Covid-19: bares e restaurantes criam soluções para pagar funcionários

Financiamentos on-line da Da Casa da Táta e do premiado Lasai figuram entre as opções de campanhas para minimizar os impactos financeiros da Covid-19

Por Carolina Barbosa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 30 mar 2020, 18h10 - Publicado em 30 mar 2020, 18h05
alta gastronomia
Lasai: receitas autorais do chef Rafa Costa e Silva garantiram o 85º lugar na lista dos cem melhores do mundo (Tomás Rangel/Divulgação)
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Todo mundo foi pego de surpresa. No último dia 16, o decreto baixado por Witzel limitando a atuação dos restaurantes e bares a fim de evitar a propagação do novo coronavírus causou alvoroço e preocupação no segmento gastronômico. Muitos decidiram fechar as portas por conta própria – até que tudo se normalize. Outros apostaram no delivery como maneira de driblar a crise. Fato é que as medidas alteraram drasticamente a rotina de funcionamento dos estabelecimentos e afetaram o fluxo de caixa, claro, sobretudo no que diz respeito ao pagamento dos salários dos funcionários e de outras demandas administrativas. Por vezes, a conta não fecha.

+Movimento “Apoie Um Restaurante” busca ajudar casas afetadas pela crise

Em parceria com a plataforma ChefsClub, a Stella Artois criou um mecanismo de voucher. No #ApoieUmRestaurante, o cliente paga antecipadamente R$ 50 em consumação num determinado estabelecimento cadastrado e a marca faz um aporte de R$ 50, gerando um total de R$ 100 para uma experiência no endereço físico posteriormente. Além desta iniciativa, alguns empresários adotaram soluções criativas a fim de tentar viabilizar as despesas e se manter em funcionamento após a temporada de quarentena. Confira a seguir:

Be+Co

Recém-lançado, o Be+Co Card funciona como um financiamento coletivo no esquema de “pendura invertido” associado a uma espécie de clube do assinante. Em cartaz até 30 de abril, funciona assim: o cliente compra um cartão pré-pago com R$ 50 (preço de três drinques no Tortin) ou R$ 80 (válido para cinco coquetéis no mesmo bar) e aguarda a reabertura das operações. Ao normalizar o serviço, aqueles que adquiriram o Be+Co Card contarão com promoções exclusivas, que entrarão em vigor a cada mês. A renda obtida com o cartão será destinada ao pagamento dos funcionários e à manutenção dos colaboradores do complexo, instalado na Rua da Matriz, 54. Para comprar, é só acessar o site da Sympla. Atenção: há uma taxa de serviço no ato da compra.

https://www.instagram.com/p/B-P_bGaK6-7/

Da Casa da Táta

Há três dias, um anúncio no perfil do Instagram avisava sobre a espécie de “vaquinha on-line”. A meta era arrecadar R$ 18 000 para arcar com o salário da equipe (são catorze funcionários). Até o fechamento desta matéria, o montante quase batia a casa dos R$ 22 000. Mas a plataforma aceita doações até o dia 10 de abril. Inaugurado em novembro de 2000, na Gávea, o recanto oferece pães, bolos, biscoitos e outros quitutes de sotaque goiano. No site, o interessado pode escolher a sua recompensa, entre R$ 43 (bolo de laranja) e R$ 75 (fondant de chocolate), e pagar previamente. Depois, é só retirá-la entre 15 de abril e 31 de dezembro no ponto, localizado na Rua Professor Manuel Ferreira, 89, lojas N e O. Atenção: é possível ainda apoiar com outro valor.

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+Nanda Costa indica café da manhã na Gávea

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Lasai

Detentor de uma estrela no Michelin, o endereço comandado pelo chef Rafael Costa e Silva, na Rua Conde de Irajá, 191, Botafogo, também aderiu ao sistema de financiamento coletivo para ajudar no pagamento dos funcionários. A primeira meta já foi batida. Até 26 de maio, no entanto, a iniciativa estará aberta com o intuito de chegar à segunda meta, estipulada em R$ 108 500 (pagamento do segundo mês sem funcionamento, caso seja necessário). Para cada valor, há uma contrapartida na campanha: R$ 290 é um almoço de domingo (por pessoa), R$ 678 é uma experiência harmonizada no restaurante dedicado à alta gastronomia e R$ 6 500 é o valor para um jantar em casa (máximo de dez comensais), no esquema menu-degustação de seis etapas, sem bebidas incluídas. Há ainda outras cotas disponíveis no site da campanha. Vale reforçar que o resgate estará disponível quando tudo se normalizar.

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Mané

Com unidades no Flamengo e no Méier, o bar colocou à venda kits que poderão ser retirados e utilizados em um futuro próximo (espera-se), ou seja, assim que a quarentena acabar. À venda pela plataforma do PagSeguro, todos os kits, cujos links são enviados de acordo com o interesse do cliente pelo direct message no Instagram, dão direito a três chopes ou a um voucher no mesmo valor para consumo no local. Há cinco combinações de combo:

Kit 1 – Boné do Mané: R$ 65.
Kit 2 – Caixa com a cerveja Pilsen (500 ml) e uma Hop Larger (500 ml): R$ 40.
Kit 3 – Cinco copos americanos com nome Mané: R$ 25.
Kit 4 – Boné + Cervejas (kit 1 + kit 2): R$ 100.
Kit 5 – Três kits completos (kit 1 + kit 2 + kit 3): R$ 115.

https://www.instagram.com/p/B-DEOa3HXPC/

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