Continua após publicidade

Expansão verde: Rio terá sua primeira fábrica de árvores em Guaratiba

Iniciativa da prefeitura em parceria com a Farm irá produzir mais de 10 000 mudas urbanas por ano em uma área de 15 000 metros quadrados

Por Carolina Barbosa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
3 jun 2021, 12h23
A imagem mostra uma árvore verde sobre gramado
Fábrica verde: 10 000 mudas urbanas serão plantadas por ano (Farm/Divulgação)
Continua após publicidade

Uma ótima notícia para a cidade: o Rio terá a sua primeira fábrica de árvores. A iniciativa é fruto de uma parceria da grife Farm com a Fundação Parques e Jardins e a Secretaria de Meio Ambiente. Em Guaratiba, na Zona Oeste, numa fazenda modelo, com 15 000 metros quadrados, serão construídos os primeiros viveiros destinados à produção de árvores urbanas. Pela primeira vez, o município terá um local dedicado às mudas de alta qualidade para plantios urbanos em parques, praças e logradouros públicos.

+Ações locais mostram como é possível fazer um Rio mais verde e sustentável

Serão produzidas ali mais de 10 000 mudas por ano. De acordo com o cronograma, a obra levará cerca de nove meses para ser concluída, com o plantio da primeira leva previsto para o início de 2023. Escumilha, sibipiruna, ipê-rosa, oiti, ipê-amarelo, aldrago, aroeira, ipe-branco, pau-ferro e pau-brasil figuram entre as espécies que serão plantadas.

O projeto da fábrica de árvores foi desenvolvido a partir do conceito de economia circular, que prevê um ciclo ecológico em que novas mudas são produzidas e alimentadas a partir do material orgânico proveniente das podas realizadas na cidade. Algo inovador por aqui.

+Recuperação do mangue de Gramacho mostra poder de renovação da natureza

O ciclo funcionará da seguinte forma: os resíduos provenientes das podas das árvores da cidade, até então descartados, serão encaminhados à fábrica de árvores para serem triturados e processados até virarem um composto orgânico. Esse material orgânico e rico em nutrientes (adubo) será responsável por alimentar as novas mudas e auxiliar no desenvolvimento delas.

+Sabor de otimismo: o que vem por aí na cena gastronômica do Rio?

Segundo o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Rio é a 9ª cidade mais arborizada do Brasil (72,2%).  No topo do ranking está Goiânia, com 89,5% de área verde.

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.