Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Madureira terá passeio turístico gratuito de ônibus por atrações do bairro

Serão quatro veículos sem barulho ou emissão de gases poluentes que irão fazer o tour de uma hora, passando por lugares como a Portela e o Mercadão

Por Kamille Viola Atualizado em 26 out 2021, 19h05 - Publicado em 25 out 2021, 17h49

Cantados por Arlindo Cruz na famosa canção, os encantos de Madureira poderão ser conferidos em um passeio turístico de ônibus que será lançado no bairro em 5 de novembro, Dia Nacional da Cultura. Com cerca de uma hora e dez quilômetros, o tour vai passar pelas principais atrações do lugar.

+ Com humor ácido, cartunista André Dahmer estreia exposição na Gávea

O secretário municipal de Cultura, Marcus Faustini, explica que a escolha do bairro para o lançamento do projeto era natural, já que Madureira foi o primeiro lugar escolhido para o programa Zonas de Cultura, que vai R$ 1,5 milhão lá ano que vem.  “Além do fato de o bairro ser a cara da inovação, a economia criativa carioca, onde se misturam charme, samba, hip hop, jongo e outras manifestações culturais”, explica.

+ De tirar o chapéu: Alcione inaugura segundo bar com seu nome com dois shows

A viagem começa e termina na Arena Carioca Fernando Torres, numa das entradas do Parque Madureira. Em seguida, passa por pontos como Palácio 450 (construção de 1920, reformada pela prefeitura em 2015, nos 450 anos da cidade), Portelinha (antiga quadra da Portela e hoje sede da Velha Guarda), Portela, Viaduto Negrão de Lima e Mercadão de Madureira e quadra do Império Serrano, entre outros.

Continua após a publicidade

+ Junta Local volta à Marina da Glória com muita comida, bebida e música

Cada carro terá capacidade para 79 passageiros, sendo 40 sentados. Serão quatro veículos em operação, entre elétricos e a gás, sem barulho e sem emissão de gases poluentes. O tour é parte do projeto Verão Verde, e é uma parceria entre as secretarias de cultura e de transportes da cidade.

“Este é um projeto para demonstrar, na prática, à população como é o transporte que queremos para o Rio no futuro, com alternativas energéticas sustentáveis. O chamamento público para empresas interessadas em participar do programa está aberto até o dia 29 de outubro”, explica a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio.

A estreia será com alunos da rede municipal. Dez dias depois, o passeio será aberto a todos, e terá de uma a duas viagens diárias (manhã e tarde), sempre de graça, aos sábados e domingos.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Publicidade