Continua após publicidade

Semana dos Museus: MAM Rio e Mast terão atividades on-line

A instituição do Aterro do Flamengo convida o público a pensar no futuro. Já o Museu de Astronomia convoca crianças a compartilharem suas coleções

Por Marcela Capobianco
17 Maio 2021, 13h10
Fachada do MAM Rio no fim da tarde
MAM Rio: programação se propõe a reimaginar o lugar do museu frente aos novos desafios cotidianos (Fabio Souza/Divulgação)
Continua após publicidade

Tradicional evento do calendário cultural brasileiro, a Semana Nacional dos Museus vai acontecer de forma on-line, reunindo atividades de centros culturais de todos os cantos do país.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

No Rio de Janeiro, o Museu de Arte Moderna vai disponibilizar o curso Duas Perspetivas e Uma Prática, com duração de três dias, e o encontro aberto Reimaginar Os Museus Como Ética, Técnica e Poética. Ambos serão transmitidos pela plataforma Zoom.

O curso será ministrado por Gabriel Moore Bevilaqua e Maria Aparecida Moura entre terça (18) e quinta (20). Eles vão apresentar problematizações das práticas tradicionais dos museus e trazer proposições críticas às nomenclaturas usadas nas organizações de acervos, fugindo das estruturas colonialistas.

+ Novo filme de Matheus Souza, estrelado por Manu Gavassi, chega ao streaming

Continua após a publicidade

Já no sábado (22), Keyna Eleison, diretora artística do MAM Rio, vai conversar com Marília Bonas, diretora do Conselho Internacional de Museus no Brasil e do Museu da Língua Portuguesa, e Elvira Dyangani Ose, diretora do The Showroom, em Londres, sobre o  desafio de imaginar futuros para os museus, gestando um projeto mais inclusivo de sociedade.

As inscrições devem ser feitas pelo site do MAM Rio.

+ Museus na palma da mão

Mast.

O Museu de Astronomia e Ciências Afins, em São Cristóvão, convoca as crianças de até 6 anos para uma atividade on-line sobre colecionismo. Batizado de Coleções Mirins, o encontro acontece na quarta (19), às 14h, pelo Google Meet.

A experiência estimula os pequenos a compartilhar as suas coleções caseiras e conversar sobre as próprias concepções de museu. Cadernos, bolas, brinquedos musicais, pedrinhas de variados formatos e cores são objetos que formam uma coleção, quando agrupadas.

+ Copacabana Palace e Maracanã serão multados por aglomerações

Para que os miúdos possam participar do evento, os responsáveis devem preencher o formulário de participação anexando uma fotografia da minicoleção da criança. O link para a participação será enviado no dia do encontro.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.