de piratas – foram o ponto de partida para a equipe da Pixar criar os monstros marinhos do filme.

Continua após a publicidade

Mangia que te fa bene.

Antes de produzir a animação, a equipe fez uma imersão pela Itália para pesquisar a cultura local, a arquitetura e a sensação geral do ambiente do filme. A comida, é claro, foi o destaque da pesquisa. Casarosa, que é natural da Itália, até convidou os membros da equipe para jantar na casa de seus pais em Gênova.

+ Dez livros infantis para estimular o cuidado como o meio ambiente

Visual ultramoderno.

Os artistas visuais que trabalharam em Luca deram à personagem Giulia, amiga dos protagonistas, um ‘look’ diferente, adotando uma linguagem em formas triangulares – especialmente em seu cabelo e calças. Outra curiosidade é que Luca, em sua forma de monstro marinho, tem 3 436 escamas no corpo.

+ O que saber antes de conhecer o BioParque do Rio

Dublagem.

Na versão original, quem dá voz ao personagem principal é o ator Jacob Tremblay, de Extraordinário e O Quarto de Jack. Sacha Baron Cohen, de Borat, e Maya Rudolph, da série The Good Place, são outros nomes estrelados que emprestam seus timbres à animação. Já na versão brasileira, foram escalados Rodrigo Cagiano, Pedro Miranda, Bia Singer, Caio Guarnieri, entre outros profissionais. Claudia Raia e a filha, Sophia, fazem participações na dublagem.

Continua após a publicidade
Publicidade