Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Porto Maravilha ganha painel de grafite que exalta lideranças negras

Mural é o marco inicial do Parque Arte, corredor cultural que vai aliar arte urbana e feiras de empreendedorismo e gastronomia

Por Marcela Capobianco Atualizado em 5 jul 2021, 19h11 - Publicado em 5 jul 2021, 18h37

O Porto Maravilha ficará mais colorido nesta terça (6), com a inauguração do painel Visões de resistências, Sonhos de Liberdade. O mural criado pelo artista Acme tem 420 metros quadrados e homenageia líderes da luta pela igualdade racial do Brasil e dos Estados Unidos.

+ Prefeitura nega ter aplicado doses de vacina vencida

O painel fica na Avenida Professor Pereira Reis, perto da região conhecida como Pequena África, palco de inúmeros marcos da luta de africanos escravizados no Brasil e a dois quarteirões do Cais do Valongo, principal porto de entrada de escravos no continente americano, reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco.

+ Nise da Silveira ganha homenagem em exposição no CCBB

Resultado de uma iniciativa do Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro, com o apoio do Núcleo de Ativação Urbana (NAU), o painel é o marco inicial do Parque Arte, corredor cultural que vai reunir arte urbana e feiras de empreendedorismo e gastronomia.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

“Queremos promover, neste espaço, a economia da Zona Portuária, além de enriquecer culturalmente a comunidade que vive no entorno e transformá-lo num atrativo ponto turístico na cidade”, planeja Hiroshi Shibuya, CEO do NAU.

+ Irreverentes, influenciadores de favelas entram na mira de grandes marcas

O painel também conta com o apoio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), responsável pelo Porto Maravilha, e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Continua após a publicidade

Publicidade