Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Carnaval em casa: Fundição Progresso cria cursos on-line inspirados na folia

Projeto terá seis oficinas gratuitas ministradas por professores de diversas áreas, como o historiador Luiz Antonio Simas e a artesã Lena Martins

Por Marcela Capobianco Atualizado em 2 fev 2021, 12h57 - Publicado em 2 fev 2021, 12h56

Ainda fechada e sem previsão de reabrir ao público de forma presencial, a Fundição Progresso resolveu ir além das lives musicais e entrevistas veiculadas pelas redes sociais.

Com a proximidade do feriado de Carnaval, a casa de shows da Lapa vai lançar uma série de cursos on-line, com arte-educadores, para experiências práticas e reflexivas sobre a folia.

O projeto Escola de Saberes terá seis oficinas gratuitas ministradas por professores de diversas áreas do Carnaval, a exemplo do historiador Luiz Antonio Simas, a artesã Lena Martins, a bailarina Aline Valentim e a maquiadora Fernanda Santoro.

+ A live que faltava: Maria Bethânia fará show on-line no sábado de Carnaval

“As atividades estão no campo da criatividade e da inspiração, para podermos brincar, na segurança de nossas casas, mas com aquele toque de purpurina que o Carnaval merece. Teremos dicas para que todos possam colocar seus estandartes nas janelas, tocar um samba, dançar, se maquiar e aprender sobre a riqueza dessa manifestação cultural brasileira”, diz Vanessa Damasco, gestora de projetos da Fundição Progresso.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

As aulas serão transmitidas pela plataforma Zoom e pelo canal da Fundição no YouTube. O primeiro curso começa nesta sexta (5), às 9h, com lições de Maracatu com Aline Valentim, coreógrafa, bailarina e professora, referência em dança afro-brasileira e danças populares. Serão seis encontros às sextas, segundas e quartas.

A maquiagem artística será o tema das aulas de Fernanda Santoro, que acontecem também na sexta (5), no sábado (6) e no dia 13 de fevereiro, às 18h. Produtora de maquiagem há 13 anos, ela trabalhou em grandes escolas de samba, além de teatro e TV.

Continua após a publicidade

+ Maxwell Alexandre: “Adoro a vibe do Museu de Arte do Rio”

Já Beto Moreira vai ministrar sessões de cineclube com filmes sobre Carnaval, no sábado (6) e no dia 13, às 15h. Ele é cofundador da primeira escola livre de cinema e vídeo da cidade, o Vídeo Fundição/ Arcos Digital Filmes, além de idealizador de escolas técnicas e produtor de cinema.

Lena Martins, militante do movimento de mulheres negras e criadora das bonecas Abayomi, vai ensinar sobre criação e confecção de estandartes em três aulas, na segunda (8) e nos dias 10 e 12 de fevereiro, às 17h.

+ Carlos Saldanha lança série na Netflix: “Cinema requer paciência”

Bloco de Carnaval com estandarte amarelo do bloco Cordão do Boitatá em destaque
Estandartes: Fundição Progresso vai promover aulas sobre como produzir lindas flâmulas carnavalescas, com Lena Martins Fundição Progresso/Divulgação

+ Exposição no CCBB revista obra de artista japonesa ChiharuShiota

Um instrumento não pode faltar, e a pandeirista Clarice Magalhães, fundadora e regente da Orquestra de pandeiros Tum Tá que Tá, dará oficinas sobre percussão, nos dias 9, 11, 14 e 16, às 18h.

Fechando a programação, o historiador, escritor, professor e compositor Luiz Antônio Simas dará uma aula sobre a história do carnaval no dia 11 de fevereiro, às 20h, no canal do Youtube da Fundição.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Para participar das aulas, basta se inscrever pelo site da Fundição Progresso.

Continua após a publicidade
Publicidade