Clique e assine com até 65% de desconto

Vinhos: cursos e livros para mergulhar no universo da bebida

A Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-Rio) lança neste mês o tradicional curso de degustação (on-line). Professor indica obras aos entusiastas do tema

Por Carolina Barbosa Atualizado em 13 ago 2020, 15h48 - Publicado em 13 ago 2020, 15h26

Após esgotar rapidamente as cem vagas para sua primeira turma on-line do tradicional curso de Vinhos e sua Degustação, com início na segunda (17), a Associação Brasileira de Sommeliers do Rio de Janeiro (ABS-Rio) abriu mais uma classe, para começar em 21 de setembro. Mais uma prova de que a bebida segue em alta na quarentena.

+A rota do polvo: restaurantes para provar o molusco no Rio

Via Zoom, as oito aulas, voltadas para iniciantes, passeiam por temas como a origem do vinhedo, espumantes, harmonização e serviço. No corpo de professores constam nomes como o atual presidente da ABS-Rio, Joseph Morgan, Célio Alzer, Marcos Lima, Sergio Galhardo e Fernando Lima. As matrículas podem ser feitas pelo site e o valor (R$ 1188,00) inclui kits de degustação (catorze rótulos, sendo quatro de 187 ml e dez de 375 ml), frete, material didático em PDF e certificado de participação. Há módulos mais curtos também.

+Bares e restaurantes com espaços para refeições ao ar livre

No entanto, se você quer se restringir apenas às leituras, em casa, sem tanto compromisso, com hora marcada, VEJA Rio pediu a Fernando Lima, especialista e professor da instituição, boas sugestões para quem desejar se aprofundar neste universo. Confira as dicas a serem degustadas!

+Marcelo Copello: “O consumo de vinhos no Brasil só cresce”

1) Feitos um para o outro: os vinhos perfeitos para combinar com 1 304 pratos, de Célio Alzer.

“Facílimo de se consultar, simples e direto, sugere de forma bem didática os vinhos mais adequados para acompanhar cada prato, devidamente organizado por categorias”.

2) Vinho Fino Brasileiro, de Rogério Dardeau.

Continua após a publicidade

“Rogério conhece o terroir brasileiro como ninguém e este livro é a referência quando o assunto é o
vinho nacional”.

3) O Guia Essencial do Vinho, Wine Folly, de Madeline Puckette e Justin Hammack.

“Perfeito para iniciantes e sempre útil para os já iniciados, com abordagem de fácil visualização e assimilação que, sempre através de gráficos, mostra de forma leve, prática e divertida as uvas mais populares, suas características e aromas”.

4) Os Guias de Vinícolas, de Flávio Farias.

“Há 5 guias: Espanha, Portugal, Chile, Argentina e Brasil & Uruguai. Cada volume analisa detalhadamente diversas vinícolas para vistar com sugestões de roteiros, hospedagem e restaurantes”.

5) The Wine Bible, de Karen Macneil.

“Recomendado para os que querem se aprofundar ou consolidar seus conhecimentos no tema. Aborda com muito conteúdo mais de 20 países e suas regiões produtoras de didática e detalhada”.

6) O meu Alentejo, de Cristina Autran.

“Não tem a pretensão de ser um guia, mas descreve inúmeras cidades alentejanas e suas peculiaridades com dicas de passeios, gastronomia e vinícolas da região, que é “a Provence e a Toscana em idioma português” nas palavras da autora”.

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade
Publicidade