Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Vacina: Prefeitura do Rio nega ter aplicado doses vencidas da AstraZeneca

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as suspeitas ocorreram devido a erros de sistema nos registros. Foram checados os dados de 756 casos

Por Agência Brasil 5 jul 2021, 11h42

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) informou, em nota, que não recebeu doses vencidas da vacina AstraZeneca e afirmou que nenhuma de suas unidades aplicou doses fora da data de validade. A constatação foi feita após a secretaria ter checado os dados de todos os 756 vacinados suspeitos de terem recebido as vacinas supostamente vencidas.

+ O avanço da vacinação: em um mês, mortes por Covid-19 caem 44% no Rio

Até o momento, o órgão da prefeitura carioca conseguiu entrar em contato com 741 pacientes. Os outros quinze registros continuam sendo investigados. A SMS destacou, porém, que “não há qualquer indício de que houve aplicação com doses vencidas nestes casos”.

De acordo com a SMS, erros de sistema nos registros dessas pessoas levantaram a suspeita, mas, segundo a secretaria, na maioria dos casos o erro foi corrigido. Os restantes estão em processo de ajustes.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

A secretaria avaliou, por outro lado, que “diante das mais de 4,1 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 aplicadas no município do Rio, os registros identificados com erros no preenchimento das informações representam uma parcela muito pequena da campanha de vacinação”.

.

Continua após a publicidade
Publicidade