Continua após publicidade

Passeios que unem história e gastronomia no Centro do Rio

Uma lista com museus e centros culturais para visitar no Centro Histórico da cidade, aliados a bons restaurantes e bistrôs na região

Por Redação VEJA RIO
Atualizado em 2 jun 2017, 12h32 - Publicado em 17 jul 2015, 21h27
fachada do Museu Histórico Nacional
Museu Histórico Nacional: exposições fixas para os visitantes (Redação/Veja Rio)
Continua após publicidade

Não só para os turistas, mas também para os cariocas, um passeio pelo Centro Histórico do Rio é uma boa pedida para os dias mais frescos da estação. Com uma gama de museus e centros culturais, é possível passar momentos agradáveis descobrindo a história da cidade, aliados à uma boa refeição em algum dos ótimos restaurantes e bistrôs da região.

+ Dez motivos para visitar a Praça XV

Entre as opções culturais, é possível apreciar as obras e arquitetura do Museu Histórico Nacional, um dos mais importantes do país – ele ocupa o prédio do antigo o Forte de Santiago, construído em 1603, e conta com acervo de 287 mil peças, como documentos, moedas, selos, armas, esculturas e mais. Fundada em 1810 pelo Príncipe Regente D. Pedro I, a Biblioteca Nacional é a maior da América Latina e conta, hoje, com um acervo de nada menos que dez milhões de itens, entre livros, manuscritos, documentos, jornais e fotografias – um verdadeiro banho de história. Na região estão ainda locais como a Casa França-Brasil, o Museu Nacional de Belas Artes, o Mosteiro de São Bento e outros.

Confeitaria Colombo
Confeitaria Colombo ()

Se na área cultural o Centro da cidade tem ofertas para os mais variados gostos, quando o assunto é gastronomia, a região não fica atrás. Com a ajuda do nosso crítico, Fabio Codeço, listamos uma relação de restaurantes, bistrôs e cafés em que é possível esticar o passeio. Alguns deles também são cheios de história para contar: ótima pedida para apreciadores de frutos do mar, o Albamar ocupa a última torre remanescente do antigo Mercado Municipal da Praça XV; aberto em 1884 e tombado pelo Iphan, o Rio Minho é o restaurante mais antigo da cidade e onde foi criada a famosa sopa Leão Velloso; foi em uma das mesas da Casa Villarino, localizada próxima à Academia Brasileira de Letras, que Tom Jobim e Vinícius de Moraes foram apresentados; considerada um dos dez mais belos cafés do mundo, a ConfeitariaColombo, inaugurada em 1894, era ponto de encontro de políticos como os presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. 

Continua após a publicidade

Quer saber mais? Confira nossas sugestões abaixo e aproveite o passeio!

Mapa Restaurantes e museus Centro
Mapa Restaurantes e museus Centro ()

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.