Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Covid-19: mais de 131 mil doses de vacina chegam aos municípios do Rio

Os imunizantes serão distribuídos até quinta (11). A capital continua a vacinação de idosos de 85 a 89 anos

Por Luiza Maia Atualizado em 10 fev 2021, 13h20 - Publicado em 10 fev 2021, 13h18

Novas doses da vacina contra o coronavírus começaram a ser entregues nessa terça (9) para os 92 municípios do Rio de Janeiro. Após terem esgotado os estoques em algumas das maiores cidades do estado, a Secretaria Estadual de Saúde informou que a nova remessa será de 131,11 mil doses.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

São Gonçalo e Niterói, na região metropolitana, já receberam as vacinas para retomarem a imunização, enquanto a distribuição para outros municípios ocorre nesta quarta (10) e quinta (11). A cidade do Rio também recebeu as novas doses e continua a vacinação de idosos de 85 a 89 anos.

+ Núcleo é criado para analisar a violência doméstica contra mulheres no Rio

Segundo a Secretaria de Saúde, o estado recebeu, no último final de semana, 282, 2 mil novas doses da Coronavac. Metade do lote ficará armazenada na Coordenadoria-Geral de Armazenamento para que seja garantida a segunda etapa.

+ Prefeitura do Rio altera método de divulgação de mortes por Covid-19

O órgão informou que enviou ofício às prefeituras alertando ser de extrema importância que os gestores organizem as ações de imunização e observem as prioridades elencadas no plano para que as vacinas não sejam desperdiçadas.

Continua após a publicidade

+ Uerj adia vestibular para maio devido a alta de casos de Covid-19 no Rio

“Ocorreram algumas não conformidades [nos municípios], todas elas foram encaminhadas aos órgãos de controle, Ministério Público (MP), Defensoria. As vacinas são finitas, não há a quantidade para todos. Então, nessa fase, é preciso usar com parcimônia dentro do Programa Nacional de Imunização”, disse o secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves

+ Profissionais do grupo de risco retornam às escolas somente após vacinação

Em São Gonçalo, a vacinação de profissionais de saúde ocorreu sem que fosse pedido comprovante de vínculo com o trabalho na linha de frente de enfrentamento à pandemia, o que ocasionou inclusive a corrida de pessoas de outros municípios para a cidade em busca da vacina. Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o MP acionou a Justiça para impedir que profissionais de educação fossem vacinados, já que não fazem parte dessa primeira etapa de vacinação.

+ Município do Rio tem mais mortes de Covid-19 que o resto do país

Uma liminar suspendeu a imunização, mas a prefeitura informou que mais de 700 trabalhadores da rede municipal de ensino receberam as primeiras doses que deveriam contemplar apenas idosos, pessoas com deficiência institucionalizada e profissionais de saúde.

A Secretaria de Saúde informou que o Rio já recebeu, ao todo 1,04 milhão de doses de vacinas contra a covid-19 e que já foram imunizadas 318 mil pessoas em todo o estado.

Continua após a publicidade
Publicidade