Continua após publicidade

MAM Rio terá oficinas, cursos e performances gratuitas durante o verão

Programação, para todas as idades, terá diversas parcerias com integrantes da Mangueira, exibição de filmes ao ar livre e atividades on-line

Por Marcela Capobianco
30 dez 2020, 13h14
Desfile da Mangueira em 2019, em que integrantes desfilaram sob bandeira do Brasil em verde e rosa com os dizeres índios, negros e pobres
Mangueira: criada em 1928, escola pretende desfilar apenas de forma virtual em 2021 (Agência Enquadrar/Divulgação)
Continua após publicidade

Apesar do distanciamento e do número reduzido de visitantes no espaço, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro promete um verão efervescente na instituição.

Entre janeiro e março, o MAM Rio vai oferecer uma extensa programação gratuita para pessoas de todas as idades. O projeto inclui oficinas, ateliês, performances, cursos, jornada de estudos, visitas mediadas e ciclo de leitura cinematográfica.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Outra novidade é a exibição de filmes da icônica Cinemateca ao ar livre.

As ações vão acontecer nos espaços do museu, no entorno da instituição, no Parque do Flamengo, e também num ambiente digital.

Para o diretor artístico do MAM Rio, Pablo Lafuente, ter a programação voltada para o verão é primordial para pensar as questões externas e internas do museu: “Queremos influenciar e ser cada vez mais influenciados pelo parque e por todas as pessoas convidadas a participar de nossas atividades e trocas”, avisa. “Pensamos em uma programação que considera as dinâmicas diferenciadas que a pandemia nos exige e ainda assim traz o frescor que essa estação e o MAM demandam”, comenta Keyna Eleison, que divide a direção artística com Lafuente.

Continua após a publicidade

+ Brenda Valansi é a Carioca do Ano nas artes

O Carnaval, adiado em decorrência da pandemia de Covid-19, é a grande inspiração das atividades de “não-carnaval” do novo projeto. Em paralelo à exposição Hélio Oiticica: A Dança na Minha Experiência, em cartaz até 7 de março, o museu oferecerá oficinas, seminários e performances desenvolvidos com o curador convidado Leandro Vieira, carnavalesco da Estação Primeira de Mangueira.

Para marcar a volta do Bloco Escola – que oferece formação continuada em diversas áreas artísticas – haverá oficinas, sempre às sextas-feiras, de dança coletiva com a rainha de bateria Evelyn Bastos, de percussão com o mestre Wesley Assumpção e mestre-sala e porta-bandeira com Matheus Olivério e Squel Jorgea. As inscrições para as oficinas devem ser feitas previamente pelo site da instituição.

Carnavallesco da Mangueira sorri em frente a uma pintura do bandeira da escola
Leandro Vieira: “Vamos ocupar o museu com os saberes da Mangueira” (Saulo Pereira Guimarães/Veja Rio)

“A ideia geral é ocupar o MAM com os saberes próprios do universo das escolas de samba através de um diálogo artístico plural com aqueles que são os detentores de um conhecimento específico, nem sempre valorizado com a grandeza que merece”, afirma Leandro Vieira.

Continua após a publicidade

Em fevereiro, o historiador Luiz Antonio Simas, o músico Arifan e a jornalista Flávia Oliveira vão participar de debates sobre temas como a história do samba e a objetificação do corpo das mulheres.

+ Peça com Silvero Pereira e Mariana Ximenes está disponível na web

A ocupação de março prevê uma apresentação da Mangueira no dia 7 no foyer do museu, e uma jornada de estudos acerca da obra de Hélio Oiticica.

O MAM Rio funciona às quintas e sextas das 13h às 18h e aos sábados e domingos entre 10h e 18h. A contribuição sugerida é de R$ 20,00, mas não há cobrança obrigatória de ingressos. A instituição não vai funcionar nesta quinta (31) e sexta (1º).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.