Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Carnaval em casa: shows on-line para entrar no clima da folia

De live do Monobloco em servidor do jogo GTA a playlists de artistas para embalar festinhas em casa, o feriado tem tudo para ser animado

Por Marcela Capobianco Atualizado em 5 fev 2021, 16h26 - Publicado em 4 fev 2021, 16h09

Nenhum carioca jamais imaginou que viveria para ver um Carnaval sem blocos de rua, desfiles de escolas de samba e os tradicionais bailes. Pensando no próximo e em frear o contágio pelo novo coronavírus, é necessário fazer esse esforço e esperar pela vacina para poder abraçar o Rei Momo com pompa e circunstância num futuro breve.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Mas quem disse que não pode ter programação de folia dentro de casa? Aos poucos, artistas e cortejos vão se movimentando para fazer lives e entreter os foliões saudosos de uma aglomeração se divertirem no feriado, em segurança. Confira, abaixo, algumas sugestões.

e-Carnaval com Preta Gil, Péricles, Jota Quest e Bell Marques.

Preta Gil com adereços de Carnaval
Preta Gil: cantora fará live diretamente do Morro da Urca na sexta pré-Carnaval Divulgação/Divulgação

Na sexta (12), a cantora Preta Gil estará ao vivo, a partir das 18h, no Morro da Urca, comandando uma live que vai unir Rio, São Paulo, Minas e Bahia. O e-Carnaval SulAmérica terá, além de Preta, shows de Péricles, Jota Quest e Bell Marques, cada um em sua cidade.

“Darei o meu melhor para que o público possa festejar, com segurança, em casa”, diz a filha de Gilberto Gil. Para assistir, basta acessar o canal da SulAmérica no YouTube, canais LIKE e 500 da Claro TV, pela rádio Mix Rio e Rádio SulAmérica Paradiso FM e pela nova plataforma streaming SulAmérica Paradiso, que é acessada via aplicativo ou site.

+ Liga Sebastiana lança playlists para animar folia em casa

Carnaval do Teatro Riachuelo.

Integrantes do bloco Agytoê posam para foto com roupas em tons de dourado
Agytoê: bloco afirma que, se não pode estar na rua, estará na cura Divulgação/Divulgação

A partir de sexta (12), blocos tipicamente cariocas vão invadir o palco da Cinelândia e as apresentações gratuitas, sem plateia, serão transmitidas ao vivo. Quem abre os trabalhos é a trupe Amigos da Onça, comemorando dez anos de purpurina e música boa, com uma apresentação às 21h de sexta (12). O show do músico Cisão e sua turma será transmitido pelo canal do YouTube do bloco Amigos da Onça. Músicas irreverentes e autorais como Bota a Purpurina no Suvaco e Finge que é Dove, Roll On!!!, vão se misturar a hits de Lulu Santos, Banda Eva, BaianaSystem e Anitta, por exemplo.

No domingo (14), é a vez do Cordão do Boitatá promover um baile multicultural, a partir das 15h, com transmissão pelo canal do YouTube do Teatro Riachuelo Rio. O cortejo comemora 25 anos de vida com a orquestra completa no palco, tocando marchinhas e sucessos de Chico Buarque, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, entre outros baluartes da nossa música.

Já na terça de Carnaval, (16) o Agytoê comanda a festa, com uma live no seu próprio canal do YouTube, às 21h. O repertório homenageia a cultura baiana, unindo clássicos da origem do samba-reggae, a pérolas do axé music da década de 90 e sucessos mais atuais. Algumas canções autorais terão espaço na festa.

+ Carnaval em casa: Fundição Progresso lança cursos on-line para celebrar a folia

Vídeos inéditos do Monobloco.

Integrantes do monobloco posam com seus instrumentos
Monobloco: vídeos no YouTube para entreter os foliões em casa Divulgação/Divulgação

Se o folião não pode ir às ruas, o Monobloco resolveu levar a alegria de seus desfiles para dentro das casas. Na próxima terça (9), dez vídeos inéditos estreiam no canal do bloco no YouTube. As gravações foram feitas de forma remota, com cada integrante em sua casa. Diretores, batuqueiros e canários gravaram temas clássicos dos desfiles do Monobloco que vinham sendo ensaiados nas oficinas de percussão do bloco.

Nos vocais, revezam-se Pedro Luis, Renato Biguli, Pedro Quental, João Biano, Mariá Pinkusfeld, Igor, Thais Macedo e Gui Valença, além de Cachaça na guitarra, Carlos Chaves nos cavacos e os batuqueiros de ouro do Monobloco, é claro. Entre as músicas que serão disponibilizadas estão Tá Escrito, Arerê, Toda Forma de Amor e Não Deixe o Samba Morrer.

