Ao ar livre: cinco lugares para fazer um belo piquenique no Rio
A primavera já chegou e a época é boa para encontros em meio à natureza. Confira as dicas!
Os programas ao ar livre tornam-se uma opção ainda mais segura em meio ao avanço da vacinação contra a Covid-19. Estação de temperaturas amenas, a primavera, que teve início em 22 de setembro, convida a um bom piquenique (sem aglomeração, é claro).
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Veja, abaixo, uma lista de lugares para estender a toalha com saborosos comes e bebes.
Bosque da Barra.
O parque da Zona Oeste tem 500 000 metros quadrados e um extenso gramado, ótimo para passar um tempo com a família e os amigos.
As alamedas arborizadas com pistas de terra batida também são ótimas para corridas, caminhadas e pedaladas. A área também conta com playgrounds, quadras de vôlei e campos de futebol.
Funcionamento: terça-feira a domingo, 7h às 17h.
+ Coronavírus: Rio identifica primeiro caso da variante Mu
Quinta da Boa Vista.
Residência da Família Real Portuguesa entre 1808 a 1889, o parque em São Cristóvão, Zona Norte, mantém até hoje preservados os jardins criados pelo paisagista francês Auguste Glaziou. Sinta-se à vontade para levar acepipes, bebidinhas e passar um tempo por lá.
São 155 000 metros quadrados de asfalto e na grama, incluindo ladeiras. Por lá também se encontram várias quadras poliesportivas.
Funcionamento: diariamente, 9h às 17h.
+ “Demorei para me libertar”, diz Angélica, prestes a estrear no streaming
Lagoa Rodrigo de Freitas.
Ao redor das águas da Lagoa Rodrigo de Freitas, há áreas perfeitas para que cariocas e visitantes façam pequenas reuniões. Os mais procurados são os próximo ao Parque da Catacumba e ao Parque dos Patins.
Há também, por lá, pistas de skate, quadras poliesportivas e espaço de patinação.
+ Museu do Pontal inaugura nova sede e prova que há vida após a tormenta
Parque Guinle.
O parque tem um grande lago com patos, marrecos e cisnes, muito bem cuidados por um grupo de moradores das redondezas. Muitas crianças levam pão para alimentar a bicharada, o que torna o passeio uma grande diversão. Há ainda um parquinho infantil e alamedas para caminhadas, onde os pequenos podem brincar e correr à vontade.
Localizado em Laranjeiras, o parque tem um grande lago com patos, marrecos e cisnes, muito bem cuidados por um grupo de moradores das redondezas. Muito arborizado, o gramado tem sombras convidativas para um convescote.
Muitas crianças levam pão para alimentar a bicharada, o que torna o passeio uma grande diversão. Há ainda um parquinho infantil e alamedas para caminhadas, onde os pequenos podem brincar e correr à vontade.
Rua Gago Coutinho, 66, Laranjeiras. Todos os dias, 24h.
Aterro do Flamengo.
Simplesmente o maior parque urbano do mundo à beira-mar, criado pela arquiteta Lotta de Macedo Soares, que queria contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos cariocas.
Em 2012, virou Patrimônio Mundial da Humanidade e, com paisagismo de Burle Marx, conta com 11.600 árvores de 190 espécies. Aos domingos e feriados, entre 7h e 18h, a pista principal fica fechada.
As melhores áreas para fazer um piquenique são próximas ao MAM Rio e perto da Praia do Flamengo, nas cercanias do posto 2.