Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Festivais de música e lives para curtir em casa durante o superferiado

Atrações gratuitas começam já nesta quarta (24), com evento dedicado ao cavaquinho. Opções vão do bloco Mulheres de Zeca à banda francesa Nouvelle Vague

Por Marcela Capobianco Atualizado em 25 mar 2021, 11h13 - Publicado em 24 mar 2021, 14h54

Não faltam opções para se divertir sem sair de casa durante o superferiado que começa nesta sexta (26), a fim de frear o número de internações provocadas pela Covid-19 na cidade. Assim como no início da pandemia, artistas apostam nas lives para entreter o público e incentivar que as pessoas permaneçam em segurança. Confira alguns exemplos de shows on-line que acontecem neste fim de semana. É tudo 0800!

+ Três monólogos elogiados para assistir em casa

Festival #ZiriguidumEmCasa.

Criado pelo ator e cantor Claudio Lins, o Ziriguidum foi pioneiro, em 2020, ao reunir nomes da MPB em shows em casa, transmitidos pelas redes sociais. A edição deste sábado (27), celebra os 70 anos de carreira da cantora Dóris Monteiro. Às 20h, Lins abre os trabalhos no canal de Ziriguidum no canal do YouTube do projeto, dividindo cena com o pianista Roberto Bahal.

A programação vai contar com nomes como Joyce Moreno, Marcos Valle, João Cavalcanti, Roberta Sá, Marcos Sacramento, Moyseis Marques, Oswaldo Gusmão, Dani Coimbra, entre outros. O show on-line também vai exibir depoimentos da cantora Claudette Soares, do jornalista Rodrigo Faour e da própria homenageada.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Festival OQ VC Ouve.

Aline Paes e Áurea Martins
Aline Paes e Áurea Martins: festival OQ VC Ouve vai homenagear a cantora de 80 anos Divulgação/Divulgação

O que você ouve? A pergunta, tão reveladora da personalidade de uma pessoa, foi o mote usado pela cantora e produtora Aline Paes para realizar uma série de lives com nomes de destaque em 2020. Para marcar um ano do projeto de conversas musicais, Paes convocou cantoras de diferentes vertentes da MPB para um festival que começa nesta quinta (25). Serão sete shows on-line gratuitos, culminando numa homenagem, no domingo (28), a Áurea Martins, por seus 80 anos e pela importância de sua obra, referência para as demais participantes.

O line up, escalado a dedo, teve como recorte cantoras independentes que residem e desenvolvem suas carreiras no Rio de Janeiro há pelo menos 10 anos. Todas foram diretamente afetadas pelos cancelamentos de turnês impostos pela pandemia. Na quinta (25), se apresentam Ilessi, às 20h, e Juliana Linhares, da Pietá, às 21h. Já na sexta (26), os shows ficam a cargo de Luciane Dom (20h) e Marina Íris (21h). No sábado (27), tocam Aline Paes, às 20h, e Julia Vargas, a partir das 21h. No domingo (28), a homenageada Áurea Martins promete emocionar os espectadores. Para assistir, basta acessar o canal do YouTube de Aline Paes.

+ Covid-19: cidades da Região dos Lagos e da Serra instalam barreiras durante o superferiado

1º Festival Internacional do Cavaquinho.

O cavaquinho finalmente ganhou uma homenagem à altura. Com curadoria do músico e pesquisador Henrique Cazes, o evento começa nesta quarta (24), e vai até sexta (26), promovendo a troca de experiências e informações entre artistas de destaque de Brasil, Portugal e Ilha da Madeira ligados ao instrumento.

A programação vai alternar apresentações, oficinas e trechos do documentário Apanhei-te Cavaquinho, com transmissão pelo YouTube. Para conferir todas as atrações, basta acessar o perfil do Instagram do festival.

Claudio Nucci.

