Confira 30 atrações gratuitas para curtir este fim de semana

Um guia com programas para se divertir sem gastar dinheiro, com espetáculos, exposições, eventos e outras atrações

Mais Ioga Por Favor

ioga

Neste domingo (11), a Melissa, cuja nova coleção foi batizada como Open Vibes, lança um tapete para relaxar. A novidade será apresentada num aulão de ioga, às 9h, no gramado em frente ao Palaphita Kitch, na Lagoa, ministrado pelo gaúcho Carlo Garagna, criador do canal personalizado Praná Yoga. Acesse para mais informações.

Encontro Nacional de Mulheres Viajantes

 (Instagram/@mulheresdesal/Reprodução)

Neste sábado (10), às 15h, o primeiro Encontro Nacional de Mulheres Viajantes acontece no shopping Bossa Nova Mall em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento reunirá uma série de atrações que abordará o crescimento do público feminino que prefere viajar sozinho. Acesse para mais informações.

Movimento Pró-Sono

 (Divulgação/Divulgação)

Neste domingo (11), o Rio de Janeiro recebe a terceira edição do Movimento Pró-Sono, que acontece às 10h, na Quinta da Boa Vista. Visando conscientizar os participantes sobre a importância do sono para uma boa qualidade de vida, o movimento gratuito reunirá grupos de atividades físicas e ações para a reorientação de bons hábitos noturnos. Acesse para mais informações.

Maquete Lego

 (Ari Versiani/Ag.Ponto/Divulgação)

Sucesso que atraiu milhares de curiosos para o Boulevard Olímpico durante os Jogos Olímpicos, em 2016, a maquete de Lego que representa a cidade do Rio ganha novo lar. A Cidade das Artes foi escolhida para receber a maior construção de tijolinhos coloridos já realizada na América Latina: cerca de 950 000 peças retratam 25 pontos turísticos, incluindo o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã e o Copacabana Palace (foto).

Cidade das Artes — Galeria I. Avenida das Américas, 5300, Barra. Terça a domingo, 10h às 22h. Grátis. A partir de 2 de março.

Cinemateca do Mam

 (Ingmar Bergman/Reprodução)

Ingmar Bergman é a grande atração deste sábado (10) da Cinemateca do Mam. A partir das 15h30, o espaço abrigará uma sessão gratuita de “Fanny & Alexander”, filme do cineasta sueco que completaria 100 anos em 2018. Acesse para mais informações.

Casa da Pedra

 (Tastequiet/Divulgação)

Tastequiet é um projeto do artista plástico nipo-brasileiro Vidi Descaves, 26 anos, que consiste em pintar um quadrinho por dia durante o intervalo de um ano. Ao fim do período (durante o qual são postados diariamente na página no Facebook do projeto), ele os reúne em um grande livro, financiado coletivamente pelos seus “leitores” – entre aspas pois os quadrinhos não tem texto, somente imagens. Acesse para mais informações.

Krav Magá para mulheres

krav magá

Durante o mês de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Federação Sul Americana de Krav Maga realizará, em todo o Brasil, aulas especialmente voltadas ao público feminino. O objetivo é mostrar que a defesa pessoal é eficiente na segurança das mulheres em qualquer situação, mesmo contra agressores maiores ou mais fortes. Acesse para mais informações.

Galeria de Arte Ipanema

 (PAULO SCHEUENSTUHL/Divulgação)

Ganhou novo fôlego, com a temporada esticada até o dia 31, a coletiva Raro Percurso, em cartaz na Galeria de Arte Ipanema. A mostra retrata em grande estilo o trabalho do fundador do espaço, Luiz Sève, que, ao longo de pouco mais de cinquenta anos, amealhou uma formidável coleção. Parte desse patrimônio inclui obras de, entre outros, Di Cavalcanti, Lygia Clark, Portinari, Tomie Ohtake, Frans Krajcberg e Beatriz Milhazes. Alfredo Volpi é lembrado com quatro de suas inconfundíveis telas, a exemplo de Ogiva (foto).

Galeria de Arte Ipanema. Rua Aníbal de Mendonça, 27, Ipanema. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 15h. Grátis. 

Galeria Patricia Costa

 (Daniel Jaén/Divulgação)

Na quinta (8), Dia Internacional da Mulher, a Galeria Patricia Costa exibe novos trabalhos de Ana Luiza Rego. A data inspira as criações reunidas na individual Contos Saloméicos. Batizadas com nomes femininos, a exemplo de Norma, Laura e Diana (foto), nove pinturas a óleo, influenciadas pela figura bíblica de Salomé, abordam temas como solidão, euforia e poder, sem perder o humor de vista.

Galeria Patricia Costa. Avenida Atlântica, 4240, Copacabana. Segunda a sexta, 11h às 19h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até o dia 29.

