15 minutos de exercício mudam sua vida

Isso vai gerar um condicionamento diferenciado e previnirá doenças cardiovasculares, reduzindo o risco de morte

Esse tema é bem interessante para os dias atuais, principalmente para as pessoas que estão com a vida corrida, agitada e com pouco tempo para praticar um esporte ou uma atividade física, a exemplo da musculação.

A prática do exercício físico é fundamental por diversos motivos: força muscular, equilíbrio, coordenação e até mesmo para garantir um bom envelhecimento. 

No encontro da EuroPrevent de 2016, promovido pela Sociedade Européia de Cardiologia, foi divulgado um estudo feito por pesquisadores franceses que trouxeram essa questão da melhora na qualidade de vida dos seus pacientes. 

Pesquisadores do Hospital Universitário Saint-Étienne, na França, fizeram um levantamento com dois grupos de pessoas durante um período de dez anos. O Grupo I era formado por 1.011 indivíduos de aproximadamente 65 anos, enquanto o Grupo II reunia 122.417 pessoas de aproximadamente 60 anos.

Subdividos entre sedentários de baixo, médio e alto nível, esses grupos foram acompanhados e, observou-se, com o passar do tempo,  que eles obtiveram 22%, 28% e 35% menos risco de óbito, respectivamente.

A parte mais atraente do trabalho, no entanto, é que ele apresenta um estudo baseado em 15 minutos de treinamentos diários. Ou seja, mesmo neste curto intervalo de atividade, eles alcançaram uma melhora significativa nos resultados de seus exames e, sobretudo, na sua qualidade de vida.

Neste contexto, o que se pode concluir é que estimular o corpo com a atividade física é de grande valia, mesmo que por apenas 15 minutos!

Raphael Hamdan

Licenciatura em Educação Física/UFRJ

Bacharel em Educação Física/UNISUAM

Professor da Academia PROFORMA-RJ

raphaelhamdan@gmail.com

 

 

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s