Jantar da melhor chef mulher da América Latina, Pía León, no Cipriani
À frente do Kjolle, em Lima, e do Mauka, em Cuzco, a peruana está no 4º lugar na lista do Latin America’s 50 Best Restaurants
O renomado e estrelado Cipriani, do Belmond Copacabana Palace, foi palco de uma noite exclusiva: o inédito take over comandado pelo chef Nello Cassese, com a presença de Pía León, considerada a melhor chef mulher da América Latina. Que honra estar presente neste evento! O trabalho da chef Pía León é uma fusão de criatividade, sabor, inovação e sofisticação, sempre baseado em uma pesquisa aprofundada de ingredientes e combinações que capturam a verdadeira essência de sua terra natal. A escolha do sofisticado restaurante italiano do Belmond Copacabana Palace para esse jantar especial não foi à toa.
Pía também é a chef responsável pelo Mauka, localizado no Palácio Nazarenas, um convento do século XVII restaurado e parte da rede Belmond em Cuzco. O Mauka é reconhecido como um dos destinos gastronômicos mais desejados do Vale Sagrado, onde Pía explora as raízes culinárias dos Andes, celebrando a biodiversidade e a riqueza cultural da gastronomia na região.
Com mais de 15 anos de experiência, Pía León, junto com seu marido, o chef Virgilio Martínez, também comanda a cozinha do Central, em Lima, eleito o melhor restaurante do mundo em 2023 e um dos principais destinos gastronômicos globais. Juntos, formam uma das duplas mais influentes da gastronomia contemporânea, com um enfoque na valorização da biodiversidade e da herança cultural do Peru.
A filosofia culinária de Pía é caracterizada pela “mínima intervenção”, que visa realçar os ingredientes em seu estado mais puro, preservando sua essência e respeitando a natureza. Para isso, ela realiza uma pesquisa cuidadosa de ingredientes e combinações para criar pratos que são ao mesmo tempo saborosos e carregados de significado cultural e ecológico. O menu, composto por sete tempos, teve ingredientes como a maca peruana, tubérculos regionais como o olluco, a sachapapa e uma variedade local de mandioquinha. Já a combinação de pato, castanha-do-Brasil – vinda do projeto Madre de Dios, responsável pela recuperação da semente amazônica no Peru –, limão, muña (erva medicinal andina) e ouriço-do-mar, foi um dos pratos que brilhou no jantar.
Além disso, todo o menu foi brilhantemente harmonizado pelo head sommelier do Belmond Copacabana Palace, Ed Arruda, que fez uma seleção de vinhos, sakês, e até mesmo infusões da chef Pía e licor a base de cacau.
A noite foi memorável, repleta de momentos que celebraram a gastronomia peruana, com Pía León brilhando mais uma vez por sua habilidade e talento, homenageando os sabores e a cultura do Peru. E tudo isso aconteceu no glamouroso Belmond Copacabana Palace, que, com sua piscina icônica e decoração de Natal deslumbrante, fez a ocasião ainda mais especial.
Para completar, o jantar no Cipriani foi encerrado com uma celebração dupla em grande estilo, já que era o aniversário de Pía León e Nello Cassese. Uma noite para ficar na memória!
Renata Araújo é jornalista, editora do site You Must Go! e da página no Instagram @youmustgoblog
Ilha de Paquetá renova os ares e vira destino alternativo para os cariocas
Árvore de Natal da Lagoa: O que você precisa saber antes da inauguração
Nike Running Truck no RJ: teste de tênis grátis da Zona Sul à Zona Norte
Alaíde Costa, 90 anos a toda, recebe Prêmio Zezé Motta
Revolta das Helenas: empreendimento imobiliário vira caso de polícia no Leblon