Veteran Car Club

 (Veteran Car Club/Divulgação)

O Shopping Città recebe neste sábado (10) o evento “Grande Praça de Março”, organizado pelo Veteran Car Club, primeiro clube de veículos antigos do Brasil. Em comemoração aos 50 anos de existência, o encontro reunirá cerca de 300 automóveis de extrema importância das décadas de 20 a 80, muito valorizados por colecionadores e pelo público em geral. Além dos automóveis, o evento, que acontece nos Jardins do Office, terá diversas atrações como shows de música ao vivo, praça de alimentação e a tradicional feira de peças e miniaturas.

Shopping Città – Avenida das Américas, 700. Sábado (10), das 10h às 16h. Entrada gratuita

Carioca Shopping – Clubinho Brinquedoteca Sustentável

Os cuidados com o planeta e a reciclagem serão os temas do “Clubinho Brinquedoteca Sustentável” do Carioca Shopping que vai animar a garotada nos sábados e domingos de março. O objetivo do evento gratuito é mostrar como é fácil, divertido e importante pensar e agir de maneira sustentável. E, claro, muito divertido. Para isso, os pequenos vão criar brinquedos com matérias reciclados, brincar em gangorras estilizadas feitas de pneus usados, brincar de acampar em cabanas sustentáveis, pular elástico e ainda brincar de massinha sustentável e de colorir.

Clubinho Brinquedoteca Sustentável – Carioca Shopping. Sábados e domingos. Até 1º de abril. Das 14h às 20h. Loja do Clubinho do Carioca Shopping – 2º piso – dentro do espaço Casa Carioca. ]Av. Vicente de Carvalho 909, Vila da Penha.

Calhambeque do Espaço

 (Fanfarra Produções/Divulgação)

No próximo domingo, dia 11, um calhambeque vindo diretamente do espaço irá pousar no Clubinho do Ilha Plaza. É a partir das 16h, na entrada principal do shopping, que a criançada irá se divertir com a apresentação da peça “O Calhambeque do Espaço”, no teatro de bonecos. A história se passa definitivamente no espaço, entre nuvens, céu e diversos ambientes da encontrados no planeta Terra.  É que uma nave espacial enguiça sob uma nuvem com o simpático extraterrestre Astronildo, e só uma criança é capaz de avistá-la. Enquanto consertam o aparelho, o humaninho convida o visitante do espaço para dar um passeio na garupa de uma ave. A partir daí, um roteiro de passagens sobre ambientes da Terra começa. A cada passagem, eles conversam sobre educação ambiental, sobre a importância e a beleza dos oceanos, conhecem as baleias, a floresta amazônica e avistam animais e muitos focos de queimadas até que chegam até a cidade.

Clubinho Ilha Plaza –  Domingo (11), das 16h às 17h. Piso L2 – entrada principal do Ilha Plaza. Evento gratuito e sujeito à lotação.

O Gênio Trapalhão

 (O Gênio Trapalhão/Divulgação)

O Clubinho do Recreio deste domingo, 11 de março, apresenta a peça “O Gênio Trapalhão” para divertir a criançada e toda família. A atração é gratuita e acontece no 2º piso do shopping. Na história, o muito trapalhão Gênio da Lâmpada vai aprontar muitas armações com a ajuda da sua nova amiga. Os poderes da sua lâmpada mágica o levarão a conhecer diversos lugares especiais e passar por aventuras incríveis.

Recreio Shopping. Domingo (11), às 16h. 2º piso. Avenida das Américas, 19.019, Recreio dos Bandeirantes – Rio de Janeiro

Feira Orgânica

Neste sábado, dia 10 de março, o Carioca Shopping promoverá a primeira edição de 2018 de sua “Feira Orgânica”. O evento foi um sucesso em 2017 e evolui muito. Agora, o projeto volta com muitas novidades, entre elas, a curadoria que passa a ser realizada pela ABIO – Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro. A instituição chega para contribuir com a divulgação e o fortalecimento da agricultura orgânica de base agroecológica. Para movimentar ainda mais essa primeira edição, a feira contará com a presença do projeto Cozinha Brasil do SESI, que desenvolverá atividades de alimentação, palestras e receitas gratuitas.

Carioca Shopping. Sábado (10), das 10h às 17h. Em frente à torre comercial Carioca Offices (entrada pela Av. Meriti. Vila da Penha).

Rejuvenesça: Poesia Expandida Hoje

 (Victor Heringer/Divulgação)

Na mostra Rejuvenesça: Poesia Expandida Hoje, dezesseis autores trocam o livro por outros suportes. Em fotos feitas na Indonésia, Victor Heringer (foto) substitui a palavra pelos gestos que usava para se comunicar com os locais. Dimitri Rebello e Marília Garcia são outros nomes na coletiva. 

