Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Com humor ácido, cartunista André Dahmer estreia exposição na Gávea

Além de tirinhas, mostra traz bandeira e pinturas também criadas pelo artista, divididas por temas como redes sociais, pandemia e sátiras ao mundo da arte

Por Kamille Viola Atualizado em 26 out 2021, 11h42 - Publicado em 25 out 2021, 16h51

O humor ácido do cartunista André Dahmer aporta a partir desta terça (26) na galeria Silvia Cintra + Box 4, na Gávea, com a exposição Ainda estamos aqui. Além de tirinhas feitas por ele nos últimos três anos – a maior parte delas publicada em jornais -, ele apresenta quatro pinturas e uma bandeira criadas por ele, com a frase que dá nome à mostra. 

+ De tirar o chapéu: Alcione inaugura segundo bar com seu nome com dois shows

Os cartuns vêm separados por temas, entre eles pandemia, costumes, sátiras ao mundo da arte, redes sociais e governo Bolsonaro. Considerado um dos melhores cartunistas em atividade no país, Dahmer faz um panorama dos tempos atuais em seu trabalho. Mas, por mais que suas obras causem reflexão, ele diz que, no fim das contas, o que procura mesmo é fazer rir. “Acho que a função do meu trabalho é o riso, mesmo que consiga chegar em outros lugares, como o pensamento crítico. É a função de todo cartunista”, resume o artista.

+ Junta Local volta à Marina da Glória com muita comida, bebida e música

Entre os destaques, uma tela que traz uma pintura de Dahmer reproduzindo um famoso tweet do jogador Dejan Petković, de 2010, em que ele dizia “Animo galera tudo vai melhorar depois da copa 2014”. Ele também reproduziu o restauro da obra Ecce Homo feito por Cecilia Giménez na cidade de Borja, na Espanha, que virou meme. Com isso, o artista procurou fazer o inverso do NFT, nova aposta do mercado de arte. A exposição fica em cartaz até 20 de novembro.

Galeria Silvia Cintra + Box 4. Rua das Acácias, 104, Gávea. Ter. (26), 19h/22h. Funcionamento: Seg. a sex., 10h/19h. Sáb., 12h/16h. Grátis. Até 20/11.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Publicidade