Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Semana dos Museus: MAM Rio e Mast terão atividades on-line

A instituição do Aterro do Flamengo convida o público a pensar no futuro. Já o Museu de Astronomia convoca crianças a compartilharem suas coleções

Por Marcela Capobianco 17 Maio 2021, 13h10

Tradicional evento do calendário cultural brasileiro, a Semana Nacional dos Museus vai acontecer de forma on-line, reunindo atividades de centros culturais de todos os cantos do país.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

No Rio de Janeiro, o Museu de Arte Moderna vai disponibilizar o curso Duas Perspetivas e Uma Prática, com duração de três dias, e o encontro aberto Reimaginar Os Museus Como Ética, Técnica e Poética. Ambos serão transmitidos pela plataforma Zoom.

O curso será ministrado por Gabriel Moore Bevilaqua e Maria Aparecida Moura entre terça (18) e quinta (20). Eles vão apresentar problematizações das práticas tradicionais dos museus e trazer proposições críticas às nomenclaturas usadas nas organizações de acervos, fugindo das estruturas colonialistas.

+ Novo filme de Matheus Souza, estrelado por Manu Gavassi, chega ao streaming

Já no sábado (22), Keyna Eleison, diretora artística do MAM Rio, vai conversar com Marília Bonas, diretora do Conselho Internacional de Museus no Brasil e do Museu da Língua Portuguesa, e Elvira Dyangani Ose, diretora do The Showroom, em Londres, sobre o  desafio de imaginar futuros para os museus, gestando um projeto mais inclusivo de sociedade.

Continua após a publicidade

As inscrições devem ser feitas pelo site do MAM Rio.

+ Museus na palma da mão

Mast.

O Museu de Astronomia e Ciências Afins, em São Cristóvão, convoca as crianças de até 6 anos para uma atividade on-line sobre colecionismo. Batizado de Coleções Mirins, o encontro acontece na quarta (19), às 14h, pelo Google Meet.

A experiência estimula os pequenos a compartilhar as suas coleções caseiras e conversar sobre as próprias concepções de museu. Cadernos, bolas, brinquedos musicais, pedrinhas de variados formatos e cores são objetos que formam uma coleção, quando agrupadas.

+ Copacabana Palace e Maracanã serão multados por aglomerações

Para que os miúdos possam participar do evento, os responsáveis devem preencher o formulário de participação anexando uma fotografia da minicoleção da criança. O link para a participação será enviado no dia do encontro.

Continua após a publicidade
Publicidade