Imagem Blog

Thi Ferreira

Por Thi Ferreira, formado em educação física e criador da metodologia Thisquad
Continua após publicidade

Como melhorar a qualidade do sono

Saiba de que modo a atividade física pode te ajudar neste quesito

Por Thi Ferreira
Atualizado em 2 mar 2020, 20h02 - Publicado em 2 mar 2020, 15h31

Você tem dificuldade em dormir rapidamente? A atividade física praticada regularmente melhora a qualidade do sono, diminui a insônia e ajuda a estabelecer uma rotina. Por mais que você não goste de rotinas, para prevenir alguns distúrbios do sono, é factível estabelecer uma regrinha, um horário fixo. Assim, você se adapta e seu corpo vai acionar um “relógio Interno”, ou seja, você terá horário pré-definido para o seu sono.

(Divulgação/Divulgação)

Você deve ficar atento: pouco sono gera fadiga, alterações hormonais, aumento do peso, estresse, sonolência durante o dia, confusão mental, dor muscular e alguns outros efeitos colaterais negativos. Porém, atividade física intensa em até 4 horas antes de dormir pode atrapalhar seu sono. Você pode achar que é ótimo ficar cansado e que isso te ajudaria a dormir mais rápido, mas a grande verdade é que exercício perto da hora de dormir interfere no fluxo do sono impedindo que sua função reparadora seja bem executada. No entanto, isso não te impede de atividades noturnas. Na parte da noite, opte por atividades como caminhada, alongamentos ou treinos com baixa intensidade. Preservar o sono é essencial para nossa saúde física e mental.

Na próxima coluna, vamos para o terceiro benefício da atividade física, o “equilíbrio da produção hormonal”, espero vocês aqui, bons treinos !

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.