Continua após a publicidade

No dia 13 de fevereiro, sábado de Carnaval, um dos blocos mais alto astral do Rio inova mais uma vez e fará uma live no Cidade Alta RP, o maior servidor do game GTA no Brasil. A folia virtual começa às 20h30.

+ Concurso de fotografia premia vencedor com viagem a Paris

Papo de Música.

O historiador Luiz Antonio Simas
Luiz Antonio Simas: autor do Dicionário da História Social do Samba vai debater sobre Carnaval no Papo de Música Acervo pessoal/Divulgação

Nas quartas de fevereiro, a jornalista e colunista de VEJA Rio Fabiane Pereira vai comandar lives sobre samba e Carnaval no canal do YouTube Papo de Música. O projeto Pelas Quadras do Samba, aprovado pela Lei Aldir Blanc, começou nesta quarta (3), com uma entrevista com o carnavalesco da Mangueira, Leandro Vieira. Nas próximas semanas participam o professor Luiz Antonio Simas, o escritor Jader Moraes, as escritoras Helena Theodoro e Marilda Santanna e os jornalistas Lucas Nobile e Leonardo Bruno. Os papos acontecem sempre das 19h às 20h.

+ Inca e Fundação Nacional do Câncer lançam desafio de combate à doença

Mundinho Kids.

Mulher com tesoura e criança fantasiada pulando
Oficina de fantasias: artista plástica Mari Revelles fará live no Instagram do Shopping Metropolitano Barra Mundinho Kids/Divulgação

O Shopping Metropolitano Barra transferiu para a internet a programação de Carnaval. No próximo domingo (7), Mari Revelles comanda uma Oficina de Fantasias para os pequenos, às 16h, pelo perfil do Instagram do estabelecimento. A artista plástica vai dar algumas ideias fáceis e muito criativas para se fantasiar usando material que todos têm em casa, além de roupas antigas.

No domingo de Carnaval (14), o ZooBloco vai colocar crianças e adultos para pular carnaval com toda segurança. O bloco reúne nas ruas todos os anos crianças e seus pais para curtirem músicas que têm animais como tema: de infantis, como Arca de Noé e Saltimbancos, a Titãs e Secos e Molhados, passando por canções tradicionais do folclore. Este ano, juntando-se ao movimento liderado pela associação dos blocos de rua do Rio Sebastiana, #carnavalemcasa, o ZooBloco e o Met vão incentivar que os pequenos também façam a folia acontecer dentro de casa. A live vai ser transmitida do Terraço Met, no pôr do sol, a partir das 17h30.

Durante a live vai acontecer ainda a Folia de Ofertas. Um QR Code vai direcionar o cliente para um espaço no site com todas as ofertas das lojas participantes. Os descontos serão válidos somente durante os dias de Carnaval, de 13 a 17 de fevereiro, e para as lojas físicas.

“Estamos vivendo um momento único e entendemos que nossos mini clientes e seus familiares merecem segurança para se divertir. Mesmo dentro de casa, se nós podemos promover um carnaval feliz, seguro e sem aglomerações, por que não?” comenta Eliza Santos, gerente de marketing do Shopping Metropolitano Barra.

 

Galo da Madrugada.

Quem disse que não dá para aproveitar o Carnaval de Recife sem sair de casa? Este ano, a cantora e compositora pernambucana Carla Rio é a grande convidada da live dos Ensaios do Carnaval de André Rio e do Bloco das Ilusões, que acontece neste sábado (6), a partir das 18h, pelo YouTube, em comemoração aos 14 anos dos ensaios do Carnaval de Recife.

A transmissão será feita diretamente da sede do Galo da Madrugada, simultaneamente, pelos canais oficiais de André Rio e do Galo Recife, levando o frevo, canções de rua e a alegria da folia para quem se conectar a eles, em qualquer lugar do mundo.

Playlists temáticas.

Para trazer o gostinho do Carnaval de rua para a casa dos assinantes, a plataforma de streaming Deezer convidou 17 blocos famosos do Brasil, como Lua Vai, Sargento Pimenta, e Baianas Ozadas, para montarem suas próprias playlists. Por lá também é possível curtir listas de músicas da época mais festiva do ano de cidades como Salvador, Rio de Janeiro, Olinda, Belém e Belo Horizonte.

Para animar o bloco Fique em Casa, o canal conta com playlists feitas especialmente por artistas loucos por carnaval, a exemplo de Gilberto Gil, Daniela Mercury, Preta Gil, Ludmilla e Gaby Amarantos. Além disso, também é possível matar um pouco da saudade de ir ao sambódromo e vibrar pela sua escola do coração com a seleção Enredos do Carnaval, com os sambas que praticamente viraram hinos.

Continua após a publicidade

Publicidade