Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Museu Histórico da Cidade celebra 87 anos com programação gratuita

As atrações incluem um show de jazz no sábado (10) e a inauguração de uma sala de leitura para o público infantojuvenil no domingo (11)

Por Luiza Maia Atualizado em 7 jul 2021, 17h31 - Publicado em 7 jul 2021, 17h30

Em comemoração aos 87 anos de sua criação, o Museu Histórico da Cidade, na Gávea, terá uma programação gratuita com atrações para adultos e crianças no próximo fim de semana.

No sábado (10), o espaço recebe um show de jazz com a banda Café Pingado, a partir das 10h30. Já no domingo (11), será inaugurada uma sala de leitura infantojuvenil.

+ Teatros do Rio terão estreias presenciais no fim de semana. Confira!

A sala de leitura Nuang – Caminhos da Liberdade convida o público infantojuvenil para um passeio pela cultura afro-brasileira e as memórias da infância. 

+ Vou de bike: depois das laranjinhas, é a vez das azulzinhas circularem pelo Rio

O projeto é inspirado no livro da escritora Janine Rodrigues, lançado em 2018 pela editora Piraporiando. A história da menina negra que enfrenta seus medos para lutar pela liberdade de sua família foi escrita pela autora ainda na infância.

+ Imersão asiática: Rio recebe exposições e mostra de filmes da Coreia do Sul

Continua após a publicidade

Ilustrado pela artista Luciana Nabuco, o livro é premiado e reconhecido internacionalmente, principalmente por discutir diversidade e as culturas africana e afro-brasileira.

O espaço de leitura será aberto ao público em geral e aos professores para práticas de arte-educação.

+ Porto Maravilha ganha painel de arte urbana que exalta lideranças negras

Em setembro, a sala receberá encontros de mediação de leitura e contação de histórias com Janine Rodrigues.

Outra novidade no museu é o lançamento do audioguia Rio das Crianças, Tempo em Festa, criado para conduzir os visitantes mirins pela exposição Rio de Festas. O material sonoro, que pode ser acessado por smartphones, apresenta a história de Lia, Léo e Maíra, três personagens que gostam de brincar e contar histórias no Parque da Cidade.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Criado em 1934 pelo prefeito Pedro Ernesto (1931-1936), o Museu Histórico da Cidade possui atualmente um rico acervo com cerca de 24 000 peças. Entre as coleções, estão obras de artistas consagrados como Visconti, Thomas Ender, Antônio Parreiras, Armando Vianna, Augusto Malta e Marc Ferrez.

Estrada Santa Marinha. Gávea. Qui. a dom. 9h/16h. Grátis. http://museudacidadedorio.com.br/.

Continua após a publicidade
Publicidade