Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Médica que conduziu testes de vacina vira personagem de livro infantil

Carioca Sue Ann Clemens foi a responsável pela pesquisa do imunizante de Oxford no Brasil e ganhou homenagem da jornalista Mariana Muller

Por Marcela Capobianco 8 fev 2021, 16h19

Eleita por VEJA Rio a carioca do ano na categoria ciência em 2020, a médica Sue Ann Clemens, que conduziu os testes da vacina de Oxford, terá mais uma história para contar desse momento tão específico – e difícil – de sua vida.

+ Dez passeios gratuitos para fazer com crianças no Rio

A cientista, que mora na Itália e se mudou temporariamente para o Rio para o período de pesquisa do imunizante, foi homenageada pela jornalista e escritora Mariana Müller no livro infantil O Cão Amarelo e a Esperança, que será lançado no dia 27 de fevereiro. num evento ao ar livre, na pracinha do condomínio Selva de Pedra, no Leblon.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Na história, o próprio animalzinho, nascido nas ruas do bairro de Botafogo, em plena pandemia da Covid-19, narra as descobertas e aventuras até que o mundo volte ao normal. Ele acaba sendo adotado pela médica que participou da pesquisa pela vacina e contribui para que as pessoas pudessem parar de usar máscaras na rua.

Continua após a publicidade

Ao receber a notícia de que tinha sido homenageada no livro, Sue Ann Clemens ficou emocionada, porque é apaixonada por bichinhos e cuida de 14 cachorros.

+ Carnaval em casa: blocos vão se apresentar pela internet

Capa do livro O Cão Amarelo e a Esperança com o desenho de um cãozinho entre três médicos
O Cão Amarelo e a Esperança: livro infantil homenageia médica Sue Ann Clemens Editora Multifoco/Divulgação

“A ideia de publicar um livro que possa sensibilizar sobre a situação dos animais abandonados sempre esteve presente no meu coração. Achei importante unir palavras como ‘abandono’, ‘abrigo’ e ‘esperança’ numa história para os pequenos, para amenizar esses dias tão incertos”, conta a escritora.

+ Programinha Carioca: o que fazer em Búzios com crianças

As ilustrações são do cartunista Marcelo Padron Alves. O livro será vendido no site da editora Multifoco e na loja Malasartes, no Shopping da Gávea.

Continua após a publicidade
Publicidade