Clique e assine por apenas 3,90/mês

Grátis: festival de teatro do Rio terá mostra competitiva on-line

Dez espetáculos serão transmitidos durante todo o mês de agosto. As sessões são gratuitas, mas é preciso se inscrever para assistir às peças

Por Marcela Capobianco - Atualizado em 31 jul 2020, 11h25 - Publicado em 31 jul 2020, 11h21

Começa neste sábado (1º) o Festival de Teatro On-line em Tempo Real do Rio de Janeiro. A mostra competitiva, promovida pela Companhia Banquete Cultural, terá dez apresentações durante todo o mês de agosto, sendo cinco espetáculos de drama e cinco comédias.

De acordo com Jean Mendonça, diretor do festival, foi muito difícil escolher apenas oito peças para competirem no evento, como previsto no edital. A escolha foi embasada no critério artístico: presença, precisão, espontaneidade, relevância social e qualidade de som e imagem do vídeo. “Depois de muitos empates, chegamos aos escolhidos. Dramaturgias potentes, contemporâneas e cheias de vigor artístico. É um orgulho ter todas essas experimentações cênicas na web”, conta Mendonça.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

A proposta do festival surgiu bem no início da pandemia no Brasil, em março, quando a classe artística ainda estava pensando em como as artes cênicas sobreviveriam com os teatros fechados. A ideia foi fomentar a possibilidade de um novo fazer teatral, ao vivo, por meio das plataformas digitais.

Entre os dias 1º e 15 de agosto, sempre aos sábados e domingos, serão apresentados ao vivo pela plataforma Zoom, os trabalhos dos artistas e coletivos teatrais selecionados para competir na mostra.

+ TV Globo nega que vá dispensar atores de novelas paralisadas

A sala contará com uma plateia virtual de noventa pessoas, sendo quarenta espectadores voluntários, quarenta convidados, cinco integrantes do júri técnico e cinco organizadores do festival. A participação é gratuita e os interessados em assistir ao vivo, devem enviar um e-mail para banqueteculturalproducoes@gmail.com. O link e a senha para acesso à sala virtual do Zoom serão enviados por e-mail.

Já na segunda quinzena de agosto, entre os dias 16 e 30, os vídeos gravados das apresentações feitas em tempo real pelo Zoom serão exibidos no YouTube, no canal da Cia Banquete Cultural.

+ CCBB terá mostra on-line gratuita de filmes egípcios

Nesta etapa todo o público está convidado a participar como espectador e jurado. “As pessoas terão a oportunidade de assistir gratuitamente a todos os espetáculos do festival e ainda votar no preferido, somente clicando no botão de like. Todas as curtidas serão computadas como voto do Júri Popular”, explica Jean.

O anúncio dos dois premiados, sendo um em cada categoria, será realizado por meio de uma live no canal da Cia Banquete Cultural, no YouTube, no dia 31 de agosto, às 20h. Cada espetáculo vencedor leva um prêmio de R$ 600.

+ Lives do fim de semana: de Paul McCartney a Baile da Pesada

Programação:

Zoom – 01/08 (sábado) / YouTube – 16/08 (domingo)

Continua após a publicidade

18h – comédia – Coração de Palhaço, com Grupo Experimental de Pesquisa em Artes

19h30 – drama – Realidade Suicida, com Erick Antoniazzi

Zoom – 02/08 (domingo) / YouTube – 22/08 (sábado)

18h – comédia – Exagerei no rRmel, com Maira Cibele e Roberta Chaves

19h30 – drama – Pandas ou Era uma Vez em Frankfurt, com Nicole Cordery, Mauro Schames e Bruno Kott

Zoom – 08/08 (sábado) / YouTube – 23/08 (domingo)

18h – comédia – O manual de Como Encontrar Um Bom Partido, com Trupe do Fuxico

19h30 – drama – 12 Segundos, com Teatro do Dragão

Zoom – 09/08 (domingo) / YouTube – 29/08 (sábado)

18h – comédia – Piruá de Circo, com Rodrigo Bruggemann (Palhaço Piruá)

19h30 – drama – Safe & Comfort, com Carranca Coletivo

Zoom – 15/08 (sábado) / YouTube – 30/08 (domingo)

18h – comédia – As Desventuras do Capitão Rabeca, com Damião e Cia de Teatro

19h30 – drama – Cardinal, com Bárbara L. Matias

Continua após a publicidade
Publicidade