Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Cem anos de Lygia Clark: exposição virtual celebra trajetória da artista

Obras de 125 artistas contemporâneos dialogam com os conceitos da pintora e escultora mineira e celebram sua importante trajetória

Por Marcela Capobianco 6 ago 2021, 12h05

Nascida em 23 de outubro de 1920, Lygia Clark, uma das grandes artistas plásticas brasileiras, não pôde ter seu centenário comemorado à altura, por causa da pandemia da Covid-19.

+ Três esculturas para prestar atenção na mostra Estado Bruto, no MAM Rio

Quase um ano depois, algumas galerias começam a se movimentar para que a data não passe em branco. O espaço virtual da Zagut reúne, a partir da próxima terça (10), obras de 125 artistas que dialogam com conceitos caros à pintora e escultora mineira.

+ Exposição de Cocco Barçante no Centro Cultural Correios é um clamor por tempos delicados

A trajetória de Lygia Clark é celebrada de diversas maneiras na mostra. Seja em obras que se encontram com os conceitos e ensinamentos da mestra, em pinturas e gravuras baseados no rosto da artista e peças inspiradas no movimento neoconcreto.

Continua após a publicidade

+ Mostra no Oi Futuro propõe que visitantes desliguem o celular

Estão por lá trabalhos de Jards Macalé, Cecília Ribas, Vilma Lima, César Paes Barreto, José Rocha, Roberto Negri, Ana Luiza Mello, Ana Morche, Carmem Bello e tantos outros artistas.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Lygia Clark revolucionou a relação entre obra-espectador, propondo que as pessoas tocassem nas peças produzidas por ela, tornando-se, assim, personagens ativos e não meros contempladores da arte.

Para conferir a galeria virtual, é só acessar o site da galeria Zagut a partir de terça (10).

Continua após a publicidade

Publicidade