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Restaurantes japoneses cariocas aderem à Semana do Curry

Ingrediente celebrado no Japão, o condimento de origem indiana com misturas de especiarias ganha versões de ensopados em casas como Azumi e Miako

Por Carolina Barbosa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
20 jan 2021, 13h31
A imagem mostra um lombo suíno à milanesa sobre molho curry
Azumi: receitas quentes como o tonkatsu curry marcaram o cardápio de Copacabana (Rodrigo Azevedo/Divulgação)
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Um dos pratos mais populares da culinária nipônica, o ensopado à base de curry tem origem na Índia, mas no Japão é tão comum que tem um dia para chamar de seu: 22 de janeiro. Não por acaso, a data, que neste ano cai numa sexta, marca o início das celebrações da primeira edição da Semana do Curry no país – com mais de cem lojas e restaurantes participantes – e no Rio, claro.

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Em cartaz até o dia 28, a iniciativa da Jetro em parceria com a embaixada e o consulado japonês reúne representantes cariocas como o tradicional Azumi, o Miako e o mercado Aomori, em Copacabana, que vende a matéria-prima para preparar a receita em casa.

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No Azumi (2295-1098), salão de Alissa Ohara, a celebração começa com o tonkatsu curry (R$ 60,00). Trata-se de uma releitura do clássico ensopado acrescido de milanesa de porco. Entram em cena ainda a versão lámen (R$ 52,00), com macarrão artesanal no caldo de curry e o kemma (R$ 57,00), uma variação um pouco mais seca do ensopado feita com carne moída e vegetais. No Miako (2552-7847), em Botafogo, às terças são preparados dois tipos de curry ou karê: a versão simples, com arroz e salada (R$ 60,00), e a que leva lombo suíno à milanesa (R$ 68,00). A loja Aomori (96508-4552), por sua vez, dispõe de temperos prontos importados do Japão para preparar a receita. Entre eles, o golden curry (R$ 48,00, 220 gramas) serve até oito comensais. Vende-se por lá ainda uma variedade tailandesa do condimento.

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