Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

União Brasileira de Compositores faz arraiá on-line com Zeca Baleiro

Primeira edição do Troféu Tradições acontece neste quarta (30), com homenagem à Rainha do Forró, Anastácia

Por Marcela Capobianco 28 jun 2021, 16h36

Uma pesquisa da União Brasileira de Compositores (UBC), divulgada em maio, constatou que 79% das mulheres na música já sofreram discriminação de gênero e 53% jamais receberam valores de direitos autorais.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Tentanto subverter essa ordem vigente e a invisibilização da mulher compositora, a UBC lançou um prêmio anual para reconhecer artistas e movimentos artísticos que contribuíram para a formação da cultura brasileira.

+ Clarice Niskier: “Quero estar no palco até o último dia da minha vida”

A primeira edição acontece nesta quarta (30), pelo YouTube, em forma de arraiá, com uma grande homenagem à cantora pernambucana Anastácia, a Rainha do Forró.

Somente com Dominguinhos, seu parceiro por longos anos, Anastácia escreveu mais de 250 canções, entre elas Eu Só Quero Um Xodó e Eu Tenho Sede. Ao todo, a artista coleciona mais de 600 composições registradas.

Continua após a publicidade

A cantora e compositora de 80 anos foi indicada Grammy Latino de 2018, na categoria álbum de música de raízes em língua portuguesa, com o disco Daquele Jeito, que traz duetos com Fagner, Fafá de Belém, Alcione e Zeca Baleiro.

+ Davi Moraes homenageia o pai, Moraes Moreira, em websérie gratuita

O Arraiá UBC celebrará a trajetória musical de Anastácia e e contará com participações especiais de Zeca Baleiro, Mariana Aydar e Mestrinho. No palco não faltarão sucessos como Xote da Gameleira, Canção pra Bob Marley, Cheguei pra ficar e O amor de Zabelê”.

A festa acontece pelo canal do YouTube da UBC, a partir das 19h30.

+ Dira Paes: “Ser artista é um ato político”

Continua após a publicidade
Publicidade