Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Programinha Carioca Por Raquel Pereira, jornalista e mãe de três Passeios, viagens e rolês em família

Dez passeios gratuitos para fazer com crianças

Museu, trilhas, parques... uma seleção de programas 0800 para se divertir com os pequenos

Por Raquel Pereira Atualizado em 28 jan 2021, 16h24 - Publicado em 18 jan 2021, 09h36

Em tempos de pandemia, escolher bem o destino com os pequenos faz toda a diferença. Seguindo as regras de segurança, no que se refere principalmente a distanciamento social, o Programinha Carioca elegeu dez programas 0800 para fazer com os miúdos. Tem museu, parque, trilha… que tal?

Ah, por conta das frequentes mudanças nas regras, recomendamos que você verifique as informações de horários antes de sair de casa. Não esqueça da máscara e do álcool em gel … e divirtam-se!

Patinar no Parque dos Patins
Localizado na Lagoa, mais precisamente entre o Clube Piraquê e o heliponto, o local tem diversos brinquedos de madeira, um gramadão ideal para piqueniques e, claro, um enorme rinque para quem quer se divertir com as rodinhas nos pés. Aos fins de semana e feriados, a empresa Rollerplay aluga patins, patinetes e hoverboards.
Endereço: Av. Borges de Medeiros s/nº – Lagoa

Visitar o Parque Lage
Aqui tem parquinho infantil, trilhas, chafariz, aquário, áreas para piquenique e muito contato com a natureza – os exibidos micos marcam presença e encantam os pequenos. Funciona todos os dias, das 9h às 7h. Chegue cedo para conseguir vaga (estacionamento pago) e tomar um gostoso café da manhã no PLage Café.
Endereço: Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico

Fazer uma trilha no Parque da Catacumba
Ideal para iniciantes e crianças, o percurso da entrada do Parque até o Mirante do Sacopã dura aproximadamente 20 minutos. A recompensa é uma vista incrível da Lagoa e do Jardim Botânico, além da Pedra da Gávea, do Morro Dois Irmãos e do Cristo Redentor. Logo na entrada do parque, ainda na parte baixa, o visitante encontra diversas esculturas. A Lagoa Aventuras oferece atividades (pagas) como tirolesa, arvorismo, muro de escalada e rapel. Funciona de terça a domingo, das 8h às 17h.
Endereço: Avenida Epitácio Pessoa, 3000 – Lagoa

Conhecer o Real Gabinete Português de Literatura
Sabia que a cidade abriga uma das 20 bibliotecas mais bonitas do mundo, de acordo com a revista Time? Funcionando de segunda a sexta, das 10h às 16h, o belíssimo local encanta visitantes de todas as idades pela sua imponente arquitetura. São cerca de 350 mil obras e é a maior biblioteca de autores portugueses fora de Portugal. Por ser um local de pesquisa e livros raros, pedimos que o adulto se certifique do real interesse da criança pelo passeio.
Endereço: Rua Luis de Camões, 30 – Centro

Ver uma obra feita de Lego®
Feita com 947 mil peças e com quase 1 metro de altura, a maquete destaca 25 pontos turísticos do Rio de Janeiro, como Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Floresta da Tijuca, Estádio do Maracanã e Arcos da Lapa. A arte foi construída para homenagear de forma criativa a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A exposição na Cidade das Artes está aberta de quarta a sexta, das 12h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 17h.
Endereço: Cidade das Artes (Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca)

Continua após a publicidade

Passear pelo Forte Duque de Caxias
A visita começa com uma caminhada de 800 metros, numa estrada de paralelepípedo, de aproximadamente 20 minutos. O ponto de partida é a Praça Almirante Júlio de Noronha, no Leme (posto 1), que inclusive possui brinquedos e pista para skate. Da vista panorâmica, é possível ver o Cristo Redentor, a orla de Copacabana, o Pão de Açúcar e até Niterói. O sítio possui canhões, peças históricas e galerias com exposições. As visitas acontecem de terça a domingo, das 9h30 às 16h, e por conta da pandemia o ingresso sai de graça em todos os dias da semana. Na descida, vale uma esticada até o Caminho dos Pescadores, ali coladinho no Morro, para tomar uma água de coco e apreciar o mar.
Endereço: Praça Alm. Júlio de Noronha, s/n – Leme

Relaxar no Bosque da Barra
O parque natural é considerado um refúgio em plena Avenida das Américas, na Barra da Tijuca. O espaço é ideal para os pequenos correrem livremente e brincarem em meio a bichinhos, como macacos, aves, capivaras e até bichos-preguiça. Tem vários jacarés-de-papo-amarelo nos lagos. Não esqueça de levar um lanche. Tem estacionamento, quadra de futebol e brinquedos. Abre de terça a domingo, das 7h às 17h.
Endereço: Avenida das Américas, 6000 – Barra da Tijuca

Andar de bike no Parque Olímpico
O lugar é enorme, tem mais de 1 km de extensão. A via conta com cinco praças com equipamentos esportivos, como mesas de jogos, pista de skate, academia e parquinho de madeira. Leve (ou alugue) uma bicicleta – ou patins, patinete, carrinho – e divirta-se muito ao ar livre. Não tem estacionamento no local, mas a estação do BRT Parque Olímpico fica exatamente em frente. Abre de terça a domingo, das 7h às 22h.
Endereço: Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401 – Barra da Tijuca

Conhecer o Museu do Corpo de Bombeiros
Tem fã dos bombeiros por aí? O Museu Histórico do CBMERJ, localizado no Quartel Central da corporação, conta com um rico acervo, repleto de histórias e curiosidades para os pequenos. E mais: tem equipamentos utilizados em combates a incêndio e viaturas puxadas por tração animal, assim como documentos e fotos que contam a história do Brasil. As visitações acontecem de terça a sábado, das 9h as 17h. Não é preciso agendar. Fique atento às normas de vestimentas.
Endereço: Praça da República 45 – Centro

Brincar livremente na Quinta da Boa Vista
Conhecida por ser a antiga residência da família real, o parque urbano é a escolha para quem quer curtir muito ao ar livre (em dias de sol, tá?). Para quem não quer se arriscar no pedalinho, que é pago, outras opções são explorar as grutas artificiais ou fazer um gostoso piquenique. Abre diariamente, das 8h às 18h. É por lá também que fica o zoológico, fechado atualmente para reforma.
Endereço: Av. Pedro II, s/n – São Cristóvão

 

_-_-_-_-_-_-_
Dica: se você busca passeios mais em conta, não deixe de dar uma olhada no Clubinho de Ofertas, um marketplace de entretenimento infantil que vende ingressos para apresentações de circo, peças de teatro e muitas outras atrações.

Continua após a publicidade
Publicidade