Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Sucesso! Tudo o que rolou na estreia do Comer & Beber Experience Rio

Organizadores adiantam que, em 2026, serão dois fins de semana de festejos

Por Marcela Capobianco
22 set 2025, 13h29 •
comer-beber-experience
Comer & Beber Experience: sucesso absoluto, com mais de 100 000 pessoas em três dias (Leo Lemos e Leo Marinho/Veja Rio)
Continua após publicidade
  • Era o último fim de semana do inverno, os cariocas subiram a serra levando na bagagem sol e muito calor para Petrópolis. Entre os dias 19 e 21 de setembro, o Centro Histórico da Cidade Imperial foi palco da primeira edição do Comer & Beber Experience Rio, em parceria com o Festival Bossa & Sabores.

    Com entrada gratuita, mais de 100 000 pessoas puderam experimentar delícias criadas por dez chefs e estabelecimentos premiados em edições anteriores de VEJA RIO COMER & BEBER. “Provamos que a mistura entre sons e sabores dá certo. No ano que vem, serão dois fins de semana de festa”, comemorou o maestro Leonardo Randolfo, diretor artístico do festival, já adiantando novidades.

    “Com o incentivo à gastronomia, o turismo e o entretenimento florescem”, analisou o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, presente na abertura, que contou com um elegante show da cantora Leila Pinheiro acompanhada da Orquestra Sinfônica Brasileira. “COMER & BEBER está presente na vida dos nossos leitores há quase três décadas e agora ela se aproxima ainda mais do público”, destacou Mauricio Lima, CEO da Editora Abril.

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    Continua após a publicidade

    Ao longo de três dias, o festejo gerou 1 200 empregos e mais de 20 000 pratos foram comercializados. Só Lydia Gonzalez, do Angá Ateliê Culinário, em Petrópolis, vendeu mais de 1 000 unidades da mandioca douradinha com beurre blanc de tucupi e folhas tostadas, uma saborosa entrada vegetariana.

    “O restaurante é pequeno e, a nossa comida, conceitual. O petropolitano veio em peso conhecer e tivemos de triplicar a quantidade de mandioca prevista”, orgulhou-se a chef. “Estou acostumada a participar de grandes eventos, mas digo com tranquilidade que foi o melhor em termos de venda. Tive que trazer mais porquinho de quimono do Rio”, celebrou Mariana Rezende, do Bar da Frente, ressaltando o sucesso do petisco campeão que consiste em massa de harumaki recheada de carne de porco com cream cheese e ervas. Foram 1 800 arrematados.

    + “Aprendi a ter urgência para a vida”, conta Denise Fraga

    Continua após a publicidade

    Também participaram Rafa Costa e Silva, do Lasai, detentor de duas estrelas Michelin, e do Bonaccia Osteria, recém-aberto na região; Pedro Coronha, do contemporâneo Koral; Eric Ueda, do japonês Casa Ueda; Toninho Laffargue, do Bar do Momo; Paula Prandini, do Empório Jardim; e Kátia Barbosa, do Sofia.

    Completaram a lista as maravilhas lusitanas do Rancho Português — que vendeu mais de 3500 bolinhos de bacalhau — e as pizzas da Capricciosa, sempre com fila no estande.

    Continua após a publicidade

    Grandes nomes da MPB subiram ao palco para embalar o público, que lotou o espaço de 2 000 metros quadrados em frente à Catedral São Pedro de Alcântara nos três dias. Na tarde de sábado (20), Roberto Menescal, 87 anos, e Analu Sampaio, 17, comprovaram o vigor da bossa nova num emocionante encontro de gerações.

    + Cores e sabores da primavera chegam aos pratos

    Mais tarde, Wanda Sá desfilou hits do gênero e Toquinho fechou a noite entoando seus clássicos e esbanjou simpatia ao rememorar histórias por trás das canções. “A bossa nova, essencialmente brasileira, é a união do som do morro com o violão de João Gilberto.

    Continua após a publicidade

    O ritmo rompeu fronteiras e é uma grande referência para todos os músicos”, avaliou o paulistano após o show, que teve a participação de Camilla Faustino. Atração do domingo (21), Theo Bial concorda com o veterano.

    “É fundamental relembrar o passado para construir um futuro mais justo. Digo isso não só como artista, mas como ser humano”, afirmou o cantor e compositor de 27 anos. Danilo Caymmi, Bossacucanova, os DJs Marcelinho da Lua e Yasmin Lisboa, além da roda de samba do Cacique de Ramos, animaram cariocas e turistas no último dia de fervo. Entre garfadas, brindes e melodias, o evento entrou para a história e, em breve, se repetirá.

    Comer & Beber Experience Petrópolis em parceria com o Festival Bossa & Sabores é uma realização de VEJA Rio com patrocínio do Governo do Estrado do Rio de Janeiro e da secretaria estadual de Turismo.

    Continua após a publicidade

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de 35,90/mês