Clique e assine por apenas 4,90/mês

Galerias de arte promovem mostras virtuais na quarentena

Como os espaços dedicados às artes plásticas no Rio estão fechados, internet surge como plataforma de divulgação

Por Marcela Capobianco - Atualizado em 7 abr 2020, 15h43 - Publicado em 7 abr 2020, 14h10

O setor de artes plásticas carioca começou a se movimentar para firmar-se como opção digital em tempos de isolamento social. A galeria Ble, que fica em Botafogo, está disponibilizando uma série de vídeos com a participação de sete artistas residentes: Clauky Boom, Luiza Scarpa, Jota Carneiro, Cris Lamartine, Leo Alem, Fabíola C. Folly e Raquel Signorelli.

+ Escolas de elite do Rio não diminuem preço da mensalidade com quarentena

Cada artista vai abrir as portas de seus respectivos ateliês para mostrar uma seleção de obras por vídeo. Ao todo são 21 trabalhos. “A ideia é mostrarmos a intimidade de cada um neste período de quarentena e criação e fazermos uma exposição virtual”, conta Clauky Boom, curadora do evento. Os vídeos estão sendo postados todos os dias, no Instagram de cada artista e também no perfil da galeria na rede social.

+ Manifesto silencioso: estátuas do Rio amanhecem com máscaras coloridas e os dizeres ‘Vai Passar’

Continua após a publicidade
Luiza Scarpa: Dimensões Perceptivas Luiza Scarpa/Divulgação

“A quarentena fala sobre lidar com as adversidades, que são agora, mais do que nunca, minhas inspirações para trabalhar”, destaca a artista plástica Luiza Scarpa. Ela traz em sua seleção duas colagens analógicas e uma pintura com tinta acrílica (foto acima).

+ Para receber a Veja Rio em casa, é só clicar aqui.

A galeria Simone Cadinelli Arte Contemporânea publicou no Instagram, Facebook e no próprio site uma seleção especial de obras de quinze artistas: Claudio Tobinaga, Fernanda Sattamini, Gabriela Noujaim, Isabela Sá Roriz, Jeane Terra, Jimson Vilela, Kammal João, Leandra Espírito Santo, Patrizia D’Angello, Roberta Carvalho, Sani Guerra, Stella Margarita, Urbano Iglesias, Ursula Tautz e Yoko Nishio. Nesta exibição virtual, as obras foram exibidas com uma descrição e uma minibiografia de cada artista.

+ Peça vai estrear por videoconferência.

Continua após a publicidade

 

Publicidade