Claudio Nucci
Claudio Nucci: cantor e compositor celebra quatro décadas de carreira com novo disco e show on-line Rafael Lorga/Divulgação
Continua após a publicidade

Autor de clássicos que ocupam o coração do brasileiros, como Sapato Velho e Toada, Claudio Nucci comemora quatro décadas de estrada com o disco Direto no Coração – 40 Anos de Acontecências. Esses dois estrondosos hits da MPB receberam novos registros no trabalho, que estará disponível no streaming a partir desta sexta (26).

O disco conta com participações de Moska, Chico Chico e Pedro Luís. A live de lançamento acontece no domingo (28), às 17h, no canal do YouTube do artista.

+ Editais da Funarj vão distribuir quase R$ 1 milhão a setor cultural

Mulheres de Zeca.

cantoras do bloco Mulheres de Zeca no jardim do MAC, em Niterói
Mulheres de Zeca: pandemia impediu o bloco de ir para rua, mas o desfile virtual está garantido Marcelo Almo/Divulgação

O projeto Estação Guanabara encerra o Festival de Verão, neste sábado (27), às 17h, trazendo as artistas do bloco Mulheres de Zeca. O cortejo, criado pela cantora Dorina, reúne todos os anos os fãs de Zeca Pagodinho, relembrando sucessos do artista. A pandemia o impediu de ir para rua, mas o desfile virtual está garantido e as cantoras Bia Aparecida e Nina Rosa se juntam à fundadora do grupo, levando muita alegria ao público, através do canal Estação Guanabara no YouTube.

No repertório, clássicos de Zeca como Seu Balancê, Verdade, Água da Minha Sede e Vai Vadiar. A banda que vai acompanhar as meninas será formada por Yasmin Alves (Cavaco), Mari Araujo (Caixa e Pandeiro), Marcelo Pizzott (Surdo e Congas) e Leandro Saramago (Violão). O cenário escolhido para as gravações foi o Museu de Arte Contemporânea, o MAC, em Niterói.

Pedro Miranda.

Pedro Miranda
Pedro Miranda: novo disco traz parcerias com amigos e exaltação ao bairro da Gávea Midiorama/Divulgação

Cantor, compositor e agitador cultural, Pedro Miranda criou, na Gávea, bairro em que cresceu, diversos eventos – por ora paralisados – como o Samba da Gávea, o Forró da Gávea e o Choro na Rua. Nesta sexta (26), ele lança o disco da Gávea Para o Mundo, com um trabalho basicamente autoral, em músicas feitas em parceria com amigos como João Cavalcanti, Alfredo DelPenho e Moyseis Marques. A produção é de Luís Filipe de Lima.

No sábado (27), às 16h, ele se junta a Dudu Oliveira (flauta e sax), Luis Barcelos (cavaquinho e bandolim), Rafael Mallmith (violão 7 cordas), Paulino Dias (percussão) e Bruno Barreto (percussão) para uma live em comemoração ao lançamento. O show será transmitido pelo canal do YouTube da gravadora Biscoito Fino.

Mimo Festival.

Cantor Otto com as mãos coladas, junto ao peito
Otto: cantor pernambucano vai desfilar sucessos da carreira em live no Mimo Festival José de Holanda/Divulgação

Frente aos recentes desafios encarados pela indústria cultural, a edição de 2021 do evento será 100% on-line, entre sexta (26) e domingo (28). A programação, totalmente gratuita, será transmitida pelo canal do festival no YouTube. Entre as atrações estão o cantor Otto – que vai desfilar sucessos como Crua, Carinhosa e Lavanda – a banda curitibana Tuyo, o pernambucano Almério, a gaúcha Duda Brack, a fluminense Luciane Dom e o carioca Pedro Luís.

O coletivo francês Nouvelle Vague é o grande destaque internacional, com uma apresentação diretamente de Paris. Além dos shows, o Mimo vai promover palestras e workshops culturais também pelo YouTube. A programação completa pode ser conferida no site do festival.

Continua após a publicidade

Publicidade