Imagem Blog

Bruno Chateaubriand

Por Bruno Chateaubriand, jornalista
Continua após publicidade

Rafa Costa e Silva ganha a medalha Pedro Ernesto: “Prêmio para o setor”

"Esse reconhecimento é construído diariamente, não só nos restaurantes de alta gastronomia", disse o chef após a cerimônia

Por Bruno Chateaubriand Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 10 jun 2024, 21h10 - Publicado em 10 jun 2024, 21h07

À frente do Lasai, restaurante de cozinha contemporânea que figura em 14º lugar na lista de melhores restaurantes da América Latina e em 58º entre os melhores do mundo, o chef Rafa Costa e Silva recebeu a Medalha Pedro Ernesto, na Câmara, nesta segunda (10).

A iniciativa foi do vereador Pedro Duarte (Partido Novo), que decidiu reconhecer oficialmente o chef pelos serviços prestados no setor gastronômico da cidade.

Na mesa principal da Casa estavam grandes nomes da culinária da cidade do Rio de Janeiro, a exemplo dos chefs Felipe Bronze, do Oro, Thomas Troisgros, do Oseille, Toto e da rede TT Burger, e Claude Troisgros, do Mesa do Lado e CT Boucherie e Brasserie.

Os amigos fizeram discursos carregados de emoção, relembrando a trajetória de Rafa, do comecinho da carreira até o estrelato.

“A medalha não é só minha, é de toda a gastronomia carioca. Esse reconhecimento é construído diariamente, não só nos restaurantes de alta gastronomia, mas nos bares, como o Bar da Frente, de Mariana Rezende, e restaurantes como o Aconchego Carioca, de Katia Barbosa”, disse o chef logo após a cerimônia.

Continua após a publicidade

O pai do chef, Francisco Silva, que é sócio do filho no Lasai, também fez uma bela homenagem. “Um belo dia, Rafa comunicou à família que trocaria a administração de empresas pela gastronomia. Foi uma surpresa, mas uma decisão acertada, para seguir um sonho”, definiu Francisco.

Citadas por Rafa, Mari Rezende e Katia Barbosa estiveram na Câmara para assistir à homenagem, assim como Fernando Kaplan, dono do Venga! e do SoLo Café, e Michele Petenzi, chef do Alloro Al’Miramar.

Este ano, o restaurante de Rafa, o Lasai, no Largo dos Leões, comemora uma década e acaba de ganhar sua segunda estrela Michelin. A primeira foi conquistada em 2015. Sua cozinha usa vegetais cultivados por produtores locais, preparados com esmero e muita técnica, atendendo apenas dez comensais por noite.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.