Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Dez livros infantis para estimular o cuidado com o meio ambiente

Comemorado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente inspira uma seleção de obras para toda a família ler junto

Por Luiza Maia Atualizado em 4 jun 2021, 21h10 - Publicado em 4 jun 2021, 18h41

A preservação ambiental é um tema cada vez mais abordado na sociedade – não só pelos governantes, mas também entre mais os jovens.

+ Dia do Meio Ambiente: museus farão oficinas e até mutirão de limpeza

Ações educativas sobre reflorestamento, reciclagem de resíduos, cuidado com os oceanos e a biodiversidade colocam as crianças desde cedo em um caminho de maior responsabilidade com o ecossistema.

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, em casa, com as crianças, confira dez livros infantojuvenis que estimulam o cuidado com a natureza.

Azul e lindo: planeta Terra, nossa casa compre aqui

Azul e lindo
Azul e lindo: obra de Ruth Rocha e Otávio Roth enfatizam a importância do cuidado com o planeta Divulgação/Divulgação

Usando uma linguagem acessível, os autores Ruth Rocha e Otávio Roth alertam as crianças sobre como agir para que a Terra não se transforme num ambiente hostil e impossível de viver. Para que o planeta seja preservado como deve ser: azul e lindo. Editora Moderna.

Plantando As Árvores do Quênia –Claire A. Nivola compre aqui

Plantando as árvores do Quênia
Plantando as árvores do Quênia: história conta como a personagem conseguiu mobilizar toda a população a plantar mais de 30 milhões de árvores Divulgação/Divulgação

O livro narra a história da primeira mulher africana a receber o Nobel da Paz, a ambientalista queniana Wangari Maathai, fundadora do movimento Cinturão Verde. Em 2004, ela ganhou o prêmio por sua contribuição ao desenvolvimento sustentável, à democracia e à paz. O livro aborda a forte ligação de Wangari com a natureza, o choque ao retornar a seu país depois de passar cinco anos estudando nos Estados Unidos e o desejo e a luta para mudar a vida precária de sua comunidade. Editora SM.

+ Dia da Geral: Cristo mobiliza voluntários para mutirão de coleta seletiva

Meio Ambiente: Uma Introdução Para Criançascompre aqui

Meio ambiente: Uma introdução para crianças
Meio ambiente: livro oferece dicas sobre como economizar energia, reciclar o lixo, evitar o desperdício, e outras Divulgação/Divulgação

Os autores guiam o leitor numa expedição ao meio ambiente, apresentando dados importantíssimos, como a escassez da água, a qualidade do ar, a construção de hidrelétricas,  extinção de animais e energia renovável, por exemplo. A cada tema são apresentados experimentos científicos e dicas para colocar em prática ações sustentáveis. Editora Panda Books.

Bichos Da Terra Dos Bichos – Africanos – Lalau e Laurabeatrizcompre aqui

Ilustração de um leão com o texto
Bichos da Terra – Africanos: diferentes espécies do continente são apresentadas Divulgação/Divulgação

Bichos para todo gosto, de várias formas, cores e tamanhos são apresentados através de poemas e ilustrações. O livro fala sobre geografia, fauna e flora da África e traz a ilustração do mapa-múndi, com destaque para o continente africano. Editora SM.

Continua após a publicidade

+ Expansão verde: Rio terá sua primeira fábrica de árvores em Guaratiba

A Bruxa Da Montanha – Gloria Cecilia Diaz compre aqui

A bruxa da montanha
A bruxa da montanha: história aborda os impactos que as ações podem causar ao meio ambiente Divulgação/Divulgação

O livro conta a história da bruxa Alina, que mora na bela Montanha Menor e anda furiosa com as árvores que a atrapalham na hora de aterrissar com sua vassoura. Por isso, ela decide derrubar os obstáculos para construir uma pista de pouso, sem pensar no impacto que essa decisão terá na natureza e na vida dos outros habitantes do lugar. Editora SM.

O Menino da Terra compre aqui

O menino da terra
O Menino da Terra: livro de 2010 indaga sobre como seria um mundo em que o meio ambiente fosse cuidado de outra forma Divulgação/Divulgação

Qual será o futuro do nosso planeta se as pessoas não respeitarem o mundo em que vivem? Precisaremos buscar um outro mundo para viver? Pensando nessas questões, o livro de Ziraldo fala sobre um possível recomeço para a humanidade. Editora Melhoramentos.

A Mata dos Medos – Álvaro Magalhães compre aqui

A mata dos medos
A Mata dos medos: livro mostra a vida dos bichos do largo do Pinheiro Grande e suas questões Divulgação/Divulgação

A ficção do premiado escritor lusitano Álvaro Magalhães se passa em um cenário real: a mata dos medos, reserva ambiental situada entre as terras de Almada e Sesimbra, em Portugal. Inspirado por fábulas, o autor alia referências bíblicas, filosóficas e poéticas, com doses de humor e lirismo. Editora SM.

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Vivene e Florine e suas descobertas na Amazônia compre aqui

Vivene e Florine e suas descobertas na Amazônia
Vivene e Florine: no livro, o destaque é para uma das florestas mais importantes do mundo Divulgação/Divulgação

Ao descobrir uma área completamente devastada pelos humanos na floresta, duas abelhas convocam a bicharada para tentar reverter a situação. Elas decidem, então, partir para a Floresta Amazônica, para encontrar animais especializados em reflorestamento. No entanto, ao chegar lá, as abelhinhas percebem que a própria espécie está ameaçada de extinção. Editora Colli Books.

Papai Esteve Na Floresta – Gusti compre aqui

Papai esteve na floresta
Papai esteve na floresta: as aventuras do pai de Theo nas profundezas da Amazônia são observadas pelo olhar do filho Divulgação/Divulgação

O livro é um diário com as impressões de uma criança a partir dos relatos de viagem de seu pai. Nas profundezas da Amazônia Equatoriana, onde vive boa parte do povo Záparo e a imponente hárpia – ave de rapina que devora macacos –, tudo é bem diferente do que o garoto da cidade está acostumado a ver em seu dia a dia. Editora SM.

Um Passeio na Floresta Amazônica – Laurie Krebs compre aqui

Um passeio na floresta amazônica
Um passeio na floresta amazônica Divulgação/Divulgação

Três crianças curiosas passeiam pela Amazônia e descobrem as maravilhas da maior floresta tropical do planeta. Do raiar do sol ao cair da noite, se deparam com criaturas exóticas como bichos-preguiça, botos cor-de-rosa, borboletas-azuis, jacarés, rãs multicoloridas, saúvas, onças-pintadas, répteis e pássaros de todo tipo. Editora SM.

Continua após a publicidade
Publicidade