Mercado Mundo Mix retorna ao Rio com moda, arte, gastronomia e mais
Após nove anos de hiato, evento está de volta à cidade com música, moda, design, gastronomia e oficinas como jardinagem, no sábado (25) e no domingo (26)
Mais de vinte anos depois de lançar marcas como Alexandre Herchcovitch, Cavalera e Chilli Beans, o Mercado Mundo Mix, pioneiro no estímulo à economia criativa brasileira, está de volta após passar por cidades como São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e até Lisboa, em Portugal. Neste sábado (25) e domingo (26), a partir de meio-dia, o evento reúne moda, design, livros independentes, gastronomia, música e oficinas como jardinagem na Fundição Progresso, com entrada grátis.
+ Feira Carioquíssima faz edição junina na Praça Mauá
+ Evento na Lagoa reúne atividades gratuitas para a criançada neste domingo (26)
Entre as apostas fashion estão os estandes da D-Aura (street wear), Rafaell Cavaglhyery (artes visuais para vestir), Gui Amorim (upcycling com jeans), Sophos Rio (biojoias em lâminas de madeiras da Amazônia), Klatsch (pintura sobre bolsas e sapatos de couro), 13Rée (óculos) e Casa Geração Vidigal, que colocará seus produtos à venda pela primeira vez. O Instituto-E, de Oskar Metshavah, também vai participar com sete grupos de artesãos apresentando bolsas, echarpes, blusas de crochê, bijuterias e mais.
Também serão expostas obras de mais de vinte artistas para aguçar os sentidos e incentivar os jovens colecionadores. O visitante poderá encontrar criações em suportes tradicionais, como pintura sobre tela, fotografia e escultura, e também pinturas sobre antenas parabólicas, instalações sonoras, bordados e arte urbana.
Com curadoria de Roberta Sudbrack, a ala de food trucks terá o bolinho molhado do Brauni, a tapioca artesanal da Tapí, os espetos do Steak-me, o hambúrguer com molho caseiro do Monsieur B Burger, os pratos com costela do Ribz, as batatas-fritas rústicas da Frites, os cogumelos frescos e criativos da Cogu, o pato com cerveja artesanal da Delfina, os pães sem farinha branca, açúcar refinado e conservantes da Bendetta, além dos crepes da Creperia Cliché.
Outros destaques da programação são as oficinas de gravura e jardinagem (com técnicas de paisagismo comestível e medicinal) e os shows do Dream Team do Passinho, do Quinteto de Metais da Orquestra Petrobras Sinfônica e dos cantores Lila e Mateus VK (vocalistas do bloco Fogo & Paixão). Detalhe: o palco musical tem curadoria de Pedro Seiler, produtor cultural e um dos sócios-fundadores do Queremos!
Mercado Mundo Mix. Sábado (25) e domingo (26), das 12h às 22h. Fundição Progresso (Rua dos Arcos, 24, Lapa), tel. 3212-0800. Grátis. Clique aqui para mais informações e programação completa do evento.