Clique e assine por apenas 4,90/mês

Prefeitura aplica mais de cem multas na reabertura de bares e restaurantes

A maioria das infrações registradas no fim de semana foi por falta de higiene, funcionamento irregular e aglomeração

Por Carolina Barbosa - 6 jul 2020, 12h04

Neste primeiro fim de semana de reabertura de bares e restaurantes, a Prefeitura do Rio aplicou 132 multas, sendo 108 em bares e restaurantes. Ao todo, 180 estabelecimentos foram fiscalizados entre quinta (2) e domingo (5). A maioria das infrações foi por falta de higiene, funcionamento irregular e aglomeração.

+Covid-19: Vigilância Sanitária vai intensificar fiscalização no Leblon

Além de falta total de higiene, sobretudo em banheiros e cozinha, um estabelecimento instalado na Avenida Olegário Maciel, 120, na Barra, também recebeu um termo de intimação para a readequação das instalações e teve apreendidos 97 quilos de carnes e queijos impróprios para o consumo.

“Constatamos diversas irregularidades neste estabelecimento. Na parte estrutural identificamos pontos de infiltração, buracos na parede, falta de dispensadores de sabão e álcool gel para a higiene dos funcionários. Além disso, encontramos uma grande quantidade de alimentos sem procedência e com data de validade vencida, resultando não só na interdição como na apreensão e inutilização dos produtos”, ressalta Flávio Graça, superintendente de Educação e Projetos da Vigilância Sanitária.

Continua após a publicidade

+Após aglomerações em bares, influenciadores cariocas pedem conscientização

Também na Barra, agentes da Secretaria Municipal de Fazenda fiscalizaram o uso de mesas e cadeiras em 25 estabelecimentos nas ruas Armando Lombardi, Érico Veríssimo e Olegário Maciel. As multas nesses casos variam de R$ 133,73 a R$ 4 457,97.

Desde quinta (2), em toda a cidade, foram vistoriados bares de quase trinta bairros, a exemplo de Copacabana, Leblon, Botafogo, Jacarepaguá e Tijuca. O foco principal das ações é conferir se as medidas higiênico-sanitárias para o combate ao novo coronavírus vêm sendo cumpridas.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Em Copacabana, guardas municipais espantaram aglomeração em calçadas e bares das ruas Rodolfo Dantas, Miguel Lemos, Sá Ferreira e Almirante Gonçalves. Já no Leblon, um bar na Rua Dias Ferreira foi notificado por ocupar irregularmente a calçada e outro, na Avenida Ataulfo de Paiva, foi fechado por estar em funcionamento após o horário permitido, que é até as 23h.

Publicidade