Praça da Bandeira terá bar com menu harmonizado colado ao Kalango
Previsto para inaugurar até outubro, Urbanito terá chope próprio, mais de trinta rótulos, experiências secretas, linha de produtos e clube de assinatura
Considerada um reduto boêmio carioca pela diversidade de negócios que abrange – tanto pela pronunciada vocação gastronômica quanto cervejeira – a Praça da Bandeira está prestes a honrar ainda mais esse título. É que até outubro inaugura, ali bem ao lado do Kalango, na Rua Joaquim Palhares, (para ser mais precisa, é parede colada mesmo) a nova empreitada familiar dos sócios Rosa Ledo (a própria, pioneira ali na região ao abrir um boteco, dispensa apresentações), Thiago Ledo (engenheiro) e Bianca Fraga (sommelière e mestre em estilos formada pelo Instituto da Cerveja Brasil). Trata-se do Urbanito – Cozinha Urbana, que surge com a proposta de focar em harmonizações de petiscos e rótulos artesanais, seja nas três torneiras, que jorrarão variedades como a bohemian pilsener da casa, produzida em parceria com a Lagos, de Bacaxá (distrito de Saquarema), ou um dos cerca de trinta rótulos por lá expostos.
O cardápio, ainda em fase de testes (confira alguns exemplos de petiscos cedidos com exclusividade ao Cervejinha abaixo), vai sugerir sempre um menu degustação com três chopes e três comidinhas. “A ideia é proporcionar uma verdadeira experiência gastronômica ao cliente, de modo que o que ele viva ali seja único”, conta a sommelière e sócia Bianca Fraga. Nesse sentido, a novidade será o jantar secreto, no qual o comensal pagará pelo convite antecipado e só descobrirá o que vai degustar na hora da refeição. “É claro que vamos nos preocupar previamente com os celíacos e alérgicos, em geral, mas a ideia é justamente você chegar sem saber o que vai encontrar à mesa e ser surpreendido com a harmonização”, adianta Bianca.
+ Point boêmio, Praça da Bandeira ganha fôlego com novos negócios
O pacote de lançamentos inclui ainda um clube de assinatura mensal, em parceria com Tiago Dardeau, cuja premissa é levar aos assinantes uma peça artesanal e uma garrafa de cerveja de pequenos produtores e, portanto pouco conhecidos, acompanhado de fichas informativas. Além disso, o bar terá uma linha própria de produtos embalados para levar para casa, a exemplo de pão de malte, geleia de pimenta e brigadeiro de colher.
Um mezanino será instalado com o objetivo de propagar a cultura cervejeira por meio de palestras, degustações e harmonizações. Aos interessados, o endereço servirá almoço executivo e funcionará de segunda a sábado, entre o meio-dia e às 22h.
ALGUNS DESTAQUES DO CARDÁPIO:
Croquete de Costela
Quatro deliciosos croquetes de costela desfiada. Acompanha mostarda escura
Harumaki de Queijo Coalho
Oito harumakis recheados de queijo coalho. Acompanha geleia de pimenta da casa
Croquete de Palmito
Opção vegetariana! Croquete sequinho recheado com palmito. Acompanha pesto de manjericão
Coxinha
Surpreendente coxinha de frango com queijo cremoso
Deixa Arder do Aconchego Carioca
Duas unidades de pimenta dedo de moça empanada recheada com carne seca e queijo cremoso
Tábua de Queijo do Clube do Queijo
150 gramas de queijos artesanais de curadoria do Clube do Queijo. Acompanha nosso pão de malte e nossa geleia de pimenta da casa
Nossos sanduíches
Urbanito
Pão de malte, carne assada desfiada marinada na Interstellar e rúcula. Acompanha batatas fritas
Hot Dog de Bacon a Vida
Do saudoso CSC. Linguiça de pernil, maionese de alho, queijo derretido, barbecue e farofa de bacon no pão de malte
Go Veggie (legumes ou soja)
Dois hambúrgueres vegano, alface, sem queijo, molho especial, cebola, picles, no pão com gergelim
Sobremesas
Brigadeiro de Colher
Servido no copo de boteco! Nosso brigadeiro de colher com malte torrado
Torta de Limão
Nossa releitura da torta de limão. Servida no copo de boteco, com raspa de limão e biscoito de malte