Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Parque Lage vai pagar bolsa mensal a alunos dos cursos gratuitos de artes

Inscrições para programas de formação e apoio à produção experimental da Escola de Artes Visuais começam na próxima segunda (19)

Por Marcela Capobianco Atualizado em 14 abr 2021, 16h40 - Publicado em 14 abr 2021, 13h21

Pela primeira vez em sua história, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage vai oferecer uma bolsa mensal de permanência, de R$ 300, a alunos dos programas de formação gratuitos da instituição. Os cursos gratuitos, com duração de oito meses, são voltados à fundamentação teórica e ao desenvolvimento poético na arte e na cultura.

Batizados de Formação e Formação e Deformação, os cursos oferecem 30 vagas, 15 para cada curso, com inscrições entre a próxima segunda (19) e o dia 2 de maio, pelo site da EAV.

+ CCBB abre exposição com grande panorama da arte contemporânea brasileira

Os dois programas visam fomentar e apoiar a produção artística e discursiva com caráter crítico, experimental e disruptivo. As práticas serão realizadas por meio de encontros virtuais e presenciais periódicos, que devem acontecer em espaços abertos cidade ou no próprio Parque Lage.

O curso de Formação é voltado a pessoas interessadas em conhecer ou se aproximar do campo da arte, sem necessidade de experiência prévia. O programa será dividido em quatro módulos, com orientação e acompanhamento pedagógico de Camilla Rocha Campos e Natália Nichols, e terminará, após oito meses, com a realização de um projeto coletivo. A seleção será feita a partir de análise do formulário disponível no edital e da carta de intenção dos candidatos. As aulas acontecem às quintas e sextas, das 10h às 12h30.

Continua após a publicidade

+ Paço Imperial abriga mostra de fotografias de Vicente de Mello

Já o programa de Formação e Deformação é voltado a artistas que já tenham poéticas em desenvolvimento. A seleção parte da análise de portfólio dos interessados, que também devem preencher o formulário disponibilizado no edital. Ao final de oito meses de estudos e práticas, sob a orientação da professora Clarissa Diniz e do curador Ulisses Carrilho, os alunos realizarão um projeto de exposição como trabalho de conclusão do curso. Os encontos vão ocorrer às egundas e quartas, das 17h às 19h30.

+ Mostra no Parque Lage conta a história do palacete histórico no Jardim Botânico

“Com nossos programas gratuitos de Formação e Deformação, queremos ampliar o acesso à arte, a partir de novos olhares, vivências e posturas”, destaca Yole Mendonça, diretora da EAV Parque Lage, que aponta a diferença entre os dois cursos: “O de Formação é um curso introdutório e está voltado aos que desejam se aproximar do campo das artes visuais, enquanto o Programa de Formação e Deformação se destina a artistas visuais com poéticas e pesquisas em desenvolvimento”.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

A divulgação dos alunos selecionados acontece no dia 18 de maio e as aulas começam já na semana seguinte.

Continua após a publicidade
Publicidade