Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Concurso de fotografia premia vencedor com viagem a Paris

Inscrições para o Prix Photo Aliança Francesa vão até abril. Já o #Frente vai selecionar obras de fotógrafos de periferias de todo o Brasil

Por Marcela Capobianco 3 fev 2021, 15h55

Dois concursos de fotografia estão com inscrições abertas para profissionais e amadores dos cliques. Os prêmios vão de exposição e portfólio on-line a viagem para a França. Então apure o olhar, confira abaixo as oportunidades e boas fotos!

+ Mostra sobre Alphonse Mucha no CCBB ganha tour virtual

10º Prix Photo Aliança Francesa.

Senhora apoiada na janela de um casa numa favela
Favelicidade: fotógrafo Luiz Baltar ganhou menção honrosa na última edição com sua série de imagens em favelas Luiz Baltar/Divulgação

O tradicional concurso da ONG cultural vale para fotógrafos amadores ou profissionais de todo o Brasil. O tema desta edição é Reflexos, baseado na imagem da série Terra d’Água (imagem principal, acima), do fotógrafo Benoît Fournier, ganhador da edição de 2013. Para participar, é necessário fazer o upload de dez fotografias coloridas ou preto e branco.

As imagens poderão ser manipuladas ou não, no tamanho máximo de 2mb e em formato JPG, e obtidas por meio de equipamento analógico (câmera de qualquer formato, pinhole ou outra técnica) ou digital.

O concurso busca valorizar propostas artísticas originais, experimentais, sejam abstratas ou documentais, e que possam oferecer um olhar diferenciado sobre as grandes questões de nosso tempo.

O Prix Photo Aliança Francesa vai premiar o vecedor com uma viagem com acompanhante para Paris com bilhetes da Air France. O segundo colocado terá direito a um fim de semana para duas pessoas no Santa Teresa Hotel RJ MGallery. Já o fotógrafo que conquistar o prêmio do júri popular ganha uma bolsa de um semestre na Aliança Francesa.

As inscrições abrem na próxima quarta (10) e vão até o dia 10 de abril, às 23h59, horário de Brasília, através do site oficial.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Festival Carioca de Fotografia Popular Emergente.

Nascido das vivências de Giuliano Lucas, fotógrafo, documentarista, artista visual e produtor,  o #FRENTE está com inscrições abertas.

Batizado de Festival Carioca de Fotografia Popular Emergente, o evento pretende exaltar o trabalho de fotógrafos de periferias de todo o Brasil, sem estigmatizar moradores de comunidades.

+ Frente fria chega ao Rio no fim de semana

“Criamos o #FRENTE por acreditar na diversidade e pluralidade de produções realizadas por muitos fotógrafos de origem periférica. A ideia é ser uma janela, construindo uma plataforma para diálogo, formação e incentivo das múltiplas produções de artistas e olhares que emergem do silenciamento social, econômico e cultural”, explica Giuliano.

Com apoio da Lei Aldir Blanc, serão selecionados quarenta fotógrafos para expor na galeria virtual, que terá um portfólio online para que os trabalhos selecionados possam ser vendidos. O evento contará, ainda, com lives sobre mercado da fotografia, arte, redes sociais e desafios da fotografia na pandemia.

+ Mangueira ocupa o MAM com oficinas paralelas a homenagem a Hélio Oiticica

Através de workshops, os fotógrafos terão noção de como gerenciar o próprio trabalho, precificar, vender, usar as redes sociais e ter noções de marketing, além de desenhar um plano de carreira.

Fotógrafos moradores de comunidades do Rio, maiores de 18 anos, que fazem uso de celulares, câmeras analógicas e/ou digitais, bem como outras formas híbridas de captura de imagens, podem participar. Para se inscrever, basta acessar este link até o dia 15 de fevereiro. Outras informações no Instagram @frentefestival.

 

Continua após a publicidade
Publicidade