Continua após publicidade

Roda de samba da Praça São Salvador é apresentada em documentário

Curta conta a história do projeto “Samba pra gente”, que agita o público aos sábados em Laranjeiras, Zona Sul do Rio

Por Eduardo Krautz, Gabriel Radicetti e Luísa Giraldo*
Atualizado em 28 jan 2022, 11h13 - Publicado em 28 jan 2022, 11h00

Como proposta de trabalho do Laboratório de Telejornalismo da PUC-Rio, os alunos de Luis Nachbin produziram, neste segundo semestre de 2021, minidocumentários que exploraram subterrâneos culturais da cidade do Rio de Janeiro. Os estudantes do curso de Jornalismo Jonas Coelho, Pedro Machado e Tomás Araújo, por exemplo, se depararam com a oportunidade de representar a roda de samba, uma forte manifestação cultural carioca, na produção deles.

O curta-documentário conta a história do projeto “Samba pra gente”, que ocorre aos sábados na Praça São Salvador, em Laranjeiras, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, reunindo música, artesanato, economia criativa e gastronomia. 

O evento integra também o calendário de Rodas de Samba Cariocas. Um dos produtores do documentário, Tomás se debruça sobre a importância de um evento como esse para a cidade do Rio de Janeiro, salientando o samba como um dos principais pilares da cultura carioca, e diz também, apreciar o ritmo, sobretudo em canções mais antigas desse estilo. A atração principal do evento fica por conta do responsável pela banda que se apresenta no local, Eduardo Canto. 

Compartilhe essa matéria via:

Sambista reconhecido na noite carioca, Eduardo, em 1999, passou a direcionar o seu trabalho ao resgate da música nacional com o projeto Histórias & Canções, que levou ao público a obra de Lupicínio Rodrigues, com sucesso no país e no exterior (apresentações em Miami, Washington, Geórgia e Nova York).

Por esse projeto, foi eleito pelo Prêmio de Música Brasileira um dos três melhores cantores populares do país, em 2008. Eduardo é também agraciado com a Medalha Pedro Ernesto, maior condecoração oferecida pela Câmara Municipal do Rio.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

O documentário foi realizado no segundo semestre de 2021, em dois sábados seguidos. Os alunos descobriram o evento através da internet e não haviam tido contato anterior com rodas de samba. “Fomos afunilando: Zona Sul, samba, até chegar na Praça São Salvador. Para falar a verdade, eu já tinha ouvido falar do samba dessa praça, mas nunca tinha frequentado”, revelou Tomás Araújo, um dos produtores.

Continua após a publicidade

Veja também os outros documentários da série sobre música underground no Rio:

🎧 Acesse o podcast Underground & Nem Tanto para conferir reportagens em áudio sobre o tema.

*Eduardo Krautz, Gabriel Radicetti e Luísa Giraldo, estudantes de jornalismo da PUC-Rio, sob supervisão de professores da universidade e revisão final de Veja Rio. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.