Clique e assine por apenas 4,90/mês

Petrobras Sinfônica lança concurso de desenhos com prêmio de R$ 5 mil

Competição homenageia os 250 anos de Beethoven e terá categorias de caricatura e arte/design

Por Marcela Capobianco - Atualizado em 17 abr 2020, 10h50 - Publicado em 17 abr 2020, 10h44

A Orquestra Petrobras Sinfônica lançou, nesta semana, o Concurso de Arte & Caricatura – Beethoven 250 anos. A competição vai se dividir em duas categorias: arte/design e caricatura. Os vencedores, eleitos pelo júri oficial composto pelo Maestro Isaac Karabtchevsky, músicos da Petrobras Sinfônica e convidados levam um prêmio de 5 mil reais. Também haverá um júri popular com votação via Instagram, com trabalhos de ambas as categorias. O vencedor ganhará o prêmio de 2 mil reais.

+ Edital vai apoiar artistas sem trabalho durante a pandemia.

Os participantes podem inscrever até cinco trabalhos inéditos em cada categoria. Os trabalhos podem fazer uso de qualquer técnica, sendo que as obras inscritas em caricatura devem fazer referência de alguma forma à figura física de Beethoven; e as obras inscritas em arte/design tanto poderão se referir à figura física do compositor quanto a elementos gráficos e artísticos do seu universo musical. De modo geral, a figura do compositor alemão é sempre representada de forma sisusa, e o concurso pretende acabar com esse estigma.

As obras vencedoras serão parte integrante das apresentações da Orquestra em sua programação comemorativa dos 250 anos de Beethoven, integrando o figurino dos músicos em suas apresentações, constando nas peças gráficas e digitais, e veiculado no material de imprensa, em camisetas e objetos, que serão comercializados.

+ Festival on-line vai pagar cachê a artistas independentes.

Continua após a publicidade

As inscrições devem ser feitas através do e-mail beethoven@opes.com.br, contendo nome e autor da obra, até o dia 5 de maio. Os trabalhos deverão ser inéditos, não tendo sido premiados em concursos anteriores, publicados em veículos de imprensa impressos ou virtuais, ou publicados em redes sociais antes da realização do concurso. Para outras informações, consulte o edital no site da Orquestra Petrobras Sinfônica.

+ Para assinar o conteúdo digital de VEJA RIO, clique aqui.

Quarentena: através do seu canal do YouTube, a orquestra disponibilizou mais de 45 vídeos inéditos, gratuitamente. Entre eles, “Além do arco-íris”, do concerto O Mágico de Oz, Xote das Meninas, com participação de Lucy Alves, e o concerto “Black Album”, com músicas da banda Metallica.

+ Vídeo: Orquestra Petrobras Sinfônica faz ‘colagem’ com músicos.

 

Continua após a publicidade
Publicidade