Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Imersão asiática: Rio recebe exposições e mostra de filmes da Coreia do Sul

Museu Naval abriga, até 15 de agosto, o Coreia in Rio. CCBB exibe filmes de premiado cineasta sul-coreano

Por Marcela Capobianco Atualizado em 8 jul 2021, 11h13 - Publicado em 7 jul 2021, 13h26

A partir desta quinta (8), os cariocas vão poder aprender sobre a cultura coreana em um grande evento, com entrada gratuita, que vai ocupar o Museu Naval, no Centro.

Na programação do Coreia in Rio estão exposições de fotografias, caligrafias da Coreia do Sul e roupas típicas tradicionais (Hanbok), além de vídeos e tour virtual por cidades do país asiático.

+ Porto Maravilha ganha painel de arte urbana que exalta lideranças negras

Nos dias 24 de julho e 7 de agosto acontecem workshops gratuitos de k-pop, gênero musical que conquistou fãs pelo mundo. É necessário fazer agendamento prévio para participar.

“Os laços culturais entre Coreia e Brasil estão se fortalecendo. A programação do Coreia in Rio foi elaborada com diversos temas como hangul, palácios reais, taekwondo e k-pop, refletindo a imagem cultural da Coreia, onde tradição e cultura popular coexistem”, diz Wankuk Kim, diretor do Centro Cultural Coreano.

Rua Dom Manuel, 15, Centro. Qui. a dom., 13h/17h. Agendamento pela Sympla. Até 15 de agosto. Outras informações no site do Museu Naval.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Mostra gratuita de filmes de Hong Sang-soo no CCBB

O Centro Cultural Banco do Brasil recebe, a partir desta quarta (7), uma retrospectiva da obra do premiado cineasta sul-coreano Hong Sang-soo. A mostra exibirá, de forma presencial, todos os 24 longas do diretor, em 36 sessões, permitindo o acesso do público brasileiro a obras aclamadas pela crítica mas raras no circuito comercial.

Com uma linguagem minimalista, utilizando personagens banais, que vivem situações corriqueiras, o cinema de Hong flerta com o absurdo.

Entre os destaques estão os filmes Hahaha, vencedor do prêmio Un Certain Regard, no Festival de Cannes 2010; Nossa Sunhi, ganhador do Leopardo de Prata de Melhor Diretor no Festival de Locarno em 2013; Certo Agora, Errado Antes, vencedor do Leopardo de Ouro no Festival de Locarno de 2015 e Na Praia à Noite Sozinha, que estreou no Festival de Berlim, em 2017. Na ocasião, a atriz Kim Min-hee foi premiada com Urso de Prata de melhor atriz.

A curadoria é de Isabel Veiga, Samuel Brasileiro e Vitor Medeiros. A programação, totalmente gratuita, inclui dois debates on-line, nos dias 21 e 28 de julho.

Confira a programação completa.

Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Qua. a seg., 12h/18h. Agendamento da visita pelo site Eventim. Até 8 de agosto. Informações adicionais no site do CCBB.

Continua após a publicidade
Publicidade