Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Petrópolis recebe a estreia do Comer & Beber Experience no Rio

A parceria com o festival Bossa & Sabores une dez chefs premiados e ícones da MPB de 19 a 21 de setembro

Por Marcela Capobianco
12 set 2025, 07h20
Leila Pinheiro, rámen shoyu da Casa Ueda, porquinho de quimono do Bar da Frente, Orquestra Sinfônica Brasileira
Leila Pinheiro, rámen shoyu da Casa Ueda, porquinho de quimono do Bar da Frente, Orquestra Sinfônica Brasileira: todos em Petrópolis (Marisa Pinheiro, Divulgação e Andrea Nestrea/Divulgação)
Continua após publicidade

De um lado, os aromas que sobem das panelas com bolinhos de feijoada, arroz de pato, bacalhau à brás e outras receitas difíceis de resistir. Do outro, os acordes da bossa nova ecoando pela serra, em vozes e violões que dispensam apresentações. Quando música e gastronomia se encontram, o resultado é festa — e das boas.

É esse o clima que vai tomar conta de Petrópolis entre os dias 19 e 21 de setembro, quando o Comer & Beber Experience desembarca pela primeira vez em terras fluminenses junto com o Festival Bossa & Sabores. Com entrada gratuita, o evento chega para celebrar a pluralidade de sons e sabores do Rio em um fim de semana recheado de grandes — e deliciosas — atrações.

“O festival valoriza a cultura e a gastronomia em um dos cenários mais encantadores do nosso estado. Além de oferecer uma experiência única ao público, o evento fortalece o turismo e movimenta a economia da região serrana”, diz o governador Cláudio Castro.

+ Quem é Helena Kozu, artista plástica que retratou 28 personalidades do Rio

“Vamos unir a tradição de nosso especial COMER & BEBER à energia única do estado, que sempre soube receber bem e transformar encontros em momentos inesquecíveis”, acrescenta Mauricio Lima, CEO da Editora Abril.

Do brasileiro ao contemporâneo, passando pelo italiano, pelo japonês e pelo boteco raiz, o cardápio do festival é daqueles que fazem viajar sem sair da mesa.

Dez chefs premiados vão comandar as caçarolas no coração do Centro Histórico de Petrópolis — Rafa Costa e Silva, do Lasai, duas estrelas Michelin, e do Bonaccia Osteria, recém-aberto na região; Kátia Barbosa, dos brasileiríssimos Aconchego Carioca e Sofia; Pedro Coronha, do contemporâneo Koral; Lydia Gonzalez, do autoral Angá Ateliê Culinário; e Eric Ueda, do japonês Casa Ueda.

Continua após a publicidade

Na ala botequeira, há também representantes de peso, como Mari Rezende, do Bar da Frente, e Toninho Laffargue, do Bar do Momo, além de Paula Prandini, do Empório Jardim, trazendo suas comidinhas doces e salgadas. Nomes que, não à toa, já figuraram entre os melhores da cidade no guia VEJA RIO COMER & BEBER, que desde 1997 é a bússola da gastronomia carioca. Cada um deles oferecerá de três a cinco receitas.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

“O público vai provar pratos de grandes chefs a valores acessíveis, e ainda poderá ajudar os projetos da região”, destaca Fernanda Thedim, editora-chefe de VEJA RIO e curadora gastronômica do festival. Parte da receita dos restaurantes e bares será destinada às obras sociais da Catedral São Pedro de Alcântara, apoiadora do festival.

Com pedidas a partir de 20 reais, os pratos chegam em porções individuais — convite perfeito para quem quiser provar um pouquinho de tudo no evento, que acontece na Avenida Tiradentes, em uma área de aproximadamente 2 000 metros quadrados com palco, espaço com mesas e cadeiras para degustação, e feirinha de artesanato local.

Continua após a publicidade

+ O segredo de Camila Queiroz e Klebber Toledo para manter a longa parceria

“Vamos fazer um resgate musical em meio a um clima de festa gastronômica. É um privilégio a oportunidade de celebrar essa parceria com VEJA RIO, tendo a curadoria e o selo de qualidade do Comer & Beber Experience. Com o Bossa & Sabores, teremos no estado do Rio um marco, unindo a alta gastronomia a grandes nomes da bossa nova para oferecer uma vivência única”, diz o maestro Leonardo Randolfo, diretor artístico do evento, que escalou estrelas de diferentes gerações para representar o ritmo que começou a despontar no fim dos anos 1950, misturando o samba à sofisticação harmônica do jazz.

Com apresentação de Livian Aragão, a sexta (19) já abre em clima de gala: Leila Pinheiro sobe ao palco com a Orquestra Sinfônica Brasileira, que celebra 85 anos neste ano. “Bossa nova é música sofisticada, moderna, sempre atual e desejada pelo público que gosta de boa música. Um festival dedicado ao gênero é um presente raro, ainda mais com a oportunidade de ouvir clássicos acompanhados pela OSB”, celebra a cantora, compositora e pianista.

livian-aragao
Livian Aragão: atriz será a apresentadora do festival (./Divulgação)

Nesse embalo, o sábado (20) tem início com o quarteto de saxofones da Banda 1º de Setembro e segue em tom maior: Roberto Menescal com Analu Sampaio, Wanda Sá e, para fechar a noite, Toquinho, com seu inesgotável repertório de sucessos. Entre eles, Aquarela (parceria com Vinicius de Moraes, Guido Morra e Mushi), além de Tarde em Itapoã, Que Maravilha, Samba de Orly, Regra Três e O Caderno — trilha perfeita para aquecer o público no friozinho da serra.

Continua após a publicidade

O domingo (21) começa com Theo Bial, que acompanhou o mestre da bossa nova Roberto Menescal em sua derradeira turnê internacional pelo Japão, e segue com o grupo Bossacucanova, fundado em 1997 pelo baixista Marcio Menescal (filho de Roberto).

O solista de cavaquinho e guitarra baiana João Felippe entra em cena antes de Danilo Caymmi. Atração de encerramento do Festival Bossa & Sabores, que tem patrocínio da Setur e do governo do Estado do Rio de Janeiro, com apoio da prefeitura de Petrópolis, o herdeiro de Dorival não fugiu ao destino musical e consolidou seu nome na MPB com composições que atravessam gerações.

“É muito importante a valorização da bossa nova, a música que abriu o mercado para a escalada da MPB no exterior. Atrelado ao melhor da gastronomia brasileira, será certamente um festival inesquecível”, diz Danilo. Ninguém tem dúvidas.

BOSSA NOSSA

A programação musical do evento

SEXTA, 19/9

20h Orquestra
Sinfônica Brasileira
com participação
de Leila Pinheiro

Continua após a publicidade

SÁBADO, 20/9

16h Roberto Menescal
e Analu Sampaio
18h Wanda Sá
20h Toquinho

DOMINGO, 21/9

13h30 Roda de samba
com Cacique de Ramos
14h30 Theo Bial
16h Bossacucanova
17h João Felippe
19h Danilo Caymmi

ONDE
Avenida Tiradentes e Rua São Pedro de Alcântara, Centro Histórico, Petrópolis

ENTRADA
Grátis

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 49,90/mês