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Rua Luis de Camões, 68, Centro. Segunda a sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 5 de maio. Abertura neste sábado (3).

Cinco Carnavais

 (PROJETO Hélio Oiticica/Divulgação)

Despedem-se do Parque Lage mostras de dois expoentes da arte contemporânea brasileira feita nos anos 70. As obras de Hélio Oiticica (1937-1980) e Carlos Vergara podem ser lidas como reações à ditadura imposta na década anterior. De 1973, a série de quase-cinema (na definição do artista) de Oiticica, desfile de oitenta slides, retratos de rapazes em Nova York (foto), fica entre o desbunde e a intenção de subverter a narrativa audiovisual. No Rio, de 1972 a 1976, Vergara fotografou os foliões de Cinco Carnavais em blocos da cidade. 

Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico. Segunda a domingo, 10h às 17h. Fecha sábado (10). Grátis. Até domingo (11).

O Pipoqueiro da Esquina

 (Ziraldo Alves/Divulgação)

Entre 1979 e 1981, Carlos Drummond de Andrade publicou frases satíricas em sua coluna no Jornal do Brasil. Seu admirador e amigo, Ziraldo sugeriu ilustrações para as máximas do poeta, conhecidas como “pipocas”. A ideia desembocou no livro cujos originais são exibidos na pequena e adorável mostra homônima O Pipoqueiro da Esquina (foto), celebração do centenário do poeta. 

Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis.

Ex Africa

 (Omar Victor/Divulgação)

A maior exposição de arte africana contemporânea já realizada no Brasil, Ex Africa abre as portas no sábado (20), no CCBB, com mais de oitenta obras assinadas por artistas de oito países. Dividida em quatro módulos, a mostra aborda a história da África, sua riqueza estética e sua cultura musical. Conheça cinco obras do acervo aqui.
CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 26 de março.
Mestre dos Sonhos

Cerâmicas, pinturas e desenhos revelam as diferentes fases criativas percorridas pelo pernambucano Francisco Brennand. Com abertura prevista para sábado (13), a exposição Mestre dos Sonhos reúne 31 obras do acervo original do artista de 90 anos, conhecido mundialmente por sua arte sincrética. Reprodução, mitologia, sexualidade, personagens históricos e representações da flora e da fauna (como a cerâmica vitrificada Pelicano, na foto ao lado) são alguns temas explorados nas criações. O misticismo nordestino é outra referência para os visitantes, que poderão ainda conferir fotos do arquivo pessoal do artista e um documentário sobre sua vida, dirigido por sua sobrinha-neta Mariana Brennand Fortes.

Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 11 de março.

Museu Nacional de Belas Artes

Quando completa 81 anos, o Museu Nacional de Belas Artes vai receber as mostras A Reinvenção do Rio de Janeiro, sobre a história da instituição, e O Espaço da Arte, com grandes artistas do acervo local. As duas somam-se a outras quatro exposições já em cartaz:

Festival de Esculturas do Rio

Vinte e cinco artistas assinam esculturas de variados materiais e dimensões, espalhadas pelos corredores do museu. Entre os autores estão nomes como Anish Kapoor, Iole de Freitas e Pina Bastos (foto). Trabalhos de aço, alumínio e ferro criam um efeito interessante em contato com os raios de sol que atravessam os vitrais.

Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural

 

A mostra passeia pela produção gráfica europeia dos séculos XV a XIX. De valor artístico inestimável, as obras são assinadas por Edouard Manet, Rembrandt e Eugène Delacroix (foto), entre outros.

Bienal da Escola de Belas Artes/UFRJ

Inspirada pelo tema Reflexos, a exposição celebra o bicentenário da escola. Pinturas, gravuras, desenhos, colagens e esculturas sugerem discussões sobre arte e política, caso do desenho digital Enquadrados e Malfeitores (foto), de Lucas Almeida de Melo e Rustem Gomes.

O Colecionismo no Brasil — Eugène Boudin e os Barões de São Joaquim

Menor das mostras em cartaz, busca jogar luz sobre o papel do colecionador na construção dos acervos brasileiros por meio de telas de artistas como Boudin, Joseph Bail e Alfred Sisley.

›Avenida Rio Branco, 199, Centro. Terça a sexta, 10h às 18h; sábado e domingo, 13h às 18h. R$ 8,00 (grátis aos domingos).

TRIO Bienal — Bienal Tridimensional

 (Arno Beck/Divulgação)

Na segunda edição, a TRIO Bienal — Bienal Tridimensional Internacional do Rio de Janeiro reúne 65 artistas, brasileiros e estrangeiros, para discutir questões urgentes da sociedade. Sob a temática Vestir o Mundo!, o curador Alexandre Murucci convidou nomes como Tunga e Nelson Leirner a apresentar obras que abordem a relação do homem com o planeta (parte das criações também ocupa o arboreto do Jardim Botânico).

