Clique e assine por apenas 4,90/mês

Festival on-line reúne filmes que não puderam estrear nas telonas

Na programação, o já premiado Piedade, de Cláudio Assis, com Cauã Reymond e Fernanda Montenegro e Três Verões, dirigido por Sandra Kogut

Por Marcela Capobianco - Atualizado em 19 jun 2020, 13h17 - Publicado em 19 jun 2020, 13h11

O decreto que, em meados março, fechou cinemas para frear o contágio pelo novo coronavírus impediu que diversos filmes – de vários lugares do mundo estreassem no circuito.

Como ainda não há data prevista para que os aparelhos culturais voltem a funcionar, a solução encontrada pelo Espaço Itaú de Cinema foi disponibilizar alguns filmes em um festival pela internet.

Entre esta sexta (19) e o dia 28 de junho, onze filmes nacionais e oito títulos estrangeiros ficarão 48 horas no site do circuito com ingressos a 10 reais. Do total arrecadado pelo festival, 20% serão doados à Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais, que vem auxiliando profissionais de cinema afetados pela pandemia.

+ Fim de semana terá lives de Gil com Iza e grande aliança de artistas pela Amazônia

Continua após a publicidade

A abertura do festival fica por conta do novo filme de Cláudio Assis, Piedade. A exibição será gratuita. O longa do mesmo realizador de Amarelo Manga e A Febre do Rato também terá sessões pagas nos dias 20, 21 e 22 de junho.

O filme tem um elenco estrelado, com Fernanda Montenegro, Irandhir Santos, Matheus Nachtergaele e Cauã Reymond. Piedade, que chegaria aos cinemas em abril, venceu os prêmios de melhor ator coadjuvante (para Cauã Reymond) e direção de arte no Festival de Brasília do ano passado.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Na história, Dona Carminha e seu filho mais velho, Omar, tocam um bar na Praia da Saudade, em Piedade, que funciona como um dos focos da resistência local contra o avanço predatório da corporação petroleira Petrogreen. Quando o executivo paulista Aurélio chega, representando os interesses da empresa, o cotidiano da família é abalado, trazendo à tona segredos há muito tempo escondidos.

Continua após a publicidade

+ Festa Junina: receitas de quitutes para fazer em casa

Também estarão disponíveis para serem vistos os longas Aos Olhos de Ernesto, de Ana Luíza Azevedo, com Julio Andrade e Jorge Bolanio no elenco, nos dias 20 e 21 de junho, Três Verões, dirigido por Sandra Kogut e estrelado por Regina Casé, e o documentário Mangueira em Dois Tempos, da cineasta e atriz Ana Maria Magalhães.

+ Regina Casé: “Não me incomodo em fazer personagens populares”

Entre as produções estrangeiras que estarão disponíveis no festival estão o afegão O Orfanato, dirigido por Shahrbanoo Sadat, o documentário Alice Guy-Blanché: A História Não Contada da Primeira Cineasta do Mundo, de Pamela B. Green; e o longa alemão Liberté, de Albert Serra, vencedor da mostra Um Certo Olhar, no Festival de Cannes de 2019.

Continua após a publicidade

+Bar Urca reabre com delivery de empadas e outros quitutes

A programação completa pode ser conferida no site do Espaço Itaú de Cinema.

Publicidade