Clique e assine por apenas 4,90/mês

Ao vivo: peça que estrearia em apartamentos será transmitida on-line

A pandemia do novo coronavírus mudou os planos de companhia, que estreia na terça (7) o primeiro espetáculo produzido para streaming

Por Marcela Capobianco - Atualizado em 6 abr 2020, 12h06 - Publicado em 6 abr 2020, 11h25

O setor da cultura tenta responder à imprevista crise do novo coronavírus, e os artistas lançam mão da internet e das diversas plataformas digitais para seguir trabalhando, ao mesmo tempo em que exploram novas linguagens.

Nesta terça (7), o grupo Teatro Caminho estreia o solo em streaming O Filho do Presidente. Com o decreto de isolamento social, a diretora Natasha Corbelino e o ator e dramaturgo Ricardo Cabral tiveram que dar uma guinada  no processo de criação. Agora, o espetáculo vai estrear nas redes, por videoconferência.

+ Empresários apontam soluções para reerguer o setor cultural

Antes da quarentena, O Filho do Presidente estrearia num circuito de casas e apartamentos no Rio e em São Paulo. A data da estreia foi mantida, mas agora serão seis dias de apresentação no Zoom, aplicativo de videochamadas que tem ganhado cada vez mais adeptos. A ferramenta é gratuita e permite a realização de reuniões, cursos e até aulas de ginástica para quem está em casa.

Continua após a publicidade

+ Crônica de Gustavo Pinheiro: a cultura em tempos de pandemia

Ricardo Cabral: peça que seria encenada em casas e apartamentos será apresentada por streaming Carolina Calcavecchia/Divulgação

A diretora explica que não é teatro filmado, como algumas companhias vêm disponibilizando filmagens de peças já exibidas. “A câmera do celular foi incorporada como um dispositivo da cena. Estamos descobrindo um jeito novo de encenar, mesmo confinados”, conta Natasha.

+ Para receber a Veja Rio em casa, é só clicar aqui.

O monólogo conta a história de um homem em fuga. Depois de pegar o metrô no sentido errado, ele mata dois policiais, rouba um livro e empreende uma fuga. Este é o quarto espetáculo do grupo carioca que trabalha há sete anos com teatro em espaços não convencionais. “O virtual radicalizou ainda mais nossa pesquisa espacial”, avalia o ator. “É teatro, cinema, história, performance, live, tudo ao mesmo tempo”, conclui.

Continua após a publicidade

+ Orquestra grava vídeo com ‘colagem’ de músicos

O Filho do Presidente (45 min). Classificação indicativa: 18 anos. De terça (7) a domingo (12), 20h30. Link da transmissão disponível a cada dia no site teatrocaminho.com e no perfil do Instagram @teatrocaminho. O ingresso é uma colaboração consciente, feita pelo Sympla. 

Publicidade