Cidade das Artes. Avenida das Américas, 5300, Barra. Terça a domingo, 10h às 18h. Grátis.

Instituto Moreira Salles

(Produtora AMaréVê/Divulgação)

Após um mapeamento fotográfico realizado por moradores e projetos sociais de cinquenta  comunidades cariocas, a artista mineira Rosângela Rennó montou a exposição #RioUtópico. Em comum nos lugares escolhidos, nomes que apontam contradições: Campo da Paz, Jardim Paraíso e Morada dos Sonhos são algumas favelas que serviram de cenário para as imagens. A foto acima, da Produtora AMaréVê, foi feita em feira na Rua Roberto da Silveira, no Parque União. O instrutivo passeio se completa com a mostra Conflitos: Fotografia e Violência Política no Brasil 1889-1964, reunião de imagens de conflitos armados, da Proclamação da República à instituição do AI-5, marco do endurecimento da ditadura militar no Brasil. Instituto Moreira Salles.

Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis.

#RioUtópico

A artista mineira Rosângela Rennó coordenou um mapeamento fotográfico realizado por moradores de cinquenta comunidades cariocas cujos nomes apontam contradições, como Campo da Paz, Jardim Paraíso e Morada dos Sonhos. 

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 15 de abril de 2018. 

Pet Park

 (Divulgação/Divulgação)

Vida de cachorro pode até não ser fácil, mas com certeza ficará muito mais divertida a partir do dia 16 de dezembro. É que nesta data o Recreio Shopping inaugura o primeiro Pet Park gratuito da região. Atendendo as demandas de entretenimento dos peludos do Recreio dos Bandeirantes, o shopping encerra o ano em que comemora 20 anos de atividade com um presente especial para os pets. Com 300m² de muito entretenimento, o novo playground ficará aberto a todo público, durante o funcionamento do shopping, com entrada gratuita. Com obstáculos de madeira, rampa, túneis, bastões e traves com barras, o playground ainda terá uma casinha gigante para completar a brincadeira.

Recreio Shopping – Avenida das Américas, 19.019, Recreio dos Bandeirantes. Grátis.

Memória e Transformação

 (Mário Camargo/Divulgação)

Um mês depois de participar da Bienal de Florença, na Itália, Mário Camargo volta ao Rio com a mostra inédita Memória e Transformação, no Centro Cultural Correios. Dez obras de grandes dimensões (como Tiras Jasper Jones, na foto abaixo) foram criadas com técnicas como a pintura em tiras, na qual as telas são rasgadas e repintadas. No mesmo dia, Marilou Winograd celebra vinte anos de carreira com instalações, objetos e fotografias manipuladas na exposição A Obra Como Espelho, enquanto o pintor Paulo Symões explora a potência das cores em Natureza: Geometria Secreta. O espaço ainda recebe o Festival de Esculturas do Rio, que reúne quarenta artistas nacionais e internacionais. 

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. 

Feito Poeira ao Vento

 (Bruno Veiga/Divulgação)

Não por acaso, a mostra em cartaz no Museu de Arte do Rio abriu as portas no Dia Mundial da Fotografia: 19 de agosto. Um recorte do acervo próprio levou à exibição de 250 registros de 112 autores, imagens que inspiram uma viagem do século XIX aos dias de hoje. Montada em todo o 1º andar do prédio, a exposição aborda temas variados, mas une nomes de épocas distintas em diálogos instigantes — é o que sugere, por exemplo, a aproximação entre a série suburbana de Bruno Veiga (foto) e os flagrantes cariocas do francês Pierre Verger (1902-1996). Obras de Adriana Varejão e Rogério Reis, provavelmente já vistas pelo público em outras ocasiões, completam o agradável passeio. 

MAR. Praça Mauá, 5, Centro. Terça a domingo, 10h às 17h. R$ 20,00. Grátis às terças. Até 1º de julho de 2018.

Festa Brasileira: Fantasia Feita à Mão

 (Marcio Vasconcelos/Divulgação)

Inspiradas por grandes celebrações folclóricas (como o bumba meu boi, do Maranhão, ou o maracatu rural, de Pernambuco), obras de artesãos de todo o país foram selecionadas para a exposição Festa Brasileira: Fantasia Feita à Mão. No Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), a mostra apresenta objetos, adereços, máscaras, vestimentas e instrumentos musicais espalhados por nove ambientes. Os destaques incluem um conjunto de pequenas esculturas assinadas por Vitalino Pereira dos Santos, o renomado Mestre Vitalino (1909-1963) — entre elas Casamento a Cavalo.

Praça Tiradentes, 69, Centro. Terça a sábado, 10h às 17h. Grátis. Até 31 de março de 2018. Confira aqui a programação completa.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s