Clique e assine por apenas 4,90/mês

Quarentena: confeiteira ensina a fazer bolo de banana sem glúten

A carioca Renata Iglesias compartilha o passo a passo desta e de outras receitas em curso virtual a partir deste sábado (16)

Por Carolina Barbosa - Atualizado em 15 Maio 2020, 16h27 - Publicado em 15 Maio 2020, 16h26

Especializada em bolos sem glúten, a confeiteira carioca Renata Iglesias lança a segunda edição do seu curso on-line neste sábado (16), no qual ensinará aos pagantes receitas de bolos caseiros em versões como aipim com coco, cenoura low carb com limão e amêndoas e banana orgânica com passas, entre outros (clique aqui para saber sobre a inscrição).

+Pratos vegetarianos e veganos para pedir em casa

Como prévia do conteúdo e um passatempo àqueles que se aventuram na cozinha neste período de quarentena, ela disponibilizou o passo a passo do bolo de banana, aveia e passas, segundo ela, um dos best-sellers de sua empreitada.

+Quarentena sem carne: três receitas vegetarianas para fazer em casa

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Bolo sem glúten de banana, aveia e passas:

· 200g de ovos (aproximadamente 4 médios)

· 240 ml óleo de girassol

Continua após a publicidade

· 500g banana (pesar já descascada) prata, maça ou d´água bem madura

· 200g farinha de rosca sem glúten

· 280g farinha de aveia sem glúten

· 200 g açúcar mascavo

Continua após a publicidade

· 50g tâmaras sem caroço

· 80g passas sem caroço (se você é do time que não gosta, pode triturar no liquidificador junto com os ingredientes líquidos. Ela vai ajudar a adoçar o bolo sem deixar o gosto e a textura das passas.)

· 1 colher sopa fermento em pó

· 1 colher sopa canela em pó

Continua após a publicidade

Modo de fazer:

Preaquecer o forno a 180 graus e untar com óleo e farinha de rosca uma forma redonda de aproximadamente 23 cm de diâmetro com furo no meio. Se preferir, pode usar um tabuleiro retangular de aproximadamente 25x35cm ou uma forma redorna de 25cm de diâmetro.

Bata no liquidificador o óleo, ovos, tâmaras e a metade das bananas até ficar um creme homogêneo, aproximadamente uns 2 minutos.

Enquanto isso amasse com um garfo a outra metade das bananas e junte com todos os ingredientes secos em uma tigela.

Continua após a publicidade

Misture bem a parte líquida com os secos com a ajuda de uma espátula.

Verta a massa na forma e coloque no forno preaquecido a 180 graus por uns 40 minutos. Para saber se o bolo está pronto, você vai começar a sentir o cheiro invadir sua casa! Faça o teste do palito no centro do bolo. Se ele sair seco, está pronto (lembre-se que caso você fure no local que tenha pedaço de banana o palito sairá um pouco úmido, por isso fure em outra região). Espere amornar um pouco para desenformar.

Publicidade