Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Prêmio Kindle de Literatura vai dar 40 mil reais a vencedor

O romance escolhido será publicado, em versão impressa, pela editora Record. Inscrições podem ser feitas até 18 de outubro

Por Marcela Capobianco Atualizado em 24 ago 2020, 13h59 - Publicado em 18 ago 2020, 12h16

A Amazon, o Grupo Editorial Record e a TAG Experiências Literárias estão lançando a edição do Prêmio Kindle de Literatura, para autores independentes no Brasil e suas obras literárias.

Os escritores que desejam participar do concurso devem enviar romances originais e inéditos – em qualquer gênero e em português – usando o Kindle Direct Publishing (KDP), a ferramenta de autopublicação da Amazon.

+ Humoristas provam, em meio a tanto estresse, o valor das boas risadas

Os trabalhos participantes serão avaliados por um painel de especialistas editoriais, selecionados pela Amazon, pelo Grupo Editorial Record e pela TAG Livros.

O autor vencedor receberá 40 000 reais – um prêmio em dinheiro de 20 000 e um adiantamento de mais 20 000 para o contrato de publicação da versão impressa do livro pelo Grupo Editorial Record.

A Amazon fechou uma parceria com a TAG Experiências Literárias para adicionar uma edição especial do título vencedor na sua caixa TAG Curadoria, um dos modelos de assinatura de livros.

Além disso, todos os finalistas terão seus livros adicionados como audiolivros à plataforma Audible.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

“Trabalhamos muito para oferecer aos autores independentes grandes oportunidades de alcançar mais leitores e estamos ansiosos para ver as novas histórias esperando para serem contadas”, diz Ricardo Perez, head de aquisição de conteúdo da Kindle no Brasil.

“Um prêmio que contempla a boa história, a melhor ficção, independentemente do gênero, é das mais plurais e inclusivas formas de se fomentar a literatura e a publicação de novos autores brasileiros. Estamos muito entusiasmados com essa parceria que trará para um de nossos 14 selos um novo nome, uma revelação, para figurar entre tantos outros escritores que já publicamos”, complementa Roberta Machado, sócia-diretora do Grupo Editorial Record.

Continua após a publicidade

As edições anteriores do Prêmio Kindle de Literatura tiveram mais de 6 300 títulos participantes, publicados por mais de 5 500 autores. Os vencedores das últimas quatro edições foram: Machamba, de Gisele Mirabai; O Memorial do Desterro, de Mauro Maciel; Dama de Paus, de Eliana Cardoso; e Dias Vazios, de Bárbara Nonato. Todos foram publicados na versão impressa pela Editora Nova Fronteira, parceira da Amazon nas antigas edições.

+ Luciana Brafman: uma reflexão sobre o projeto de tributação dos livros

Como se inscrever

Para participar da quinta edição do Prêmio Kindle de Literatura, autores independentes podem publicar suas obras por meio do KDP até 18 de outubro de 2020. Os autores devem incluir #PrêmioKindle no campo de palavras-chave durante o processo de publicação e têm que se registrar sob a categoria ficção.

Os títulos devem ser romances originais em português do Brasil que não tenham sido publicados anteriormente e submetidos exclusivamente ao Kindle durante o período do Prêmio, inscrevendo-os no programa KDP Select.

Os livros serão avaliados em diversos critérios, como criatividade, originalidade, qualidade de escrita e viabilidade comercial.

+ Lei Aldir Blanc, de auxílio a setor cultural, é regulamentada

Cinco finalistas serão selecionados por um painel de jurados qualificados e especialistas editoriais e apenas um será escolhido como vencedor.

Todos os romances participantes do Prêmio Kindle de Literatura estarão disponíveis na Loja Kindle e no Kindle Unlimited. Os eBooks Kindle podem ser adquiridos e lidos com o aplicativo gratuitos Kindle para computadores, tablets e smartphones Android ou iOS, além de e-readers Kindle.

Clique aqui para comprar o Kindle.

Continua após a publicidade
Publicidade