Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Dia do Meio Ambiente: museus farão oficinas e até mutirão de limpeza

O AquaRio, por exemplo, convoca voluntários para plantar mudas de árvores no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas

Por Marcela Capobianco 4 jun 2021, 13h49

Celebrado em 5 de junho desde a década de 70, quando foi instituído em assembleia da ONU, o Dia Mundial do Meio Ambiente é um apelo para que a humanidade volte seu olhar para a natureza e institua hábitos de preservação que podem – e devem – durar por 365 dias.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Algumas instituições cariocas farão ações pontuais neste sábado (5), convocando crianças e adultos a colocar a mão na massa pelo planeta. Confira, abaixo, alguns exemplos.

AquaRio. 

Mais de 50 voluntários, em sua grande maioria sócios do aquário marinho da cidade, vão se reunir neste sábado (5), respeitando as regras de distanciamento social, em um mutirão de plantio de mudas de mangue-vermelho (Rhizophora mangle), na Lagoa Rodrigo de Freitas.

A árvore, típica do local, é considerada um símbolo do manguezal. A ação acontece das 9h às 12h, em parceria com o biólogo e ambientalista Mário Moscatelli e o Instituto Manguezal. Antes do plantio, voluntários vão participar de uma ação de limpeza do espelho d’água, a fim de tornar o local adequado para o recebimento das mudas. O ponto de encontro é no Parque dos Pedalinhos.

+ Três espetáculos on-line para a família toda curtir

Museu Histórico da Cidade.

A área externa do museu recém-aberto ao público será usada para atividades gratuitas neste sábado (5), às 10h e às 14h. A programação faz parte do projeto Espaço Vivo, com curadoria de Gisele Lopes e de Carlos Magno Romano.

Continua após a publicidade

Pela manhã, acontece uma roda de contação de histórias Semeando Narrativas, Rimas e Saberes no Quintal, com a professora Veronica Pinheiro. Através de narrativas e canções, os participantes serão levados a plantar mudas e compartilhar vivências.

Já à tarde, o agente ambiental Leandro Urso comanda um debate sobre o que a população pode fazer para ajudar o Rio de Janeiro a cumprir os Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) da ONU.

Estrada Santa Marinha, s/nº, acesso pelo final da Rua Marquês de São Vicente, Gávea. Sáb. (5), 10h e 14h. Grátis.

+ O livro infantil que faz sucesso na casa de Deborah Secco

CCBB.

O Centro Cultural Banco do Brasil, convoca os visitantes a pensar nos tesouros ambientais que caracterizam a cidade. Os educadores do espaço vão comandar uma oficina on-line de cartões postais com imagens dos elementos do patrimônio ambiental. O encontro, marcado para as 10h deste sábado (5), é gratuito, com 100 vagas disponíveis. Inscrições pelo site do CCBB Educativo.

+ Cai número de doação de alimentos nos postos de vacinação

Nas ações presenciais, CCBB oferece as oficinas artísticas do Lugar de Criação promovendo um diálogo das culturas locais com as exposições em cartaz. São vivências para todos os públicos com atividades artísticas de criação e mediação cultural que estimulam o convívio e o diálogo com as artes e os temas da atualidade. A capacidade é para até 12 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma Eventim.

Continua após a publicidade
Publicidade